Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24129
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, E. O.pt_BR
dc.creator.IDCOSTA, EDSON DE OLIVEIRApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5332079909228564pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, José Carlos Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J.C.O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dospt_BR
dc.contributor.referee1IDCláudia P. F. Santospt_BR
dc.contributor.referee1IDCláudia Patrícia F. Santospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1061754959515693pt_BR
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Fábio Ferreira de.-
dc.contributor.referee2IDDE MEDEIROS, F. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7268744971022470pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos a melhoria na qualidade do ensino tem sido um foco para pesquisadores da área de educação em ciências, que buscam mudanças nesse quadro, desenvolvendo pesquisas que tencionam compreender a finalidade das atividades inovadoras no ensino de química, as formas de abordá-las e também estratégias metodológicas que possam favorecer o desenvolvimento dessas atividades em sala de aula. Nesse âmbito de ensino, uma maneira de contextualizar é buscar relacionar o conteúdo químico com o cenário regional que pode ser entendido como a visualização de temas que aproximam o ensino de química ao contexto socioeconômico e cultural no qual os estudantes estão inseridos. O presente trabalho objetivou a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência de atividades didáticas em um contexto regional, a partir do tema maracujá, por meio de discussão de conceitos químicos, interligados com o cotidiano dos alunos. Através do desenvolvimento desta sequencia didática, percebemos ser possível a articulação entre temas em um contexto regional com conceitos químicos, biológicos, geográficos e históricos, onde estes puderam ser vistos de forma contextualizada e interdisciplinar. Sendo assim, as etapas do projeto proporcionou a oportunidade de vivenciar o ensino de química de uma forma diferenciada, uma vez que os alunos encontram-se envolvidos em aulas mais dinâmicas e atrativas, diferentes das aulas tradicionais. Os resultados obtidos através da observação direta nas aulas superaram as expectativas, uma vez que os alunos mostraram bastante interesse, até mesmo aqueles que, inicialmente, se apresentavam desinteressados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleProposta de uma sequência didática em um contexto regional para o ensino de química.pt_BR
dc.date.issued2018-03-15-
dc.description.abstractIn recent years, improving the quality of education has been a focus for researchers in the area of ​​science education, who seek changes in this situation, developing research that intends to understand the purpose of the activities innovative approaches in teaching chemistry, the ways to approach them and also strategies methodologies that may favor the development of these activities in the classroom classroom. In this context of teaching, one way to contextualize is to seek to relate the chemical content with the regional scenario that can be understood as the visualization of themes that bring the teaching of chemistry closer to the socioeconomic and cultural context in the which students are included. The present work aimed at the elaboration, application and evaluation of a sequence of didactic activities in a regional context, based on passion fruit theme, through discussion of chemical concepts, interconnected with the students' daily lives. Through the development of this didactic sequence, we realized to be possible the articulation between themes in a regional context with chemical concepts, biological, geographic and historical, where these could be seen in a contextualized and interdisciplinary. Therefore, the stages of the project provided the opportunity to experience the teaching of chemistry in a different way, since students are involved in more dynamic and attractive classes, different from the traditional classes. The results obtained through direct observation in class exceeded expectations, since the students showed a lot of interest, even even those who were initially disinterested.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24129-
dc.date.accessioned2022-03-25T13:36:20Z-
dc.date.available2022-03-25-
dc.date.available2022-03-25T13:36:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMaracujápt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectPassion fruitpt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la químicapt_BR
dc.subjectMaracuyápt_BR
dc.subjectMotivaciónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Edson de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProposal of a didactic sequence in a regional context for teaching chemistry.pt_BR
dc.title.alternativePropuesta de una secuencia didáctica en un contexto regional para la enseñanza de la química.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Edson de Oliveira, Proposta de uma sequência didática em um contexto regional para o ensino de química. 2018. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumenEn los últimos años, mejorar la calidad de la educación ha sido un foco de investigadores en el área de la enseñanza de las ciencias, que buscan cambios en esta situación, desarrollar investigaciones que pretendan comprender el propósito de las actividades enfoques innovadores en la enseñanza de la química, las formas de abordarlos y también las estrategias metodologías que pueden favorecer el desarrollo de estas actividades en el aula salón de clases. En este contexto de enseñanza, una forma de contextualizar es buscar relacionar los contenido químico con el escenario regional que puede entenderse como la visualización de temas que acerquen la enseñanza de la química al contexto socioeconómico y cultural en el qué estudiantes están incluidos. El presente trabajo tuvo como objetivo la elaboración, aplicación y evaluación de una secuencia de actividades didácticas en un contexto regional, a partir de tema de la maracuyá, a través de la discusión de conceptos químicos, interconectados con el la vida cotidiana de los estudiantes. A través del desarrollo de esta secuencia didáctica, nos dimos cuenta ser posible la articulación entre temas en un contexto regional con conceptos químicos, biológicas, geográficas e históricas, donde éstas podrían verse en un contextualizado e interdisciplinario. Por lo tanto, las etapas del proyecto proporcionaron la oportunidad de vivir la enseñanza de la química de una manera diferente, ya que los estudiantes se involucran en clases más dinámicas y atractivas, diferentes a las clases tradicionales. Los resultados obtenidos a través de la observación directa en clase superó las expectativas, ya que los estudiantes mostraron mucho interés, incluso incluso aquellos que inicialmente estaban desinteresados.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDSON DE OLIVEIRA COSTA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2018.pdfEdson de Oliveira Costa - TCC Licenciatura em Química CES 2018954.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.