Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2411
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDANDRADE, D. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4940879617453977pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Denise Lino de.-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, DENISE LINO DEpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542241458634614pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Maria de Fátima.-
dc.contributor.referee2RIBEIRO, Roziane Marinho.-
dc.description.resumoAs questões relacionadas ao ensino de leitura há muito têm estado presente nas pesquisas acadêmicas e nos debates educacionais realizados no país. Mesmo assim, as discussões sobre o tema não se esgotam e, especialmente quando este é relacionado ao mau desempenho apresentado pelos alunos da educação básica, tem impulsionado programas governamentais que buscam a garantia da qualidade na educação. As avaliações em larga escala atuam como medidoras desse desempenho dos alunos e, no caso da Provinha Brasil, teste elaborado e distribuído pelo MEC às escolas públicas do país, objetivam diagnosticar os níveis de alfabetização apresentados pelos alunos de segundo ano do ensino fundamental. Pensando no alcance do objetivo principal da Provinha na organização e execução do ensino de leitura, este estudo foi guiado pelo seguinte questionamento: como se manifesta o efeito retroativo da Provinha Brasil no ensino de leitura para o segundo ano do ensino fundamental desde os discursos até as ações de professoras e supervisoras? Na intenção de respondê-lo, traçamos como objetivo geral investigar o efeito retroativo da Provinha Brasil no ensino de leitura para o segundo ano a partir dos discursos a ações de professoras e supervisoras educacionais. Para tanto, procuramos identificar as concepções de leitura de professoras do segundo ano a partir da concepção presente na Provinha Brasil; relacionar essas concepções ao efeito retroativo da Provinha nas orientações didáticas e nas aulas de leitura para o segundo ano; e desvelar as representações sociais e os possíveis entraves envolvidos no efeito retroativo da Provinha. Utilizamos como bases teóricas os estudos sobre efeito retroativo de Scaramucci (2004), Lanzoni (2004) e Correia (2003); sobre avaliação em larga escala de Morais (2004; 2009) e Kemiac (2011); sobre representações sociais de Ornellas (2013), Moscovici (2013) e Sá (1995) e sobre leitura, de Koch e Elias (2014), Coracini (2005) e Kleimam (1997; 2002). Caracterizada como um estudo de casos múltiplos, por contar com a participação de múltiplos sujeitos (supervisoras, professoras e diretoras) nossa pesquisa, quanto aos fins, é descritiva e explicativa e possui abordagem qualitativa. Foi realizada durante o ano letivo de 2015 em uma escola rural de uma rede municipal de ensino pertencente a um município do agreste paraibano e constatou que, ainda que a Provinha Brasil tenha influenciado um planejamento didático, por uma questão de sobrevivência profissional, bem como pelas representações sociais que as professoras têm das supervisoras educacionais, e ainda pela não didatização das teorias de leitura na sala de aula, o efeito retroativo da Provinha Brasil, no universo pesquisado, manifesta-se de forma não predominante nas aulas sobre leitura e através da reprodução das questões que a compõem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleO efeito retroativo da provinha Brasil na organização do ensino de leitura para o segundo ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2016-07-
dc.description.abstractThe issues related to the teaching of reading have long been present in academic research and educational debates in the country. Even so, the discussions on the subject are not exhausted and especially when it is related to bad performance presented by students of basic education, government has driven quality assurance programs in education. The large-scale assessments act as electrodes that student performance and, in the case of “Provinha Brasil” test prepared and distributed by MEC to public schools in the country, aim to diagnose the literacy levels presented by students of second year of elementary school. Thinking in achieving the main goal of “Provinha” in the organization and implementation of teaching reading, this study was guided by the following question: how it manifests the retroactive effect of “Provinha Brasil” in teaching reading for the second grade of elementary school from the speeches to the actions of teachers and supervisors? Intending to answer it, we elaborate the general objective is to investigate the retroactive effect of “Provinha Brasil” in reading instruction for the second year from speeches to actions of teachers and educational supervisors. Therefore, we search to identify the second year teachers of reading concepts from this conception in “Provinha Brasil”; relate these concepts to the retroactive effect of “Provinha” in teaching and guidance in reading classes for the second year; and reveal the social representations and the possible obstacles involved in the retroactive effect of “Provinha”. We used as theoretical basis the studies retroactive effect Scaramucci (2004) Lanzoni (2004) and Correia (2003); on large-scale evaluation of Morals (2004; 2009) and Kemiac (2011); on social representations of Ornelas (2013), Moscovici (2013) and Sa (1995) and on reading, Koch and Elias (2014), Coracini (2005) and Kleimam (1997; 2002). Characterized as a multiple case study, to count with the participation of multiple individuals (supervisors, teachers and directors) our research, as the purpose is descriptive and explanatory and has a qualitative approach. It was held during the school year 2015 in a rural school in a municipal school belonging to a municipality Agreste and found that, although the Provinha Brazil has influenced a didactic planning, as a matter of professional survival as well as the social representations that teachers have the educational supervisors , and also by not didactization of reading theories in the classroom , the retroactive effect of Provinha Brazil , the research universe , manifests itself not predominantly in lessons on reading and through the reproduction of the issues that comprise it.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2411-
dc.date.accessioned2018-12-18T17:17:29Z-
dc.date.available2018-12-18-
dc.date.available2018-12-18T17:17:29Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEfeito retroativopt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectProvinha Brasilpt_BR
dc.subjectAvaliação em escalapt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectRetroactive effectpt_BR
dc.subjectReading Teachingpt_BR
dc.subjectProvinha Brazilpt_BR
dc.subjectScale evaluationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Daniela Carvalho de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, D. C. de. O efeito retroativo da provinha Brasil na organização do ensino de leitura para o segundo ano do ensino fundamental. 2016. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2411pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELA CARVALHO DE ANDRADE – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2016.pdfDaniela Carvalho de Andrade - Dissertação PPGLE CH 20162.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.