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Title: Concreto incorporado com resíduo oleoso de petróleo
Other Titles: Concrete incorporated with oily oil residue
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Ítalo Bezerra de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, José Bezerra da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Loredanna Melyssa Costa de.
Keywords: Estruturas;Construção Civil;Material alternativo;Petróleo;Concreto;Concreto incorporado com resíduo de petróleo;Resíduo oleoso de concreto;Indústria de petróleo;Borra oleosa de petróleo;Sustentabilidade na Construção Civil;Concreto de cimento portland;structures;Construction;Alternative material;Petroleum;Concrete;Concrete embedded with oil residue;Concrete oily waste;Oil industry;Oily oil sludge;Sustainability in Civil Construction;Portland cement concrete
Issue Date: 14-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA. Ítalo Bezerra de. Concreto incorporado com resíduo oleoso de petróleo. 2017. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23946
???metadata.dc.description.resumo???: Indústrias de petróleo são conhecidas no mundo inteiro por geraram resíduos com grandes impactos ambientais. O principal resíduo gerado e a borra oleosa de petróleo, produzido em refinarias, que contém óleo e graxas, metais pesados e hidrocarbonetos totais. Assim, se faz necessário o tratamento desse resíduo, tendo em vista que as questões de sustentabilidade e ambientalismo estão cada vez mais rigorosas e necessárias nas décadas atuais. Um dos métodos encontrados para o controle e mitigação dos problemas ambientais causados por esse resíduo tendo em vista que a indústria da construção civil tem potencial de reciclagem desse tipo de material é a incorporação desse resíduo oleoso de petróleo no concreto de cimento Portland. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar os efeitos da incorporação de resíduos oleosos de petróleo em substituição parcial ao agregado miúdo em concretos. Para isso, este projeto foi dividido basicamente em quatro etapas, a primeira é a seleção de materiais: descrição dos materiais, critérios adotados para escolha e laboratórios utilizados; a segunda é caracterização química, física e mineralógica: realização de ensaios para determinação das propriedades químicas, físicas e mineralógicas do resíduo oleoso de petróleo, dos agregados e do cimento; a terceira é a moldagem dos corpos de prova nas dimensões de 10cm x 20cm. com incorporação de 10% e 20% de resíduo oleoso de petróleo; e a quarta é a determinação resistência à compressão simples; resistência atração na flexão; Determinação da microestrutura do concreto incorporado com resíduo oleoso de petróleo nos teores de 10% e 20%. Após realização dos ensaios foi possível concluir que o resíduo oleoso de petróleo, contribuiu para a redução da resistência, tanto para tração, quanto para compressão do concreto. Porém, para os teores de substituição de 10% podem ser levados em consideração e considerados aceitáveis observando o valor de fck, superior de 24,34 MPa. Quanto a microestrutura do concreto, observa­-se que a incorporação do resíduo proporcionou a obtenção de uma estrutura homogênea e com presença de vazios.
Abstract: Oil industries are known all over the world for generating wastes with major environmental impacts. The main waste generated is oil sludge produced in refineries, which contains oil and grease, heavy metals and total hydrocarbons. Thus, it is necessary to treat this waste, considering that sustainability and environmental issues are increasingly rigorous and necessary in the current decades. One of the methods found for the control and mitigation of the environmental problems caused by this residue, since the construction industry has the potential to recycle this type of material is the incorporation of this oily petroleum residue in Portland cement concrete. This work has as main objective to evaluate the effects of the incorporation of oily petroleum residues in partial substitution to the small aggregate in concretes. For this, this project was divided basically in four stages, the first one is the selection of materials: description of materials, adopted criteria for choice and laboratories used; The second one is chemical, physical and mineralogical characterization: conduction of tests to determine the chemical, physical and mineralogical properties of petroleum residue, aggregates and cement; The third is the molding of the specimens in the dimensions of 10cm x 20cm. With incorporation of 10% and 20% oily petroleum residue; And the fourth is the simple compressive strength determination; Resistance attraction in flexion; Determination of the microstructure of the concrete incorporated with oily petroleum residue in the contents of 10% and 20%. After the tests, it was possible to conclude that the oily petroleum residue contributed to the reduction of the tensile strength and compression of the concrete. However, for the substitution contents of 10% can be taken into account and considered acceptable observing the value of fck, superior of 24,34 MPa. As for the microstructure of the concrete, it is observed that the incorporation of the residue provided a homogeneous structure and with the presence of voids.
Keywords: Estruturas
Construção Civil
Material alternativo
Petróleo
Concreto
Concreto incorporado com resíduo de petróleo
Resíduo oleoso de concreto
Indústria de petróleo
Borra oleosa de petróleo
Sustentabilidade na Construção Civil
Concreto de cimento portland
structures
Construction
Alternative material
Petroleum
Concrete
Concrete embedded with oil residue
Concrete oily waste
Oil industry
Oily oil sludge
Sustainability in Civil Construction
Portland cement concrete
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23946
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