Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2409
Title: Multiletramentos nas trilhas da formação de diretores em arte e mídia.
???metadata.dc.creator???: GONZALEZ, Cristiani Pereira de Morais.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Williany Miranda da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RODRIGUES, Linduarte Pereira.
Keywords: Multiletramentos;Arte e mídia;Formação de diretores;Significado acadêmico-profissional;Leitura crítica;Art and media;Training of directors;Academic-professional meaning;Critical reading
Issue Date: Jul-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONZALEZ, Cristiani Pereira de Morais. Multiletramentos nas trilhas da formação de diretores em arte e mídia. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2409
???metadata.dc.description.resumo???: O mundo atual é marcado por mudanças avassaladoras de naturezas variadas, das quais destacamos as relativas à linguagem e à cultura. A hipermídia surge e extrapola o texto planificado e linear, interligando as modalidades (sons, imagens, movimentos etc.) e possibilitando várias trajetórias de leitura, viabilizadas por links. A cultura contemporânea passa a ser marcada por misturas variadas, que abarcam todas as formas de culturas. Percebemos uma nova mentalidade, fundada em uma nova ética (prioriza-se o processo criativo) e em novas estéticas (critérios estéticos próprios de cada indivíduo/grupo). Considerando as diversidades de linguagens e de culturas que fundamentam a Teoria dos Multiletramentos, realizamos o estado da arte e constatamos um campo pouco explorado por essa teoria: a Academia. Diante disso, salientamos o Curso de Bacharelado em Arte e Mídia como potencial terreno para formação, coleta e produção de multiletramentos, e estabelecemos duas questões para nortear esta pesquisa: a) que práticas multiletradas são vivenciadas pelos sujeitos da disciplina “Laboratório de Vídeo I” do Curso de Bacharelado em Arte e Mídia da UFCG?; b) que significado tem essas práticas para os Diretores em formação? Como objetivo geral deste trabalho, concebemos investigar as práticas de multiletramentos vivenciadas pelos sujeitos da referida disciplina e o significado que elas têm para os Diretores em processo de formação. Como objetivos específicos, delineamos: descrever e analisar essas práticas multiletradas, e identificar e interpretar o significado que elas têm para os discentes. Adotamos, nesta dissertação, como principal aporte teórico, a Teoria dos Multiletramentos (LANKSHEAR, KNOBEL, 2007; COPE, KALANTZIS, 2009; ROJO, 2012, 2013a, 2013b, 2013c; ROJO, BARBOSA, 2015), mas consideramos também as discussões postuladas por estudiosos dos Letramentos (KLEIMAN, 1995; SOARES,1998) e dos Novos Estudos sobre os Letramentos (STREET, 2010, 2012, 2014). No que concerne aos aspectos metodológicos, realizamos uma pesquisa qualitativa, etnográfica e exploratória, usando ainda a técnica da observação direta. Os dados decorreram do uso de vários instrumentos de pesquisa (questionários, diários de campo, gravações em áudio e entrevistas semiestruturadas), abarcando ainda quatro vídeos produzidos pelos alunos. Considerando a análise dos dados, destacamos três categorias: a) práticas multiletradas de formação; b) práticas multiletradas de produção; e c) significado acadêmico-profissional. Os resultados evidenciaram práticas multiletradas de formação (“analisar filmes” e “discutir sobre vídeos”) favorecidas pela atuação/intervenção do professor no processo de formação de leitores críticos. Por outro lado, eles revelaram práticas multiletradas de produção (“produzir vídeos” e “expor e recepcionar vídeos”) reconhecidas na ação individual/coletiva dos discentes de coproduzirem vídeos. O significado acadêmico-profissional que tem essas práticas de multiletramentos para os profissionais em formação, por sua vez, está fundado na relevância dada ao conhecimento socialmente construído na disciplina para atividades acadêmicoprofissionais, e especialmente por valores ideológicos relacionados à sociedade contemporânea. Por fim, no contexto específico estudado, constatamos uma pedagogia voltada aos multiletramentos, formando sujeitos críticos, criadores de significados e transformadores, para além de usuários meramente funcionais.
Abstract: The modern world is marked by sweeping changes of various kinds, among which are those related to language and culture. Hypermedia comes and goes beyond the scope of the planned and linear text, linking modalities (sounds, images, movements, etc.) and enabling several trajectories of reading, made possible by links. Contemporary culture is now marked by varied mixtures that include all forms of cultures. One can notice a new state of mind based on a new ethic (creative process comes first) and new aesthetic (personal aesthetic criteria for each individual/group). Considering the diversity of languages and cultures that underlie the Theory of Multiliteracies, perform the state of the art and we found a field that has barely been explored by this theory: the Academic one. The Graduation Course of Art and Media was identified as a potential ground for the development, collection and production of multiliteracies, with two questions rising to guide this research: a) Which practices of multiliteracy are being experienced by the students of the "Video Laboratory I” class within the Graduation Course of Art and Media at UFCG ? b) What meaning do these practices have for such Directors in training? The general objective of this research is to investigate the practices of multiliteracy experienced by the students of the abovementioned subject and the meaning they have for the Directors in training. The specific objectives outlined are the description and analysis of these practices of multiliteracy, and the identification and interpretation of the meaning they have for the s tudents. The main adopted theoretical contribution was the Theory of Multiliteracies (LANKSHEAR, KNOBEL, 2007; COPE, KALANTZIS, 2009; ROJO, 2012, 2013a, 2013b, 2013c; ROJO, BARBOSA, 2015), but we also considered the postulated discussions by scholars of Literacies (KLEIMAN, 1995; SOARES, 1998) and the New Studies on Literacies (STREET, 2010, 2012, 2014). Regarding the methodological aspects of the research, we conducted a qualitative, ethnographic and exploratory work, using the technique of direct observation. Data were gathered from the use of various research tools (questionnaires, field diaries, audio recordings, and semi-structured interviews), including four videos produced by the students. Three categories were revealed from the analysis of the data: a) practices of multiliteracy in training; b) practices of multiliteracy in production; and c) academic and professional meaning. Results showed practices of multiliteracy in training ("analysis of films" and "discussion of videos") favored by the action/intervention of the teacher in the process of formation of critical readers. They also revealed practices of multiliteracy in production ("production of videos" and "showing and welcoming of videos") recognized in the individual/co llective action of students to co-produce videos. The academic and professional meaning presented by these practices of multiliteracies for professionals in training is based on the importance given to the socially constructed knowledge within the subject for academic and professional activities, mainly for ideological values related to contemporary society. Finally, in the specific context studied, we observed a pedagogy focused on the multiliteracies, forming critical thinkers, creators of meaning to transform beyond what is known as purely functional users.
Keywords: Multiletramentos
Arte e mídia
Formação de diretores
Significado acadêmico-profissional
Leitura crítica
Art and media
Training of directors
Academic-professional meaning
Critical reading
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino Profissionalizante
Orientação e Aconselhamento
Artes
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2409
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTIANI PEREIRA DE MORAIS GONZALEZ - DISSERTAÇÃO POSLE CH 2016.pdfCristiani Pereira de Morais Gonzalez - Dissertação POSLE CH 20162.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.