Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2403
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, S. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5459708257874753pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Maria de Fátima.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, M. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290512017403409pt_BR
dc.contributor.referee1RIBEIRO, Roziane Marinho.-
dc.contributor.referee2SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.referee3RAMOS, Fabiana.-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo investigar a configuração do agir docente nas práticas de ensino de leitura a partir do dizer do professor sobre suas ações, tendo como objeto de estudo o agir docente manifestado pela fala dos professores. Partindo do pressuposto de que esse agir é norteado por concepções teóricas de leitura e por planos relacionados a razões, intenções e motivos, essa pesquisa objetivou, especificamente: (1) Identificar a(s) concepção(ões) teóricas de leitura que direciona(m) o agir do professor no ensino médio; (2) Descrever os planos do agir que orientam as práticas de ensino de leitura dos professores, e; (3) Analisar o dizer dos professores sobre suas práticas de ensino de leitura.Nosso aporte teórico girou sobre as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2006, 2008, 2012 [1999]; CRISTOVÃO, 2008) que nos permitiu analisar o agir dos professores por meio da fala dos próprios trabalhadores. Utilizamos ainda os pressupostos oriundos das Ciências do Trabalho, de modo especifico, a Clinica da Atividade e a Ergonomia da Atividade (CLOT, 1999, 2006), e, outrossim, os estudos sobre o ensino-aprendizagem de leitura (KLEIMAN,1999, LEFFA, 1999, CORACINI, 2005, SÁNCHEZ, 2007). A pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza qualitativainterpretativista de base etnográfica desenvolvido a partir da realização de entrevistas semi-estruturadas, gravações de aulas e sessões de autoconfrontação, as quais foram realizadas com três professores da rede pública que lecionam no Ensino Médio. A análise dos dados evidenciou que os professores-participantes da pesquisa, ao falarem sobre suas ações, revelam concepções de leitura que orientam seu agir, a saber: a concepção ascendente e a de leitura enquanto prática social. Os planos do agir que se fizeram presentes nas falas dos professores são os de ordem motivacional, intencional e dos recursos, os quais são mobilizados pelos docentes durante a realização do trabalho. Por fim, a respeito do dizer dos professores sobre suas práticas de ensino de leitura, eles evidenciam que o trabalho docente é permeado por dificuldades que interferem em suas ações, contudo, também revelam que precisam melhorar suas práticas de ensino, indicando uma conscientização sobre o próprio agir.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino e Aprendizagem na Sala de Aulapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleO agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2016-07-26-
dc.description.abstractThis study aimed at exploring the configuration of the teaching act in practices of teaching reading from the teachers’ speech about their actions. Assuming that the act is guided by theoretical conceptions of reading and also by plans related to reasons, intentions and motives, this research aimed, specifically, at: (1) Identifying the theoretical conceptions of reading that guide the teachers’ act at high school; (2) Verifying teachers’ plans that guide their practices of teaching reading, and (3) Analyzing what do the teachers say about their practices of teaching reading. Our theoretical background is based on the contributions of the Socio Discursive Interactionism Theory (BRONCKART, 2006, 2008, 2012 [1999]; CRISTOVÃO, 2008) which allowed us to analyze the teachers’ act by their own speech. We also used the assumptions of the Labor’s Science, specifically, of the Clinic of Activity and of Ergonomics of Activity (CLOT, 1999, 2006), and also on the studies on teaching and learning of reading (KLEIMAN, 1999, LEFFA, 1999, CORACINI, 2005, SANCHEZ, 2007). This is a qualitative-interpretivist and ethnographic research developed by semistructured interviews, classes recordings and self-confrontation sessions. The sessions and interviews were carried out with three teachers of public schools who teach at high school.The data analysis showed that teachers - participants, to talk about their actions reveal reading concepts that guide their actions, namely: the ascending design and reading as a social practice . The plans of action that were present in the teachers' speeches are the motivational order, intentional and resources, which are mobilized by teachers during the course of work. Finally, as to tell the teachers about their reading teaching practices , they show that teaching is permeated by difficulties that interfere with their actions , however, also reveal that need to improve their teaching practices , indicating an awareness of the own act.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2403-
dc.date.accessioned2018-12-13T17:57:41Z-
dc.date.available2018-12-13-
dc.date.available2018-12-13T17:57:41Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectReading Teachingpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Stephanie Andrade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching act in the practices of teaching reading: what do high school teachers tell us.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Stephanie Andrade. O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2403pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
STEPHANIE ANDRADE SOUZA – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2016.pdfStephanie Andrade Souza - Dissertação PPGLE CH 2016780.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.