Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23939
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, B. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6046963061244391pt_BR
dc.contributor.advisor1SIMPLÍCIO , Marcos Antonio de Souza.-
dc.contributor.advisor1IDSIMPLÍCIO, M. A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5090248192860158pt_BR
dc.contributor.referee1CHAGAS FILHO, Milton Bezerra das.-
dc.contributor.referee1IDCHAGAS FILHO, M. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7412213914045283pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, José Bezerra da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8531283237997416pt_BR
dc.description.resumoPara que o concreto armado desempenhe papel estrutural é necessário que exista adequada transferência de tensões e compatibilidade de deformações entre o aço e concreto. A aderência é o fenômeno que garante essa solidariedade entre os dois materiais e seu comportamento é influenciado por inúmeros fatores, desde aqueles relacionados aos componentes fundamentais do material, como a resistência do concreto e o diâmetro da barra, até as variáveis cujas utilizações não são imprescindíveis para sua mobilização, como a utilização de fibras metálicas no compósito. Desse modo, buscou­-se, no presente trabalho, estudar o comportamento da aderência entre barras de aço e concretos de alta resistência com adição de fibras de aço. Para isso, foram desenvolvidos ensaios de push­out utilizando corpos- de­-prova prismáticos, com 20 cm de aresta, transpassados por barras de aço nervuradas com diferentes diâmetros (10, 12,5 e 16 mm), e produzidos com concreto dosado para resistência de 60 MPa aos 28 dias. Foi adotado comprimento aderente igual a 2,5 vezes o diâmetro da barra e os ensaios foram realizados aos 21 dias. As fibras metálicas utilizadas possuíam comprimento de 60 mm no teor volumétrico de 0 e 0,75%. Os resultados experimentais demonstraram que a incorporação de fibras metálicas ao concreto resultou em aumento na tensão máxima de aderência, e esse incremento se tornava mais significativo quando se diminuía o diâmetro da barra. Ficou evidenciado também que os valores teóricos obtidos à luz da ABNT NBR 6118:2014 subestimam a tensão máxima de aderência em concretos de alto desempenho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleEstudo da influência de fibras metálicas no comportamento da aderência entre barras de aço e concreto de alto desempenho.pt_BR
dc.date.issued2017-09-05-
dc.description.abstractTo be possible for reinforced concrete to play structural role, there must be adequate stress transfer and strain compatibility between steel and concrete. Bond is the phenomenon that provides this solidarity between this two materials and its behavior is influenced by numerous factors, from those related to the fundamental components of the material, such as concrete strength and bar diameter, to variables whose uses are not essential for its mobilization, as the use of steel fibers in the composite. The aim of this work is to study the behavior of bond between steel bars and high strength concrete with the addition of steel fibers. For this purpose, a push- out test was developed using cubic specimens with 20 cm of edge, pierced by ribbed steel bars with different diameters (10, 12.5 and 16 mm), and produced with concrete with 60 MPa of compressive strength at 28 days. Bond length equal to 2.5 times the bar diameter was adopted and the tests were performed at 21 days. The steel fibers employed had a length of 60 mm in the volumetric ratio ranging from 0 to 0.75%. The experimental results demonstrated that the incorporation of steel fibers in the concrete leads an increase in the maximum bond strength, and this increase became more significant when the bar diameter was reduced. It was also evidenced that the theoretical values obtained with the expressions of NBR 6118:2014 underestimate the maximum bond strength in high performance concretes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23939-
dc.date.accessioned2022-03-21T12:13:31Z-
dc.date.available2022-03-21-
dc.date.available2022-03-21T12:13:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConcreto de alto desempenhopt_BR
dc.subjectFibras metálicaspt_BR
dc.subjectBarras de açopt_BR
dc.subjectAderência - concreto armadopt_BR
dc.subjectConcreto reforçado com fibraspt_BR
dc.subjectEnsaio de push-outpt_BR
dc.subjectEnsaios de aderênciapt_BR
dc.subjectEnsaio de vigapt_BR
dc.subjectEnsaio de tração diretapt_BR
dc.subjectResistência à compressãopt_BR
dc.subjectHigh performance concretept_BR
dc.subjectMetallic fiberspt_BR
dc.subjectSteel barspt_BR
dc.subjectAdherence - reinforced concretept_BR
dc.subjectFiber reinforced concretept_BR
dc.subjectPush-out rehearsalpt_BR
dc.subjectAdhesion testspt_BR
dc.subjectBeam testpt_BR
dc.subjectDirect pull testpt_BR
dc.subjectCompressive strengthpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Bruna Barbosa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the influence of metallic fibers on the behavior of adhesion between steel bars and high-performance concrete.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Bruna Barbosa de. Estudo da influência de fibras metálicas no comportamento da aderência entre barras de aço e concreto de alto desempenho. 2017. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23939pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA BARBOSA DE SOUZA - TCC ENG. CIVIL CTRN 2017.pdfBruna Barbosa de Souza - TCC Eng. Civil CTRN 2017.1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.