Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2396
Title: Impacto dos oceanos pacífico e atlântico no clima do Nordeste do Brasil.
Other Titles: Impact of the Pacific and Atlantic oceans on the climate of Northeast Brazil.
???metadata.dc.creator???: LUCENA, Daisy Beserra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GOMES FILHO, Manoel Francisco.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SERVAIN, Jacques Maurice René Raymond.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAGÃO, Maria Regina da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee3???: BRITO, José Ivaldo Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.referee4???: ARAGÃO, José Oribe Rocha de.
???metadata.dc.contributor.referee5???: MOLION, Luiz Carlos Baldicero.
Keywords: Precipitação do Nordeste;El Niño;La Niña;Oceano pacífico - eventos climáticos;Gradiente Meridional da anomalia da TSM;Climatologia das precipitações;Oscilação decadal do Pacífico;Pacífico equatorial;Oceano Atlântico Tropical;Pacific Ocean - weather events;Tropical Atlantic Ocean
Issue Date: 18-Jun-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUCENA, Daisy Beserra. Impacto dos oceanos pacífico e atlântico no clima do Nordeste do Brasil. 2008. 229f. (Dissertação de Mestrado em Meteorologia), Programa de Pós-graduação em Meteorologia, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Analisou-se a influência dos eventos climáticos no Pacífico (El Niño e La Niña) e no Atlântico (gradiente meridional da anomalia da TSM) sobre a precipitação no Nordeste do Brasil (NEB), mais especificamente sobre três sub-regiões climáticas (norte, leste e centro/sul), a partir da análise de compostos e criação de cenários. A análise incluiu dados de precipitação observada (in situ e de satélite), simulada pelo MCGA ARPEGE, além de dados obtidos das reanálises do NCEP. O ARPEGE foi inicializado com duas diferentes configurações da TSM para o período de 1948-1997: a primeira, GOGA, com TSM observadas sobre o oceano global, e a segunda, AOGA, forçada por TSM observadas sobre o Atlântico e TSM climatológicas sobre os dois outros oceanos. O modelo conseguiu representar bem a variabilidade da precipitação nos anos dos eventos, sendo assim os dois tipos de simulações ajudaram a identificar a influência diferenciada entre as condições da TSM do Pacífico e Atlântico sobre a variabilidade da precipitação nas três sub-regiões em estudo. Os resultados obtidos mostraram que em anos de El Niño, se as condições do Atlântico forem desfavoráveis (favoráveis), o impacto sobre as sub-regiões norte e leste são precipitações abaixo (em torno ou acima) da média no período chuvoso. O oposto se verifica em anos de La Niña. As simulações do ARPEGE conseguiram captar esses padrões, ou seja, GOGA reproduziu melhor a precipitação em anos concordantes (anomalias da TSM no Pacífico e Atântico tropical norte com mesmo sinal) e AOGA em anos discordantes, nos quais o sinal são opostos nos dois oceanos acima. A exceção ocorreu na sub-região leste em que a simulação AOGA se apresentou melhor que GOGA, sugerindo que o Atlântico é quem domina a variabilidade da precipitação no leste em anos de La Niña. Para a subregião centro/sul, verificou-se que as simulações não conseguiram reproduzir muito bem a precipitação observada durante os anos de El Niño/La Niña. Contudo, tem-se que os impactos na precipitação nessa região centro/sul são opostos aos que são visualizados sobre o leste e norte. Finalmente, pode-se dizer que o Atlântico é que, provavelmente, determina o comportamento das chuvas nas sub-regiões, talvez não o gradiente meridional daanomaliadaTSM em si, mas as condições do Atântico Tropical Sul.
Keywords: Precipitação do Nordeste
El Niño
La Niña
Oceano pacífico - eventos climáticos
Gradiente Meridional da anomalia da TSM
Climatologia das precipitações
Oscilação decadal do Pacífico
Pacífico equatorial
Oceano Atlântico Tropical
Pacific Ocean - weather events
Tropical Atlantic Ocean
???metadata.dc.subject.cnpq???: Meteorologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2396
Appears in Collections:Doutorado em Meteorologia.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYSE BESERRA LUCENA - TESE PPGMet 2008..pdfDaisy Beserra Lucena - Tese PPGMet 2008.43.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.