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Title: Os gêneros do discurso e o ensino-aprendizagem de leitura no livro didático de português: historicização e desistoricização da linguagem e dos sujeitos.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Tassiana Braga.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Washington Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macêdo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, Maria de Fátima.
Keywords: Historicização;Desistoricização;Linguagem;Sujeitos;Gêneros do discurso;Ensino-aprendizagem;Livro didático;Língua portuguesa;Análise do discurso;Sujeito-leitor;Historicization;De-historicization;Language;Subjects;Discourse Genres;Teaching-learning;Textbook;Portuguese language;Speech analysis;Subject-reader
Issue Date: 30-Nov-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, T. B. Os gêneros do discurso e o ensino-aprendizagem de leitura no livro didático de português: historicização e desistoricização da linguagem e dos sujeitos. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa tem por objetivo geral investigar, no discurso dos livros didáticos do ensino fundamental II, a abordagem dos gêneros do discurso como objeto de ensino-aprendizagem de leitura, tendo em vista a questão da constituição histórica de sujeitos e sentidos, especialmente do sujeito-leitor e da leitura. De modo a nortear a investigação, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) analisar a produção de sentidos para a leitura e o sujeito leitor, no que se refere a historicidade desses conceitos; b) identificar efeitos de sentido relativos ao papel do professor na mediação do processo de ensino-aprendizagem de leitura; e c) discutir as implicações dos sentidos e efeitos identificados para um modelo teórico de ensino-aprendizagem da leitura que contemple a historicidade da linguagem e dos sujeitos. Para alcançar nossos objetivos específicos, focalizamos nossa análise sobre a abordagem dos gêneros discursivos orais e suas respectivas atividades presentes nos livros didáticos de duas coleções: o gênero Entrevista, na coleção Português: Dialogando com textos, estudado na seção Reinvenção, do volume do 6º ano; os gêneros Entrevista, Seminário eDebate Regrado, na coleção EJA Moderna da seção Para estudar o gênero, dos volumes do 8º e 9º anos. A análise dos dados foi realizada em duas etapas: a) na primeira, foi feita uma apresentação preliminar da questão da historicidade da linguagem e dos sujeitos (aprendiz e professor) no discurso pedagógico dos LDPs, a partir do discursos do manual do professor e da apresentação de cada coleção selecionada; b) na segunda, delineamos a abordagem da questão da historicidade da linguagem e do sujeito como prática pedagógica nas atividades didáticas de leitura dos gêneros selecionados. A análise permitiu a identificação de uma macroestratégia didático-discursiva comum às duas coleções: O estudo do gênero. A partir da nossa análise constatamos que o tratamento do gênero entrevista na coleção Português: dialogando com textos trata o sujeito-aluno como um sujeito-produtor de textos que detém todo o conhecimento necessário para tal fato. Percebemos também que a coleção não trabalha com atividades que dizem respeito ao gênero entrevista, apenas menciona os textos que foram trabalhados ao longo da unidade. Isso demonstra que o discurso ressoa pelo escanteio do gênero em questão e não considera a historicidade do sujeito-leitor. Já na coleção EJA Moderna os sentidos da leitura estão ligados à historicidade do gênero entrevista enquanto prática social de linguagem, ou seja, os sujeitos-autores (entrevistador/ entrevistado) e os efeitos-leitores produzem uma imagem de leitura como prática social específica que serve a discussão de temas contemporâneos. O gênero seminário foi apresentado de modo mais resumido, entretanto os discursos afirmam a importância da formação de sujeitos-alunos leitores e escritores, não apenas conhecedores das estruturas articulares ao gênero, mas sim de sujeitos capazes de através de sua historicidade desenvolver sua capacidade de compreensão e similaridade com o novo. Por fim, foi constatado que na abordagem do gênero debate, o discurso do LDP da coleção EJA Modernaressoa transversalmente pela renovação no que se trata da representação da historicidade do sujeito-leitor, já que aborda a forma rígida das estruturas particulares ao gênero e preserva a memória discursiva do aluno, não estigmatizando a historicidade do sujeito-leitor, pois os saberes materializados no manual didático analisado marcam uma indicação ao posicionamento discursivo do sujeito-aprendiz. A investigação empreendida sobre a abordagem do estudo do gênero do discurso no livro didático do ensino fundamental permitiu verificar com esse estudo a possibilidade de avaliação sobre o modo como os conhecimentos teóricos e pedagógicos sobre gêneros do discurso são incorporados pelo discurso do livro didático, já que essa abordagem se desenvolve a partir de processos complexos, tensos, de historicização e desistoricização de sujeitos e sentidos, isto é, mediante produção de efeitos contraditórios de afirmação e apagamento da historicidade da linguagem e dos sujeitos.
Abstract: This research has the general objective to investigate, in the discourse of textbooks of elementary school II, the approach of discourse genres as an object of reading teaching and learning, considering the historical constitution of subjects and senses, especially the subject- Reader and reading. In order to guide the investigation, the following specific objectives were established: a) to analyze the production of meanings for reading and the reader-subject, as far as the historicity of these concepts is concerned; B) identify meaning effects related to the role of the teacher in the mediation of the teaching-learning process of reading; And c) discuss the implications of the senses and effects identified for a theoretical model of teaching-learning reading that contemplates the historicity of language and subjects. In order to reach our specific objectives, we focus our analysis on the approach of oral discursive genres and their respective activities present in the textbooks of the two collections: the genre Interview, in the Portuguese collection: Dialogando com texto, studied in the Reinvention section , Of the 6th year volume; The genres Interview, Seminar and Debate Regrado, in the collection EJA Modern of the section To study the genre, of the volumes of the 8th and 9th years. The analysis of the data was carried out in two stages: a) in the first, a preliminary presentation was made on the historicity of language and subjects (learner and teacher) in the pedagogical discourse of LDPs, from the discourses of the teacher's manual and Presentation of each selected collection; B) In the second, we outline the approach to the question of the historicity of language and the subject as a pedagogical practice in reading didactic activities of the selected genres. The analysis allowed the identification of a didactic-discursive macro strategy common to the two collections: The study of the genre. From our analysis we perceive that the treatment of the interview in the Portuguese collection: dialoguing with texts treats the subject-student as a subject-producer of texts that holds all the necessary knowledge for that fact. We also noticed that the collection does not work with activities that relate to the genre interview, only mentions the texts that were worked throughout the unit. This demonstrates that the discourse resounds by the slant of the genre in question and does not consider the historicity of the subject-reader. Already in the EJA Modern collection the senses of reading are linked to the historicity of the interview as a social practice of language, ie, the subject-authors (interviewer / interviewee) and the effects-readers produces a reading image as a social specific The discussion of contemporary themes. The seminar genre was presented in a more summarized way, however, the discourses affirm the importance of the formation of subjects-students-writers, not only knowledgeable about the particular structures to the genre, but of subjects capable of through their historicity to Develop their capacity to understand and similarity with the new. Finally, we see that in the approach of the debate genre, the discourse of the LDP of the Modern EJA collection resonates transversally by the renewal in what concerns the representation of the historicity of the reader-subject, since it addresses the rigid form of the Particularly structures to the genre and preserves the memory of the student, not stigmatizing the historicity of the reader-subject, since the knowledge materialized in the didactic manual analyzed marks an indication to the discursive positioning of the subject-apprentice. The research undertaken on the approach to the study of the genre of discourse in the textbook of elementary education allowed us to verify with this study the possibility of evaluating how the theoretical and pedagogical knowledge about genres of discourse are incorporated by discourse of the textbook, since This approach develops from complex, tense processes of historicization and de-historicization of subjects and senses, that is, through the production of contradictory effects of affirmation and erasure of the historicity of language and subjects.
Keywords: Historicização
Desistoricização
Linguagem
Sujeitos
Gêneros do discurso
Ensino-aprendizagem
Livro didático
Língua portuguesa
Análise do discurso
Sujeito-leitor
Historicization
De-historicization
Language
Subjects
Discourse Genres
Teaching-learning
Textbook
Portuguese language
Speech analysis
Subject-reader
???metadata.dc.subject.cnpq???: Language
Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2413
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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