Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23989
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARROS, D. S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5139635192330398pt_BR
dc.contributor.advisor1MIRANDA, Lívia Izabel Bezerra de.-
dc.contributor.advisor1IDMIRANDA, L. I. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2698541099194056pt_BR
dc.contributor.referee1ROCHA, Lívia de Almeida.-
dc.contributor.referee1IDROCHA, L. A.pt_BR
dc.contributor.referee2CARVALHO, Luiz Eugênio.-
dc.contributor.referee2IDCARVALHO, L. E.pt_BR
dc.description.resumoSão diversos os problemas que assolam as áreas urbanas do Brasil. Incompativelmente, é pequeno o conhecimento da população no que se refere às possibilidades legais de abrandamento ou resolução desses problemas. Desta feita, este trabalho apresentará uma proposta de jogo de cartas e tabuleiro que, de forma lúdica, ensinará fundamentos de Legislação Urbana e conceitos, como Instrumentos Urbanísticos, capazes de atenuar os problemas das cidades brasileiras, através da atuação da população, dos governantes e da iniciativa privada. Os princípios norteadores da pesquisa se desenvolveram através da leitura de literaturas acerca do Direito Urbanístico, fundamentos para desenvolvimento de jogos de tabuleiro e métodos de ensino aprendizagem através de jogos. O projeto foi elaborado através da aplicação de questionários, confecção de protótipos e testes presenciais. Verificou-se através dos testes e dos comentários dos testadores que, embora o jogo tenha sido projetado num curto período de tempo, alcançou seu objetivo de transmitir um novo conhecimento relativo à Legislação Urbana. A partir desses resultados podemos concluir que o produto final pode ser ampliado para além do campo acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.titleCitiále: um jogo pedagógico para o exercício do direito à cidadania.pt_BR
dc.date.issued2018-08-
dc.description.abstractSeveral problems devastate the urban areas of Brazil. Incomparably, there is little knowledge of the population regarding the legal possibilities of slowing down or solving these problems. This paper will present a proposal for a card and board game that, in a playful way, will teach the fundamentals of Urban Legislation and concepts, such as Urbanistic Instruments, capable of mitigating the problems of Brazilian cities, through the actions of the population, of private initiative. The guiding principles of the research were developed through the reading of literatures about Urban Law, fundamentals for the development of board games and teachinglearning methods through games. The project was developed through the application of questionnaires, prototyping and facetoface tests. It was verified through the testers' tests and comments that, although the game was designed in a short period, it achieved its goal of conveying new knowledge regarding Urban Law. From these results, we can conclude that the final product can be expanded beyond the academic field.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23989-
dc.date.accessioned2022-03-22T14:20:14Z-
dc.date.available2022-03-22-
dc.date.available2022-03-22T14:20:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectJogo pedagógicopt_BR
dc.subjectDireito à cidadaniapt_BR
dc.subjectLegislação urbanapt_BR
dc.subjectInstrumento urbanísticopt_BR
dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
dc.subjectEstatuto da Cidadept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem com jogospt_BR
dc.subjectEducação lúdica - jogospt_BR
dc.subjectJogo e educaçãopt_BR
dc.subjectLei 10.257/01pt_BR
dc.subjectPedagogical gamept_BR
dc.subjectRight to citizenshippt_BR
dc.subjectUrban legislationpt_BR
dc.subjectUrban planning instrumentpt_BR
dc.subjectBoard gamept_BR
dc.subjectCity Statutept_BR
dc.subjectTeaching and learning with gamespt_BR
dc.subjectPlayful education - gamespt_BR
dc.subjectGame and educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Dayanne Stéphanie Stalschus.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCitiále: a pedagogical game for exercising the right to citizenship.pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Dayanne Stéphanie Stalschus. Citiále: um jogo pedagógico para o exercício do direito à cidadania. 2018. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23989pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYANNE STÉPHANIE STALSCHUS BARROS - TCC ARQ. E URBANISMO CTRN 2018.pdfDayanne Stéphanie Stalschus Barros - TCC Arq. e Urbanismo CTRN 2018828.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.