Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24086
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROCHA, S. R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870852386716636pt_BR
dc.contributor.advisor1NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva.-
dc.contributor.advisor1IDNAGASHIMA, S. M. ALYNNE.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8869678305441029pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Gigliola Marcos Bernardo de.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, G. M. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8351409833101972pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Jeferson Barbosa.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6462448211453532pt_BR
dc.description.resumoAs relações de gênero são construídas em sociedade, onde culturalmente são definidos os papéis e funções relativos aos gêneros. Embora as sociedades estejam em constantes transformações, ainda é possível observar que muitas dessas atribuições vinculadas ao masculino e ao feminino persistem até os dias atuais, influenciando o saber-fazer das profissões. O ambiente universitário como lugar de formação de pessoas se torna importante para reforçar o debate e desconstruir esses papéis vinculados ao binarismo. Objetiva-se com a pesquisa, compreender a concepção dos estudantes de enfermagem sobre a relação entre gênero e formação profissional. A pesquisa possui abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória realizada em uma instituição pública de ensino superior do interior de um município do estado da Paraíba-Brasil com 16 estudantes universitários. Os dados foram obtidos por meio de um roteiro semiestruturado e analisados pela Análise de Conteúdo de Bardin. Foi observado que a construção de gênero influencia na formação profissional do Curso de Enfermagem, de modo que a mesma possui um estereótipo de profissão feminina, sendo desvalorizada em detrimento às outras profissões devido à feminização do trabalho na sociedade. A divisão sexual do trabalho, as desigualdades de gênero e situações de violência como o fenômeno Bropriating e a hiperssexualização do corpo feminino foram evidenciados nas falas dos estudantes, além de destacarem os desafios institucionais e a fragilidade dos docentes na desconstrução das relações de gênero durante a graduação. O estudo evidencia uma situação de desigualdade entre os gêneros enfatizada pelos graduandos de enfermagem, sinalizando para a necessidade de rearranjo institucional, e sensibilização dos docentes e comunidade acadêmica, para a oferta de uma educação inclusiva, igualitária, pautada na diversidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem de Saúde Públicapt_BR
dc.titleRelações de gênero na formação profissional: desafios no campo da enfermagem.pt_BR
dc.date.issued2022-03-17-
dc.description.abstractGender relations are built in society, where roles and functions related to genders are culturally defined. Although societies are in constant transformation, it is still possible to observe that many of these attributions linked to men and women persist to this day, influencing the know-how of the professions. The university environment, as a place where people are trained, becomes important to reinforce the debate and deconstruct these roles linked to binarism. This research aims to understand the conception of nursing students about the relationship between gender and professional training. The research has a qualitative descriptive and exploratory approach carried out in a public institution of higher education in the countryside of a city in the state of Paraíba-Brazil with 16 undergraduate students. The data were obtained through a semi-structured script and analyzed by Bardin's Content Analysis. It was observed that the gender construction influences the professional training in the Nursing Course, so that it has a stereotype of female profession, being devalued in detriment to other professions due to the feminization of work in society. The sexual division of labor, gender inequalities and situations of violence such as the Bropriating phenomenon and the hypersexualization of the female body were evidenced in the students' speeches, in addition to highlighting the institutional challenges and the teachers' fragility in the deconstruction of gender relations during graduation. The study shows a situation of gender inequality emphasized by undergraduate nursing students, signaling the need for institutional rearrangement and awareness of teachers and the academic community to offer an inclusive, egalitarian education based on diversity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24086-
dc.date.accessioned2022-03-24T13:48:48Z-
dc.date.available2022-03-24-
dc.date.available2022-03-24T13:48:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem - gênero desigualdadept_BR
dc.subjectEnfermagem - formação profissionalpt_BR
dc.subjectBinarismopt_BR
dc.subjectBropriatingpt_BR
dc.subjectHiperssexualização - corpo femininopt_BR
dc.subjectEducação universitária - diversidadept_BR
dc.subjectRelação de gênero - desconstruçãopt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectNursing - professional trainingpt_BR
dc.subjectHypersexualization - female bodypt_BR
dc.subjectUniversity education - diversitypt_BR
dc.subjectGender relationship - deconstructionpt_BR
dc.subjectEnfermería - formación profesionalpt_BR
dc.subjectbromeandopt_BR
dc.subjectHipersexualización - cuerpo femeninopt_BR
dc.subjectEducación universitaria - diversidadpt_BR
dc.subjectRelación de género - deconstrucciónpt_BR
dc.subjectEnfermería - desigualdad de géneropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROCHA, Samara Raquel de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGender relations in professional training: challenges in the field of nursing.pt_BR
dc.title.alternativeRelaciones de género en la formación profesional: desafíos en el campo de la enfermería.pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Samara Raquel de Sousa. Relações de gênero na formação profissional: desafios no campo da enfermagem. 2022. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
dc.description.resumenLas relaciones de género se construyen en la sociedad, donde culturalmente la roles y funciones de género. Si bien las sociedades están en constante transformaciones, todavía es posible observar que muchas de estas atribuciones vinculadas a la masculino y femenino persisten hasta nuestros días, influyendo en el saber hacer de profesiones El ámbito universitario como lugar de formación de personas cobra importancia reforzar el debate y deconstruir estos roles vinculados al binarismo. es objetivo con el investigación, comprender la concepción de los estudiantes de enfermería sobre la relación entre género y formación profesional. La investigación tiene un enfoque cualitativo de carácter descriptivo y estudio exploratorio realizado en una institución pública de educación superior en el interior de un municipio del estado de Paraíba-Brasil con 16 estudiantes universitarios. los datos fueron obtenido a través de un guión semiestructurado y analizado por el Análisis de Contenido de Bardin. Se observó que la construcción de género influye en la formación profesional de los Curso de Enfermería, para que tenga un estereotipo de profesión femenina, siendo devaluada en detrimento de otras profesiones debido a la feminización del trabajo en el sociedad. La división sexual del trabajo, las desigualdades de género y las situaciones de violencia cómo se evidenció el fenómeno Bropriating y la hipersexualización del cuerpo femenino en los discursos de los estudiantes, además de resaltar los desafíos institucionales y la fragilidad de la docentes en la deconstrucción de las relaciones de género durante la graduación. El estudio muestra una situación de desigualdad entre los géneros destacada por los estudiantes de enfermería, señalando la necesidad de un reordenamiento institucional, y la sensibilización de los docentes y comunidad académica, para la provisión de una educación inclusiva e igualitaria, basada en la diversidad.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMARA RAQUEL DE SOUSA ROCHA TCC BACHARELADO ENFERMAGEM CES 2022.pdfSamara Raquel de Sousa Rocha - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 20221.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.