Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23918
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEDEIROS, F. L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3818625640206685pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Lucina Ellen Dantas.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, L. E. C.pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Faldryene de Sousa Queiroz.-
dc.contributor.referee1IDFEITOSA, F. S. Q.pt_BR
dc.contributor.referee2PENHA, Elizandra silva da.-
dc.contributor.referee2IDPENHA, E. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7550484144185158pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 no ensino odontológico na visão dos estudantes do curso de Odontologia da UFCG. Métodos: Neste estudo transversal, foi enviado um questionário online (Google Forms®) por email, para todos os alunos matriculados entre os meses de novembro e dezembro de 2020, buscando avaliar o perfil sociodemográfico e acadêmico, a condição de saúde física e mental, e a experiência educacionaldo ensino remoto. Os dados foram registrados no programa SPSS® (versão 23.0) e analisados por meio de estatística descritiva e inferência uni e bivariada. Resultados: 163 estudantes participaram do estudo, a maioria cursando do 1º ao 6º período, mulheres entre 21-24 anos de idade. Como reflexo do isolamento social, observou-se uma baixa prevalência da COVID-19 entre os estudantes (10,4%), porém a maioria relatou que o isolamento afetou muito/demasiadamente a sua saúde mental, e que o medo em adquirir a doença estava fortemente presente entre os estudantes. Quase todos os alunos realizaram atividades acadêmicas voltadas ao curso no período, porém aqueles que cursavam o 4º/5º ano classificaram o ensino remoto como inviável para as disciplinas do curso de Odontologia (p< 0,05). Mais de 90% dos alunos mostraram uma autopercepção negativa da pandemia na sua formação profissional. Conclusão: Foi notório o impacto que pandemia vem acarretando na vida dos estudantes. Os efeitos negativos gerados pelo atraso acadêmico e os problemas psicológicos decorrentes desse momento atípico e desafiador pode ter reflexo em toda a vida dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqOdontologiapt_BR
dc.titleImpactos da pandemia do COVID 19 no ensino odontológico: estudo com alunos do Curso de Odontologia da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2021-04-28-
dc.description.abstractObjective: Evaluate the impact of the COVID-19 pandemic on dental education in the view of students in the Dentistry course at UFCG. Methods: In this cross-sectional study, an online questionnaire (Google Forms®) was sent by email, to all students enrolled between the months of November and December 2020, seeking to assess the sociodemographic and academic profile, the condition of physical and mental health, and the educational experience of remote education. Data were recorded in the SPSS® program (version 23.0) and analyzed using descriptive statistics and univariate and bivariate inference. Results: 163 students participated in the study, most of them attending the 1st to the 6th period, women between 21-24 years of age. As a reflection of social isolation, there was a low prevalence of COVID-19 among students (10.4%), but the majority reported that isolation affected their mental health a lot / too much, and that fear of acquiring the disease was strongly present among students. Almost all students performed academic activities related to the course in the period, but those who were in the 4th / 5th year classified remote education as unfeasible for the subjects of the Dentistry course (p <0.05). More than 90% of students showed a negative self-perception of the pandemic in their professional training. Conclusion: The impact that the pandemic has been having on students' lives was notorious. The negative effects generated by the academic delay and the psychological problems resulting from this atypical and challenging moment can be reflected in their entire lives.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23918-
dc.date.accessioned2022-03-18T11:13:08Z-
dc.date.available2022-03-18-
dc.date.available2022-03-18T11:13:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstudantes de Odontologia - CSTR - UFCGpt_BR
dc.subjectPandemia de COVID 19 e ensino odontológicopt_BR
dc.subjectEnsino odontológico na pandemiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectCoronavíruspt_BR
dc.subjectOdontologia e ensino remotopt_BR
dc.subjectBiossegurança no ambiente odontológicopt_BR
dc.subjectDentistry Students - CSTR - UFCGpt_BR
dc.subjectCOVID 19 pandemic and dental educationpt_BR
dc.subjectDental education in the pandemicpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectCoronaviruspt_BR
dc.subjectDentistry and remote teachingpt_BR
dc.subjectBiosafety in the dental environmentpt_BR
dc.subjectEstudiantes de Odontología - CSTR - UFCGpt_BR
dc.subjectPandemia de COVID 19 y educación dentalpt_BR
dc.subjectEducación dental en la pandemiapt_BR
dc.subjectEnseñanza remotapt_BR
dc.subjectOdontología y enseñanza a distanciapt_BR
dc.subjectBioseguridad en el entorno odontológicopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Fabiana Larissa Santos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImpacts of COVID - 19's pandemic on dental education: study with students of the UFCG Dentistry course.pt_BR
dc.title.alternativeImpactos de la pandemia de COVID - 19 en la educación dental: estudio con estudiantes del curso de Odontología UFCGpt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Fabiana Larissa Santos de. Impactos da pandemia do COVID 19 no ensino odontológico: estudo com alunos do Curso de Odontologia da UFCG. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23918pt_BR
dc.description.resumenObjetivo: Evaluar el impacto de la pandemia COVID-19 en la educación odontológica a la vista de los estudiantes del curso de Odontología de la UFCG. Métodos: En este estudio transversal, se envió un cuestionario en línea 27 (Google Forms®) por correo electrónico, a todos los estudiantes matriculados entre los meses de noviembre y diciembre de 2020, buscando evaluar el perfil sociodemográfico y académico, el estado de salud física y mental, y la experiencia educativa de la educación a distancia. Los datos se registraron en el programa SPSS® (versión 23.0) y se analizaron mediante estadística descriptiva e inferencia univariante y bivariada. Resultados: Participaron del estudio 163 estudiantes, la mayoría de ellos del 1º al 6º período, mujeres entre 21-24 años. Como reflejo del aislamiento social, hubo una baja prevalencia de COVID-19 entre los estudiantes (10,4%), pero la mayoría informó que el aislamiento afectó mucho / demasiado su salud mental, y que el miedo a adquirir la enfermedad fue fuertemente presente entre los estudiantes. Casi todos los estudiantes realizaron actividades académicas relacionadas con el curso en el período, pero los que estaban en 4º / 5º año clasificaron la educación a distancia como inviable para las asignaturas de la carrera de Odontología (p <0,05). Más del 90% de los estudiantes mostró una autopercepción negativa de la pandemia en su formación profesional. Conclusión: El impacto que la pandemia ha tenido en la vida de los estudiantes fue notorio. Los efectos negativos generados por el retraso académico y los problemas psicológicos derivados de este momento atípico y desafiante pueden reflejarse en toda su vida.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANA LARISSA SANTOS DE MEDEIROS - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2021.pdf Fabiana Larissa Santos de Medeiros - TCC Artigo Odontologia CSTR 2021.527.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.