Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2410
Title: Memórias de família: uma experiência de leitura literária no ensino fundamental com a obra Por parte de pai, de Bartolomeu Campos Queirós.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Ana Carla.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: WANDERLEY, Naelza de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Marcelo Medeiros da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NÓBREGA, Maria Marta.
Keywords: Ensino Fundamental;Leitura Literária;Memórias de Família;Prosa Poética;Elementary School;Literary Reading;Family Memories;Poetic Prose
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, A. C. Memórias de família: uma experiência de leitura literária no ensino fundamental com a obra Por parte de pai, de Bartolomeu Campos Queirós. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2410
???metadata.dc.description.resumo???: Partindo do pressuposto de que há limitações e dificuldades em torno do ensino de literatura, acreditamos que a abordagem do texto literário em sala de aula deve ser conduzida por uma metodologia que proporcione ao aluno a possibilidade de ampliar seus horizontes a cada texto lido. Desse modo, o papel do docente é o de propiciar alternativas metodológicas, a fim de instigar os estudantes à apreciação do texto literário. Tendo em vista essa realidade, nossa pesquisa tem como objetivo geral verificar a recepção da narrativa memorialista Por parte de pai (1995), de Bartolomeu Campos Queirós, por alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Para isso, procuramos desenvolver estratégias que incentiva ssem os estudantes a lerem o livro e que se adequassem à realidade da turma. Como objetivos específicos, buscamos observar a percepção dos alunos acerca de Por parte de pai (1995), a fim de identificar se eles percebem o traço memorialista presente no livro e quais as construções de sentidos atribuídas por eles em torno da narrativa; averiguar a apreensão dos alunos acerca dos elementos poéticos utilizados por Bartolomeu Campos Queirós, relacionando-os com a sua experiência cotidiana, verificando, portanto, se há identificação entre a obra e a experiência deles; e investigar se as estratégias metodológicas utilizadas na abordagem da obra contribuem para aproximar os alunos do texto literário e possibilitam a ampliação dos seus horizontes de leitura. Do ponto de vista teórico-analítico, discutimos sobre a relação poesia, prosa e a denominação prosa poética; em seguida, a respeito da temática memória; ressaltamos também alguns aspectos da escrita autobiográfica e mostramos a leitura interpretativa da obra. Para elaborar este estudo, respaldamo-nos teoricamente em autores como: Cortázar (1993), Donald Schuler (1989), D’Onófrio (2004), Koshiayma (1996), Lejune (2014), Lima (2011) e Miranda (2009). Em um segundo momento, evidenciamos a Teoria da Estética da Recepção, que prioriza o leitor, elemento fundamental dessa discussão e destacamos a importância da leitura literária no âmbito escolar. Para tanto, utilizamos as contribuições de Candido (1995), Jauss (1994), Jouve (2002), Iser (1996), Nóbrega (2012), dentre out ros estudiosos. Quanto à realização desta pesquisa-ação, tendo como base as questões norteadoras: Como os alunos recepcionarão a obra Por parte de pai (1995), tendo em vista as peculiaridades dessa narrativa memorialista e quais contribuições serão obtidas de fato após essa experiência? concluímos que o trabalho foi satisfatório.Embora, algumas vezes, os alunos tenham demonstrado resistência, conseguimos incentivar a turma a acompanhar as etapas da leitura da obra e a participar das discussões. As contribuições se estendem não apenas aos discentes do nono ano, mas também à escola e aos professores que desejam utilizar essa experiência como ponto de partida para elaborar suas próprias estratégias metodológicas.
Abstract: On the assumption that there are limitations and difficulties around the teaching of literature, we believe that the approach of literary text in the classroom should be conducted by a methodology that provides students with the opportunity to expand their knowledge to each text read. According to this, the role of the instructor is to provide methodological alternatives, in order to inspire the students to the literary text. In view of this reality, our research has as general objective to verify receipt of memoirist narrative Por Parte do Pai (1995) by Bartolomeu Campos de Queirós realized by students of the ninth grade of elementary education. For this reason, we develop strategies that encourage students to read the book and that was in line with the reality of class. As specific objective, we observe the perception of students about Por Parte do Pai (1955), trying to identify if they perceive the memoirist trace present in the book, and which the constructions of meanings attributed by them around the narrative; investigate the concern of students about the poetic elements used by Bartolomeu Campos de Queirós, relating them to their everyday experience, checking, so if there is identification between the work and the experience of them; and investigate if the methodological strategies used in the approach of the work help to bring students of literary text and allow the expansion of their expand of reading. From the theoretical point of view-analytic, we discussed about poetry, prose and the title poetic prose; then about the theme memory; we emphasize some aspects of autobiographical writing and show the interpretative reading of the work. To elaborate this study, we used the theoretical knowledge based on authors such as: Cortázar (1993), Donald Schuler (1989), D'Onofrio (2004), Koshiayma (1996), Lejune (2014), Lima (2011), and Miranda (2009). In a second moment, we found the theory of the Aesthetics of Reception (Teoria da Estética da Recepção), which prioritizes the player, who is a key element of this discussion, and highlight the importance of reading literature in schools. To this, we use the contributions of Candido (1995), Jauss (1994), Jouve (2002), Iser (1996), Nóbrega (2012), among other theoretical. With regard to the implementation of this action research, taking as a basis the guiding questions: How students will receive the work Por Parte do Pai (1995), with a view to the peculiarities of this memoirist narrative and which contributions will be obtained in fact after this experience? We conclude that the work was satisfactory. Although, sometimes, students have demonstrated resistance, we encourage the class to follow the steps of the reading of the work and to participate in the discussions. The contributions extend not only to the students of the ninth grade of elementary education, but also to the school and teachers who wish to use this experience as a starting point to develop their own methodological strategies.
Keywords: Ensino Fundamental
Leitura Literária
Memórias de Família
Prosa Poética
Elementary School
Literary Reading
Family Memories
Poetic Prose
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura Brasileira
Letras
Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2410
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CARLA SOUZA – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2016.pdfAna Carla Souza - Dissertação PPGLE CH 20161.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.