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Title: Proposta de um modelo de gestão ambiental com ênfase no saneamento básico para implantação na Universidade Federal de Campina Grande - PB.
Other Titles: Proposal of an environmental management model with emphasis on basic sanitation for implementation at the Federal University of Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Yuciara Barbosa Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Andréa Carla Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: FEITOSA, Patrícia Hermínio Cunha.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROCHA, Marília Silva Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LOPES, Wilza Silva.
Keywords: Modelo de gestão ambiental;Gestão ambiental;Saneamento básico;Universidade Federal de Campina Grande - gestão ambiental;Proposta de gestão ambiental;Esgotamento sanitário;Abastecimento de água;Ciclo PDCA;Método PDCA;Desenvolvimento urbano sustentável;ISO 14001;ISO 14004;Instituição de Ensino Superior;Environmental management model;Environmental management;Basic sanitation;Federal University of Campina Grande - environmental management;Environmental management proposal;Sanitary sewer;Water supply;PDCA cycle;PDCA method;Sustainable urban development;Higher Education Institution
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Yuciara Barbosa Costa. Proposta de um modelo de gestão ambiental com ênfase no saneamento básico para implantação na Universidade Federal de Campina Grande - PB. 2017. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23961
???metadata.dc.description.resumo???: O desenvolvimento da consciência ambiental em diversos setores da sociedade acaba envolvendo também o setor da educação, incluindo as Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse sentido, estas aparecem com seu papel transformador e educador, construindo modelos para a formação do pensamento sustentável crítico, bem como conceitos inovadores capazes de promoverem a sustentabilidade nas comunidades e regiões. O campus de uma IES requer uma infraestrutura eficiente, capaz de assegurar salubridade ambiental, segurança da comunidade acadêmica e proteção ao meio ambiente. Considerando essa problemática, o presente estudo propôs um modelo de gestão ambiental, com ênfase no saneamento básico, para implantação no campus sede da Universidade Federal de Campina Grande – PB. O modelo foi fundamentado na metodologia do ciclo PDCA, apresentado pela ISO 14001 e constituído por um conjunto de etapas sucessivas que propiciam a programação de ações sustentáveis mais eficazes. A princípio, foi necessário a realização do diagnóstico da infraestrutura dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a avaliação do nível de conscientização da comunidade universitária, além da identificação de causas potenciais e impactos ambientais gerados pelos problemas detectados por um aplicativo para dispositivos móveis. Em seguida, foram elaborados plano de gestão, de comunicação e sugestões para serem realizadas nas fases de monitoramento e avaliação do modelo. As ações propostas foram divididas para execução imediata (1º ano) e nos horizontes de curto (até 3 anos), médio (3 a 7 anos) e longo (7 a 10 anos) prazos. É importante salientar que a viabilidade de implantação do modelo está sujeita a investimentos por parte do governo, cujo prazo para efetivação e execução são condicionados por fatores econômicos. Dentre os diversos benefícios da implantação de um sistema de gestão ambiental (SGA), destacam-se: a redução do consumo de água; o estabelecimento das conformidades com a legislação ambiental reduzindo, assim, os riscos de sofrer penalidades ou gerar passivos ambientais; a execução de práticas responsáveis e melhora na imagem externa da instituição e a geração de oportunidades de pesquisas. Entende-se, portanto, que executadas as etapas aqui propostas ter-seá as melhorias significativas voltadas para os sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário do campus sede da UFCG.
Abstract: The development of the environmental awareness in several sectors of Society also ends up involving the education sector, including the higher education institutions (IES). In this vein, these institutions acquire an educational and transforming role, by developing models that lead to the formation of the critical ecological thinking, as well as innovative concepts capable of promoting the sustainability throughout communities and regions. An IES campus require an efficient infrastructure, capable of ensuring the ambiental health, the academic community security, and the environmental protection. By considering this issue, this paper proposed a model of environmental management, with emphasis on basic sanitation, for the deployment on the main campus of Universidade Federal de Campina Grande – PB. The model was grounded on the PDCA cycle methodology, presented by ISO 14001, and composed by a set of successive stages that provide a more effective scheduling of sustainable actions. Initially, it was necessary to diagnose the infrastructure of the water supply and sanitary sewage systems, evaluate community’s level of awareness, in addition of identifying potential causes and environmental impacts caused by problems recognized by a mobile application. Subsequently, the management plan, communication plan and suggestions were drafted for implementation in the monitoring, and assessment stages. The proposed actions were classified in immediate execution (first year), shortterm (up to 3 years), mediumterm (3 to 7 years), and longterm (7 to 10 years). It is also important to note that the viability of implementation of the model depends on investments by the government, whose establishing and execution terms are conditional on economic factors. Among the various benefits of implementing an Environmental Management System (EMS), stand out: the reduction in water consumption; the demonstration of compliances with the environment legislation, thus reducing the risks of penalties or environmental liabilities; the execution of responsible practices, leading to an improved external image of the institution, generating more research opportunities. Therefore, it is understood that, after executing the proposed steps, the mentioned enhancements may beobserved in the water supply and sanitary sewage systems of the main campus of UFCG.
Keywords: Modelo de gestão ambiental
Gestão ambiental
Saneamento básico
Universidade Federal de Campina Grande - gestão ambiental
Proposta de gestão ambiental
Esgotamento sanitário
Abastecimento de água
Ciclo PDCA
Método PDCA
Desenvolvimento urbano sustentável
ISO 14001
ISO 14004
Instituição de Ensino Superior
Environmental management model
Environmental management
Basic sanitation
Federal University of Campina Grande - environmental management
Environmental management proposal
Sanitary sewer
Water supply
PDCA cycle
PDCA method
Sustainable urban development
Higher Education Institution
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23961
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