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Title: Influência da variação de temperatura no módulo de resiliência de mistura asfáltica.
Other Titles: Influence of temperature variation on the asphalt mix resilience module.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Felipe Fernandes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DUARTE, Ana Maria Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PATRÍCIO, Jonny Dantas.
Keywords: Mistura asfáltica;Resiliência de mistura asfáltica;Geotecnia;Pavimentos asfálticos;Dimensionamento de pavimentos asfálticos;Cimento asfáltico de petróleo;Ligantes asfálticos;Resistência à tração por compressão diametral;Asphalt mix;Asphalt mix resilience;Geotechnics;Asphalt pavements;Sizing of asphalt pavements;Petroleum asphalt cement;Asphalt binders;Tensile strength by diametral compression
Issue Date: 1-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Felipe Fernandes. Influência da variação de temperatura no módulo de resiliência de mistura asfáltica. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23944
???metadata.dc.description.resumo???: No dimensionamento de pavimentos, a previsão das tensões e deformações provenientes do tráfego e do clima que atuam na estrutura do pavimento passou a ser feita por métodos de cálculo que levam em consideração os esforços atuantes. Nos métodos de dimensionamentos mecanísticos, o módulo de resiliência do revestimento asfáltico é normalmente usado como parâmetro de cálculo no dimensionamento de pavimentos. O objetivo deste trabalho foi verificar o comportamento de 2 (dois) tipos de mistura asfálticas utilizando CAP 50/70 e AMP 55/75 avaliando as propriedades mecânicas das misturas foram feitos ensaios de resistência à tração diametral (RT) e o módulo de resiliência (MR). No ensaio do MR foram utilizadas 6 (seis) diferentes temperaturas (5°C, 10°C, 15°C, 25°C, 35°C e 45°C). Os resultados demonstraram maior RT para o AMP 55/75 em relação ao CAP 50/70. O aumento de temperatura ocasionou uma diminuição do MR tanto no CAP 50/70 quanto no AMP 55/75. A resistência à tração das misturas asfálticas feitas com AMP 55/75 são 50% maiores que as misturas asfálticas feitas com CAP 50/70;
Abstract: In the design of pavements, the prediction of the tensions and deformations from the traffic and the climate that act on the pavement structure began to be made by calculation methods that take into account the working forces. In the mechanistic dimensioning methods, the resilient modulus of the asphalt coating is usually used as a calculation parameter in the sizing of pavements. The objective of this work was to verify the behavior of 2 (two) types of asphalt mixtures using CAP 50/70 and AMP 55/75 evaluating the mechanical properties of the mixtures were made diametral tensile strength (RT) and resilience modulus ( MR). In the MR assay 6 (six) different temperatures (5°C, 10°C, 15°C, 25°C, 30°C and 45°C) were used. The results showed a higher RT for 55/75 AMP compared to CAP 50/70. The increase in temperature caused a decrease in MR in both the CAP 50/70 and the AMP 55/75. The tensile strength of the asphalt mixtures made with AMP 55/75 is 50% greater than the asphalt mixtures made with CAP 50/70;
Keywords: Mistura asfáltica
Resiliência de mistura asfáltica
Geotecnia
Pavimentos asfálticos
Dimensionamento de pavimentos asfálticos
Cimento asfáltico de petróleo
Ligantes asfálticos
Resistência à tração por compressão diametral
Asphalt mix
Asphalt mix resilience
Geotechnics
Asphalt pavements
Sizing of asphalt pavements
Petroleum asphalt cement
Asphalt binders
Tensile strength by diametral compression
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23944
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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