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Title: O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio.
Other Titles: The teaching act in the practices of teaching reading: what do high school teachers tell us.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Stephanie Andrade.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Maria de Fátima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RIBEIRO, Roziane Marinho.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Williany Miranda da.
???metadata.dc.contributor.referee3???: RAMOS, Fabiana.
Keywords: Ensino de leitura;Professores;Ensino médio;Docentes;Reading Teaching;Teachers;High school;Teachers
Issue Date: 26-Jul-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Stephanie Andrade. O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem por objetivo investigar a configuração do agir docente nas práticas de ensino de leitura a partir do dizer do professor sobre suas ações, tendo como objeto de estudo o agir docente manifestado pela fala dos professores. Partindo do pressuposto de que esse agir é norteado por concepções teóricas de leitura e por planos relacionados a razões, intenções e motivos, essa pesquisa objetivou, especificamente: (1) Identificar a(s) concepção(ões) teóricas de leitura que direciona(m) o agir do professor no ensino médio; (2) Descrever os planos do agir que orientam as práticas de ensino de leitura dos professores, e; (3) Analisar o dizer dos professores sobre suas práticas de ensino de leitura.Nosso aporte teórico girou sobre as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2006, 2008, 2012 [1999]; CRISTOVÃO, 2008) que nos permitiu analisar o agir dos professores por meio da fala dos próprios trabalhadores. Utilizamos ainda os pressupostos oriundos das Ciências do Trabalho, de modo especifico, a Clinica da Atividade e a Ergonomia da Atividade (CLOT, 1999, 2006), e, outrossim, os estudos sobre o ensino-aprendizagem de leitura (KLEIMAN,1999, LEFFA, 1999, CORACINI, 2005, SÁNCHEZ, 2007). A pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza qualitativainterpretativista de base etnográfica desenvolvido a partir da realização de entrevistas semi-estruturadas, gravações de aulas e sessões de autoconfrontação, as quais foram realizadas com três professores da rede pública que lecionam no Ensino Médio. A análise dos dados evidenciou que os professores-participantes da pesquisa, ao falarem sobre suas ações, revelam concepções de leitura que orientam seu agir, a saber: a concepção ascendente e a de leitura enquanto prática social. Os planos do agir que se fizeram presentes nas falas dos professores são os de ordem motivacional, intencional e dos recursos, os quais são mobilizados pelos docentes durante a realização do trabalho. Por fim, a respeito do dizer dos professores sobre suas práticas de ensino de leitura, eles evidenciam que o trabalho docente é permeado por dificuldades que interferem em suas ações, contudo, também revelam que precisam melhorar suas práticas de ensino, indicando uma conscientização sobre o próprio agir.
Abstract: This study aimed at exploring the configuration of the teaching act in practices of teaching reading from the teachers’ speech about their actions. Assuming that the act is guided by theoretical conceptions of reading and also by plans related to reasons, intentions and motives, this research aimed, specifically, at: (1) Identifying the theoretical conceptions of reading that guide the teachers’ act at high school; (2) Verifying teachers’ plans that guide their practices of teaching reading, and (3) Analyzing what do the teachers say about their practices of teaching reading. Our theoretical background is based on the contributions of the Socio Discursive Interactionism Theory (BRONCKART, 2006, 2008, 2012 [1999]; CRISTOVÃO, 2008) which allowed us to analyze the teachers’ act by their own speech. We also used the assumptions of the Labor’s Science, specifically, of the Clinic of Activity and of Ergonomics of Activity (CLOT, 1999, 2006), and also on the studies on teaching and learning of reading (KLEIMAN, 1999, LEFFA, 1999, CORACINI, 2005, SANCHEZ, 2007). This is a qualitative-interpretivist and ethnographic research developed by semistructured interviews, classes recordings and self-confrontation sessions. The sessions and interviews were carried out with three teachers of public schools who teach at high school.The data analysis showed that teachers - participants, to talk about their actions reveal reading concepts that guide their actions, namely: the ascending design and reading as a social practice . The plans of action that were present in the teachers' speeches are the motivational order, intentional and resources, which are mobilized by teachers during the course of work. Finally, as to tell the teachers about their reading teaching practices , they show that teaching is permeated by difficulties that interfere with their actions , however, also reveal that need to improve their teaching practices , indicating an awareness of the own act.
Keywords: Ensino de leitura
Professores
Ensino médio
Docentes
Reading Teaching
Teachers
High school
Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Ensino-Aprendizagem
Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2403
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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STEPHANIE ANDRADE SOUZA – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2016.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


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