Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2412
Title: Os lugares discursivos do linguista e do professor em manuais de linguística brasileiros.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Djamara Virgínia Ferreira da Rocha.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Washington Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RAFAEL, Edmilson Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Tânia Maria Augusto.
Keywords: Discursivos do linguista;Discursivos do professor;Manuais de linguística;Língua brasileira;Análise do discurso;Discourse of the linguist;Teacher Discursives;Linguistic manuals;Brazilian language;Speech analysis
Issue Date: 26-Jul-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, D. V. F. da R. Os lugares discursivos do linguista e do professor em manuais de linguística brasileiros. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2412
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tece uma análise de manuais de linguística brasileiros que se situam em dois momentos, nos anos 1960 e 1970 e nos anos 2000 e 2010. Fazemos esta divisão porque buscamos essencialmente responder a seguinte pergunta: Quais as semelhanças e diferenças na constituição dos sentidos do lugar discursivo do linguista e do professor, nos manuais de Linguística produzidos nestas diferentes épocas? Essa pergunta está vinculada ao objetivo geral de investigar como são constituídos e articulados os lugares discursivos de linguista e de professor em manuais de linguística brasileiros, em diferentes épocas, que se subdivide em três objetivos específicos: a) Identificar a constituição do lugar discursivo do linguista e do professor em manuais de Linguística, produzidos no Brasil nas décadas de 1960, 1970, 2000 e 2010; b) Analisar comparativamente a constituição e articulação dos sentidos do lugar discursivo do linguista e do professor, nos manuais de Linguística produzidos no Brasil nesse período e c) Refletir sobre as implicações dos discursos analisados para o ensino. Para alcançálos, nos ancoramos nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, baseados nas reflexões de Pêcheux (1988), Orlandi (1999) e Dantas (2007), destacando os conceitos de sujeito, sentido e lugar discursivo. Para composição do corpus, elegemos quatro manuais, a saber: Introdução aos estudos lingüísticos (BORBA, 1967), Fundamentos da Linguística Contemporânea (LOPES, 1977), Introdução à Linguística: domínios e fronteiras (MUSSALIM; BENTES, 2001a; 2001b) e Introdução à Linguística(FIORIN, 2014a; 2014b), nos quais selecionamos recortes textuais que melhor atendessem ao nosso interesse de pesquisa, desenvolvendo um estudo interpretativo, de abordagem discursiva e cunho qualitativo. Como resultados, verificamos que nas décadas de 60 e 70, os lugares discursivos do linguista e do professor, de acordo com a análise dos dois manuais selecionados desse período, se caracterizam por uma vinculação a Linguística Estrutural. Nos anos 2000 e 2010, os dados analisados apontam para uma abordagem crítica e reflexiva da imagem da Linguística, o que se baseia teoricamente em filiações diversas, como o funcionalismo e a pragmática.
Abstract: This paper presents an analysis of Brazilian language manuals that were writtenon two periodsin the 1960s and 1970s and in the years 2000 and 2010. We make this division because we essentially seek to answer the following question: What are the similarities and differences in the constitution of the sensesof thediscursive position of linguists and professors in linguistics manuals produced in these different eras? This question is linked to the general objective of investigating how they are constituted and articulated the discursive positions oflinguistsand professorsin the Brazilian language textbooks at different times, which is divided into three specific objectives: a) To identify the constitution of the discursive position of the linguist and Professor in Linguistics manuals, produced in Brazil between 1960 and 2010; b) To comparatively analyze the formation and articulation of the senses of the discursive place of the linguist and professor in linguistics manuals produced in Brazil between 1960 and 2010 and c) To reflect on the implications of the speeches analyzed for teaching. To reach them, we anchored in the theoretical assumptions of discourse analysis, based on the reflections of Pêcheux (1988), Orlandi (1999) and Dantas (2007), highlighting the subject of concepts, meaning and discursive p ositions. For corpus composition, we elected four manuals, namely: Introduction to linguistic studies (BORBA, 1967), Contemporary Language Fundamentals (LOPES, 1977), Introduction to Linguistics:. Domains and borders (MUSSALIM; BENTES, 2001. Vol 1 and 2) and Introduction to Linguistics (FIORIN, 2014. Vol 1 and 2), in which we selected text clippings that best answer to our research interest, developing an interpretive study of discursive approach and qualitative nature. The data analysis shows that the Language of teaching setting, was anchored in general, in the 60 s and 70s, in an image of descriptive and structuralist science of language, initially holding a discursive position of linguists and professors based on discourse association between these two social roles. In the decades of 2000 and 2010, Linguistics is supported predominantly by the image of Linguistics accustomed to functionalist discourse and pragmatic approach, which permeates the teaching of Linguistics at this time.
Keywords: Discursivos do linguista
Discursivos do professor
Manuais de linguística
Língua brasileira
Análise do discurso
Discourse of the linguist
Teacher Discursives
Linguistic manuals
Brazilian language
Speech analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Lingüística
Teoria e Análise Lingüística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2412
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DJAMARA VIRGÍNIA FERREIRA DA ROCHA SILVA – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2016.pdfDjamara Virgínia Ferreira da Rocha Silva - Dissertação PPGLE CH 20163.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.