Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23918
Title: Impactos da pandemia do COVID 19 no ensino odontológico: estudo com alunos do Curso de Odontologia da UFCG.
Other Titles: Impacts of COVID - 19's pandemic on dental education: study with students of the UFCG Dentistry course.
Impactos de la pandemia de COVID - 19 en la educación dental: estudio con estudiantes del curso de Odontología UFCG
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Fabiana Larissa Santos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Lucina Ellen Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Faldryene de Sousa Queiroz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PENHA, Elizandra silva da.
Keywords: Estudantes de Odontologia - CSTR - UFCG;Pandemia de COVID 19 e ensino odontológico;Ensino odontológico na pandemia;Ensino remoto;Coronavírus;Odontologia e ensino remoto;Biossegurança no ambiente odontológico;Dentistry Students - CSTR - UFCG;COVID 19 pandemic and dental education;Dental education in the pandemic;Remote teaching;Coronavirus;Dentistry and remote teaching;Biosafety in the dental environment;Estudiantes de Odontología - CSTR - UFCG;Pandemia de COVID 19 y educación dental;Educación dental en la pandemia;Enseñanza remota;Odontología y enseñanza a distancia;Bioseguridad en el entorno odontológico
Issue Date: 28-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Fabiana Larissa Santos de. Impactos da pandemia do COVID 19 no ensino odontológico: estudo com alunos do Curso de Odontologia da UFCG. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23918
???metadata.dc.description.resumo???: Objetivo: Avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 no ensino odontológico na visão dos estudantes do curso de Odontologia da UFCG. Métodos: Neste estudo transversal, foi enviado um questionário online (Google Forms®) por email, para todos os alunos matriculados entre os meses de novembro e dezembro de 2020, buscando avaliar o perfil sociodemográfico e acadêmico, a condição de saúde física e mental, e a experiência educacionaldo ensino remoto. Os dados foram registrados no programa SPSS® (versão 23.0) e analisados por meio de estatística descritiva e inferência uni e bivariada. Resultados: 163 estudantes participaram do estudo, a maioria cursando do 1º ao 6º período, mulheres entre 21-24 anos de idade. Como reflexo do isolamento social, observou-se uma baixa prevalência da COVID-19 entre os estudantes (10,4%), porém a maioria relatou que o isolamento afetou muito/demasiadamente a sua saúde mental, e que o medo em adquirir a doença estava fortemente presente entre os estudantes. Quase todos os alunos realizaram atividades acadêmicas voltadas ao curso no período, porém aqueles que cursavam o 4º/5º ano classificaram o ensino remoto como inviável para as disciplinas do curso de Odontologia (p< 0,05). Mais de 90% dos alunos mostraram uma autopercepção negativa da pandemia na sua formação profissional. Conclusão: Foi notório o impacto que pandemia vem acarretando na vida dos estudantes. Os efeitos negativos gerados pelo atraso acadêmico e os problemas psicológicos decorrentes desse momento atípico e desafiador pode ter reflexo em toda a vida dos mesmos.
Abstract: Objective: Evaluate the impact of the COVID-19 pandemic on dental education in the view of students in the Dentistry course at UFCG. Methods: In this cross-sectional study, an online questionnaire (Google Forms®) was sent by email, to all students enrolled between the months of November and December 2020, seeking to assess the sociodemographic and academic profile, the condition of physical and mental health, and the educational experience of remote education. Data were recorded in the SPSS® program (version 23.0) and analyzed using descriptive statistics and univariate and bivariate inference. Results: 163 students participated in the study, most of them attending the 1st to the 6th period, women between 21-24 years of age. As a reflection of social isolation, there was a low prevalence of COVID-19 among students (10.4%), but the majority reported that isolation affected their mental health a lot / too much, and that fear of acquiring the disease was strongly present among students. Almost all students performed academic activities related to the course in the period, but those who were in the 4th / 5th year classified remote education as unfeasible for the subjects of the Dentistry course (p <0.05). More than 90% of students showed a negative self-perception of the pandemic in their professional training. Conclusion: The impact that the pandemic has been having on students' lives was notorious. The negative effects generated by the academic delay and the psychological problems resulting from this atypical and challenging moment can be reflected in their entire lives.
???metadata.dc.description.resumen???: Objetivo: Evaluar el impacto de la pandemia COVID-19 en la educación odontológica a la vista de los estudiantes del curso de Odontología de la UFCG. Métodos: En este estudio transversal, se envió un cuestionario en línea 27 (Google Forms®) por correo electrónico, a todos los estudiantes matriculados entre los meses de noviembre y diciembre de 2020, buscando evaluar el perfil sociodemográfico y académico, el estado de salud física y mental, y la experiencia educativa de la educación a distancia. Los datos se registraron en el programa SPSS® (versión 23.0) y se analizaron mediante estadística descriptiva e inferencia univariante y bivariada. Resultados: Participaron del estudio 163 estudiantes, la mayoría de ellos del 1º al 6º período, mujeres entre 21-24 años. Como reflejo del aislamiento social, hubo una baja prevalencia de COVID-19 entre los estudiantes (10,4%), pero la mayoría informó que el aislamiento afectó mucho / demasiado su salud mental, y que el miedo a adquirir la enfermedad fue fuertemente presente entre los estudiantes. Casi todos los estudiantes realizaron actividades académicas relacionadas con el curso en el período, pero los que estaban en 4º / 5º año clasificaron la educación a distancia como inviable para las asignaturas de la carrera de Odontología (p <0,05). Más del 90% de los estudiantes mostró una autopercepción negativa de la pandemia en su formación profesional. Conclusión: El impacto que la pandemia ha tenido en la vida de los estudiantes fue notorio. Los efectos negativos generados por el retraso académico y los problemas psicológicos derivados de este momento atípico y desafiante pueden reflejarse en toda su vida.
Keywords: Estudantes de Odontologia - CSTR - UFCG
Pandemia de COVID 19 e ensino odontológico
Ensino odontológico na pandemia
Ensino remoto
Coronavírus
Odontologia e ensino remoto
Biossegurança no ambiente odontológico
Dentistry Students - CSTR - UFCG
COVID 19 pandemic and dental education
Dental education in the pandemic
Remote teaching
Coronavirus
Dentistry and remote teaching
Biosafety in the dental environment
Estudiantes de Odontología - CSTR - UFCG
Pandemia de COVID 19 y educación dental
Educación dental en la pandemia
Enseñanza remota
Odontología y enseñanza a distancia
Bioseguridad en el entorno odontológico
???metadata.dc.subject.cnpq???: Odontologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23918
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANA LARISSA SANTOS DE MEDEIROS - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2021.pdf Fabiana Larissa Santos de Medeiros - TCC Artigo Odontologia CSTR 2021.527.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.