Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, F. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1709023980804889pt_BR
dc.contributor.advisor1PINHEIRO-MARIZ, Josilene.-
dc.contributor.advisor1IDPINHEIRO-MARIZ, J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4945243844289619pt_BR
dc.contributor.advisor-co1QUEIROZ, Amarino Oliveira de.-
dc.contributor.advisor-co1IDQUEIROZ, A. O.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3329747188657888pt_BR
dc.contributor.referee1NÓBREGA, Maria Marta dos S. Silva.-
dc.contributor.referee2BONGESTAB, Cristina.-
dc.contributor.referee3ALVES, Wanderlan da Silva.-
dc.description.resumoPartilhamos da percepção de que o texto literário é capaz de proporcionar ao homem um aprendizado que vai além do conhecimento acadêmico. Com ele é possível despertar olhares múltiplos, questionadores, que instigam o pensamento a uma reflexão crítica e apurada. Através da Literatura, é possível que o homem se torne mais humano e reconheça seu papel na sociedade, uma vez que o texto literário pode proporcionar a ideia de reconhecimento do outro e de si mesmo. Assim, pensando em uma literatura no contexto de ensino de uma língua estrangeira, podemos afirmar que o professor tem a oportunidade de levar a seus alunos a experiência de conhecer e vivenciar a cultura do outro. Por essa razão, a relevância do presente estudo está no fato de compreender a importância do cumprimento de duas Leis federais brasileiras referentes ao ensino: a primeira, é a Lei 11.161/05, que torna obrigatória a oferta do ensino do ELE (espanhol como língua estrangeira) nos currículos plenos do Ensino Médio; e, a segunda, a Lei nº 10.639/03, que ressalta e reforça a importância de se trabalhar na Educação Básica a história e a cultura africana e afrobrasileira. Considerando essa situação nacional, nosso objetivo é instigar uma reflexão sobre o ensino do ELE, intermediada pelo romance El corazón de los pájaros, da escritora contemporânea guinéu-equatoriana, Elza Lópes, promovendo reflexões sobre a cultura africana de língua espanhola. Tal escolha se dá pela importância dessa obra literária como uma escrita memorial podendo ser, também, uma expressão da necessidade coletiva de recriar literariamente um passado não muito distante, em que a presença do colonizador do século XIX marcou a história daquele continente. Para nossas reflexões, apoiamo-nos em Queiroz (2007), Ngom (2010) e Ndongo-Bidyogo (2000) abordando suas contribuições a respeito das literaturas hispanoafricanas; Brait (2013) (2012) por defender a indissociabilidade do ensino de língua e literatura; Hall (2014) no intuito de refletir sobre a identidade do sujeito na pós-modernidade e por fim, Spivak (2010) em suas reflexões acerca da subalternidade pelo viés de consequências do pós-colonialismo. A partir do referido romance, identificamos e refletimos sobre os traços de uma identidade subalterna que fez e/ou se faz presente na história da Guiné Equatorial, sendo, portanto, uma discussão indispensável para o cumprimento das Leis Federais, no que diz respeito ao ensino do ELE no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.titleRecortes da memória em El corazón de los pájaros, de Elsa López: caminhos para o ensino das literaturas hispanoafricanas em aulas de ELE.pt_BR
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2414-
dc.date.accessioned2018-12-19T15:05:43Z-
dc.date.available2018-12-19-
dc.date.available2018-12-19T15:05:43Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.subjectMemórias de Elsa Lópezpt_BR
dc.subjectLiteraturas Hispanoafricanaspt_BR
dc.subjectGuiné Equatorialpt_BR
dc.subjectMemories of Elsa Lópezpt_BR
dc.subjectHispanic-African Literaturespt_BR
dc.subjectEquatorial Guineapt_BR
dc.subjectELEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Flávia Pompeu.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRecortes de la memoria en El corazón de los pájaros, Elsa López: caminos para la enseñanza de la literatura hispanoafricana en las clases de ELE.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationPINHEIRO-MARIZ, J. Recortes da memória em el corazón de los pájaros, de Elsa López: caminhos para o ensino das literaturas hispanoafricanas em aulas de ELE. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2414pt_BR
dc.description.resumenCompartimos la percepción de que el texto literario es capaz de dar al hombre una experiencia de aprendizaje que va más allá del conocimiento académico. Es posible despertar múltiples miradas interrogadoras, que impulsan a pensar una reflexión crítica y precisa. A través de la literatura, es posible que el hombre se haga más humano y reconozca su papel en la sociedad, ya que el texto literario puede proporcionar la idea de reconoc imiento del otro y de sí mismo. Así, al pensar una literatura en el contexto de la enseñanza de un idioma extranjero, podemos decir que el profesor tiene la oportunidad de llevar a sus estudiantes la experiencia de conocer y experimentar la cultura de l otro. Por lo tanto, la importancia de este estudio radica en el hecho de comprender la importancia del cumplimiento de las dos leyes federales brasileñas relacionadas con la educación: la primera es la Ley 11.161/05, que obliga a la prestación de la enseñanza del ELE (español como lengua extranjera) en el plan de estudios completo de la escuela secundaria; segunda, la Ley N ° 10.639/03, que enfatiza y refuerza la importancia de tratar de la historia y cultura africana afro-brasileña en la educación básica. Teniendo en cuenta esta situación nacional, nuestro objetivo es proponer una reflexión sobre la enseñanza de ELE, con la mediación de la novela El corazón de los Pájaros, de la escritora contemporánea Guinea-ecuatoriana, Elza Lopes, promoviendo una reflexión sobre la cultura africana en español. Esta elección se debe a la importancia de esta obra literaria como un escrito memorial que puede ser también una expresión de la necesidad colectiva de recrear literariamente un pasado no muy lejano, donde la presencia de la colonización del siglo XIX marcó la historia de ese continente. Para nuestro estudio, nos apoyamos en Queiroz (2007), Ngom (2010) y Ndongo-Bidyogo (2000) frente a sus contribuciones sobre las literaturas hispanoafricanas; Brait (2013) (2012) para defender la inseparabilidad de la lengua y la enseñanza de la literatura; Hall (2014) con el fin de reflexionar sobre la identidad del sujeto en la posmodernidad y, finalmente Spivak (2010) en sus reflexiones sobre el subalterno por el sesgo de consecuencias pos-coloniales. A partir de dicha novela, identificamos y reflexionamos sobre los rasgos de una identidad subalternad que se hizo y/o está presente en la historia de Guinea Ecuatorial, un debate indispensable para el cumplimiento de las leyes federales, con respecto para la educación de ELE en Brasil.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIA POMPEU ALVES – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2016.pdfFlávia Pompeu Alves - Dissertação PPGLE CH 20161.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.