Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2413
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, T. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7211714231466803pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Washington Silva de.-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, W. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286804892761462pt_BR
dc.contributor.referee1REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macêdo.-
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Maria de Fátima.-
dc.description.resumoEssa pesquisa tem por objetivo geral investigar, no discurso dos livros didáticos do ensino fundamental II, a abordagem dos gêneros do discurso como objeto de ensino-aprendizagem de leitura, tendo em vista a questão da constituição histórica de sujeitos e sentidos, especialmente do sujeito-leitor e da leitura. De modo a nortear a investigação, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) analisar a produção de sentidos para a leitura e o sujeito leitor, no que se refere a historicidade desses conceitos; b) identificar efeitos de sentido relativos ao papel do professor na mediação do processo de ensino-aprendizagem de leitura; e c) discutir as implicações dos sentidos e efeitos identificados para um modelo teórico de ensino-aprendizagem da leitura que contemple a historicidade da linguagem e dos sujeitos. Para alcançar nossos objetivos específicos, focalizamos nossa análise sobre a abordagem dos gêneros discursivos orais e suas respectivas atividades presentes nos livros didáticos de duas coleções: o gênero Entrevista, na coleção Português: Dialogando com textos, estudado na seção Reinvenção, do volume do 6º ano; os gêneros Entrevista, Seminário eDebate Regrado, na coleção EJA Moderna da seção Para estudar o gênero, dos volumes do 8º e 9º anos. A análise dos dados foi realizada em duas etapas: a) na primeira, foi feita uma apresentação preliminar da questão da historicidade da linguagem e dos sujeitos (aprendiz e professor) no discurso pedagógico dos LDPs, a partir do discursos do manual do professor e da apresentação de cada coleção selecionada; b) na segunda, delineamos a abordagem da questão da historicidade da linguagem e do sujeito como prática pedagógica nas atividades didáticas de leitura dos gêneros selecionados. A análise permitiu a identificação de uma macroestratégia didático-discursiva comum às duas coleções: O estudo do gênero. A partir da nossa análise constatamos que o tratamento do gênero entrevista na coleção Português: dialogando com textos trata o sujeito-aluno como um sujeito-produtor de textos que detém todo o conhecimento necessário para tal fato. Percebemos também que a coleção não trabalha com atividades que dizem respeito ao gênero entrevista, apenas menciona os textos que foram trabalhados ao longo da unidade. Isso demonstra que o discurso ressoa pelo escanteio do gênero em questão e não considera a historicidade do sujeito-leitor. Já na coleção EJA Moderna os sentidos da leitura estão ligados à historicidade do gênero entrevista enquanto prática social de linguagem, ou seja, os sujeitos-autores (entrevistador/ entrevistado) e os efeitos-leitores produzem uma imagem de leitura como prática social específica que serve a discussão de temas contemporâneos. O gênero seminário foi apresentado de modo mais resumido, entretanto os discursos afirmam a importância da formação de sujeitos-alunos leitores e escritores, não apenas conhecedores das estruturas articulares ao gênero, mas sim de sujeitos capazes de através de sua historicidade desenvolver sua capacidade de compreensão e similaridade com o novo. Por fim, foi constatado que na abordagem do gênero debate, o discurso do LDP da coleção EJA Modernaressoa transversalmente pela renovação no que se trata da representação da historicidade do sujeito-leitor, já que aborda a forma rígida das estruturas particulares ao gênero e preserva a memória discursiva do aluno, não estigmatizando a historicidade do sujeito-leitor, pois os saberes materializados no manual didático analisado marcam uma indicação ao posicionamento discursivo do sujeito-aprendiz. A investigação empreendida sobre a abordagem do estudo do gênero do discurso no livro didático do ensino fundamental permitiu verificar com esse estudo a possibilidade de avaliação sobre o modo como os conhecimentos teóricos e pedagógicos sobre gêneros do discurso são incorporados pelo discurso do livro didático, já que essa abordagem se desenvolve a partir de processos complexos, tensos, de historicização e desistoricização de sujeitos e sentidos, isto é, mediante produção de efeitos contraditórios de afirmação e apagamento da historicidade da linguagem e dos sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLanguagept_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleOs gêneros do discurso e o ensino-aprendizagem de leitura no livro didático de português: historicização e desistoricização da linguagem e dos sujeitos.pt_BR
dc.date.issued2016-11-30-
dc.description.abstractThis research has the general objective to investigate, in the discourse of textbooks of elementary school II, the approach of discourse genres as an object of reading teaching and learning, considering the historical constitution of subjects and senses, especially the subject- Reader and reading. In order to guide the investigation, the following specific objectives were established: a) to analyze the production of meanings for reading and the reader-subject, as far as the historicity of these concepts is concerned; B) identify meaning effects related to the role of the teacher in the mediation of the teaching-learning process of reading; And c) discuss the implications of the senses and effects identified for a theoretical model of teaching-learning reading that contemplates the historicity of language and subjects. In order to reach our specific objectives, we focus our analysis on the approach of oral discursive genres and their respective activities present in the textbooks of the two collections: the genre Interview, in the Portuguese collection: Dialogando com texto, studied in the Reinvention section , Of the 6th year volume; The genres Interview, Seminar and Debate Regrado, in the collection EJA Modern of the section To study the genre, of the volumes of the 8th and 9th years. The analysis of the data was carried out in two stages: a) in the first, a preliminary presentation was made on the historicity of language and subjects (learner and teacher) in the pedagogical discourse of LDPs, from the discourses of the teacher's manual and Presentation of each selected collection; B) In the second, we outline the approach to the question of the historicity of language and the subject as a pedagogical practice in reading didactic activities of the selected genres. The analysis allowed the identification of a didactic-discursive macro strategy common to the two collections: The study of the genre. From our analysis we perceive that the treatment of the interview in the Portuguese collection: dialoguing with texts treats the subject-student as a subject-producer of texts that holds all the necessary knowledge for that fact. We also noticed that the collection does not work with activities that relate to the genre interview, only mentions the texts that were worked throughout the unit. This demonstrates that the discourse resounds by the slant of the genre in question and does not consider the historicity of the subject-reader. Already in the EJA Modern collection the senses of reading are linked to the historicity of the interview as a social practice of language, ie, the subject-authors (interviewer / interviewee) and the effects-readers produces a reading image as a social specific The discussion of contemporary themes. The seminar genre was presented in a more summarized way, however, the discourses affirm the importance of the formation of subjects-students-writers, not only knowledgeable about the particular structures to the genre, but of subjects capable of through their historicity to Develop their capacity to understand and similarity with the new. Finally, we see that in the approach of the debate genre, the discourse of the LDP of the Modern EJA collection resonates transversally by the renewal in what concerns the representation of the historicity of the reader-subject, since it addresses the rigid form of the Particularly structures to the genre and preserves the memory of the student, not stigmatizing the historicity of the reader-subject, since the knowledge materialized in the didactic manual analyzed marks an indication to the discursive positioning of the subject-apprentice. The research undertaken on the approach to the study of the genre of discourse in the textbook of elementary education allowed us to verify with this study the possibility of evaluating how the theoretical and pedagogical knowledge about genres of discourse are incorporated by discourse of the textbook, since This approach develops from complex, tense processes of historicization and de-historicization of subjects and senses, that is, through the production of contradictory effects of affirmation and erasure of the historicity of language and subjects.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2413-
dc.date.accessioned2018-12-18T18:02:49Z-
dc.date.available2018-12-18-
dc.date.available2018-12-18T18:02:49Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectHistoricizaçãopt_BR
dc.subjectDesistoricizaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectSujeitospt_BR
dc.subjectGêneros do discursopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectSujeito-leitorpt_BR
dc.subjectHistoricizationpt_BR
dc.subjectDe-historicizationpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectSubjectspt_BR
dc.subjectDiscourse Genrespt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectSpeech analysispt_BR
dc.subjectSubject-readerpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Tassiana Braga.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, T. B. Os gêneros do discurso e o ensino-aprendizagem de leitura no livro didático de português: historicização e desistoricização da linguagem e dos sujeitos. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2413pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TASSIANA BRAGA RODRIGUES – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2016.pdfTassiana Braga Rodrigues - Dissertação PPGLE CH 201624.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.