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dc.creator.IDSILVÉRIO, L. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529016332711014pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, L. C. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2234702016679131pt_BR
dc.contributor.referee1LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes.-
dc.contributor.referee1IDLUCENA, A. E. F. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4428634327768673pt_BR
dc.contributor.referee2PATRÍCIO, Jonny Dantas.-
dc.contributor.referee2IDPATRÍCIO, J. D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4467510175248835pt_BR
dc.description.resumoA crescente preocupação por processos produtivos sustentáveis na pavimentação asfáltica vem impulsionando a busca pelo uso de misturas asfálticas com temperaturas de usinagem e compactação inferiores às tradicionalmente usadas, menor consumo energético na produção, menor emissão de poluentes na queima da mistura e maior segurança no trato desta. A incorporação de aditivos oriundos de oleaginosas ao ligante asfáltico é um agente viável para a redução de temperaturas de usinagem e aplicação da massa asfáltica. Estudos acerca de parâmetros reológicos comprovaram a viabilidade da adição do óleo de soja ao ligante asfáltico. O presente trabalho teve como objetivo estudar a adição no ligante 55/75 do óleo de soja (novo e residual) em substituição parcial ao asfalto, bem como verificar a influência da redução em 10 e 20ºC da temperatura, determinada pelo ensaio de viscosidade, nas propriedades mecânicas das misturas asfálticas. Foram realizados ensaios mecânicos de resistência à tração, módulo de resiliência, módulo dinâmico, Lottman modificado e flow number. Os resultados apontam que a adição do óleo de soja tende a reduzir a resistência à tração, rigidez e resistência à deformação permanente das misturas em relação ao ligante puro. Estes valores, contudo, continuaram atendendo as exigências normativas dos órgãos fiscalizadores, promovendo um menor impacto sobre o meio ambiente, redução dos custos energéticos e a correta destinação do resíduo do óleo de soja, caracterizando este como um "aditivo verde".pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAvaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas mornas modificadas com a adição de óleo de soja.pt_BR
dc.date.issued2017-09-01-
dc.description.abstractConcerns about sustainable production processes of asphalt paving have led to the development of asphalt mixtures produced and compacted at temperatures lower than those traditionally applied, obtaining reductions in energy consumption, greenhouse gases emissions and providing better working security on the field. Additions of organic additives derived from oilseeds into the asphalt binders can change its viscositytemperature behaviour, working as a viable tool to reduce the temperatures of production and application. In this context, the feasibility of inserting soybean oil into the asphalt binder was analysed and confirmed on rheological and physical aspects. The present research has as objective to study the 55/75 asphalt binder partially substituted with new and after consumption (residual) soybean, as well as to verify the influence on mechanical properties of reducing 10 and 20 oC on the temperature obtained from the rotational viscosity test when compacting the asphalt mixtures. The tests of Indirect Tensile Strength, Resilience Modulus, Modified Lottman, Dynamic Modulus and Flow Number were performed. The results show that the addition of soybean oil tends to reduce the asphalt mixtures maximum strength, stiffness and resistance to permanent deformation. These values, however, still met the specifications for quality of the resulting pavement, promoting less environmental damage, lowering levels of energy consumption and proving an environmentally friendly dispose of the residual oil.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23935-
dc.date.accessioned2022-03-21T11:42:33Z-
dc.date.available2022-03-21-
dc.date.available2022-03-21T11:42:33Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectMisturas asfálticas mornaspt_BR
dc.subjectWarm asphalt mixespt_BR
dc.subjectÓleo de soja - pavimentospt_BR
dc.subjectSoybean oil - floorspt_BR
dc.subjectLIgantes asfálticos modificadospt_BR
dc.subjectModified asphalt binderspt_BR
dc.subjectAditivo verdept_BR
dc.subjectGreen additivept_BR
dc.subjectResistência à traçãopt_BR
dc.subjectTensile strengthpt_BR
dc.subjectFlow numberpt_BR
dc.subjectFlow numberpt_BR
dc.subjectDano por umidade induzidapt_BR
dc.subjectInduced moisture damagept_BR
dc.subjectLottman modificadopt_BR
dc.subjectModified lottmanpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVÉRIO, Letícia Carlos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the mechanical properties of warm asphalt mixtures modified with the addition of soybean oil.pt_BR
dc.identifier.citationSILVÉRIO, Letícia Carlos. Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas mornas modificadas com a adição de óleo de soja. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23935pt_BR
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