Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24166
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBORGES JUNIOR, A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176349141497476pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, Glageane da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane Da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Jussiê Ubaldo da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, J. U.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3028612736218078pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Edna Cordeiro de.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee2IDDE SOUZA, EDNA CORDEIROpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130264058594944pt_BR
dc.description.resumoO lúdico contribui para inovação do modelo de educação tradicional, é capaz de cooperar para motivar os discentes no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, bem como, favorece o envolvimento dos mesmos com profundidade nos conteúdos abordados em sala de aula. Entre as diferentes abordagens lúdicas destaca-se a utilização dos jogos como ferramenta de ensino da matemática, a qual é capaz de beneficiar os alunos no absolver dos conteúdos didáticos ministrados em sala de aula. Como o escopo deste trabalho tem que conceituar os jogos e estabelecer sua importância no ensino da matemática, além de discorrer sobre as contribuições dos jogos matemáticos como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem do aluno. O presente estudo constitui-se de uma revisão de literatura com a identificação de produções acadêmicas sobre o tema, tal pesquisa propõe-se ao aprofundamento sobre o assunto abordado, através da leitura, análise e apresentação dos achados na literatura, e ainda, sumarizar as pesquisas já concluídas e a partir delas reunir conclusões científicas. Os jogos são capazes de desenvolver conceitos através do ensino multidisciplinar utilizando-se de uma abordagem construtiva do conhecimento, descobridora e ampliadora de habilidades, podendo privilegiar as diversas ciências, e especialmente, a matemática. A educação poderá ser favorecida uma vez que os jogos podem representar um fenômeno social e também pedagógico. Os jogos matemáticos mostram-se capazes de facilitar o aprendizado dos alunos, pelo papel protagonista que o discente desenvolve na construção de conhecimentos e saberes. A participação de alunos nas aulas dinamizadas e lúdicas poderá despertar melhores resultados na construção e estruturação de conhecimentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleOs jogos matemáticos como ferramenta de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe ludic contributes to the innovation of the traditional education model, is able to cooperate to motivate students in the development of meaningful learning, as well as, favors their involvement in depth in the contents covered in the classroom classroom. Among the different playful approaches, the use of games as a tool stands out. teaching mathematics, which is capable of benefiting students in the absolves of the contents didactics taught in the classroom. As the scope of this work has to conceptualize the games and establish its importance in the teaching of mathematics, in addition to discussing the contributions of mathematical games as a tool in the student's teaching and learning process. O The present study consists of a literature review with the identification of productions academics on the subject, such research proposes to deepen the subject addressed, through the reading, analysis and presentation of the findings in the literature, and also, to summarize the already concluded researches and from them to gather scientific conclusions. Games are able to to develop concepts through multidisciplinary teaching using an approach constructive knowledge, discoverer and expander of abilities, being able to privilege the various sciences, and especially mathematics. Education may be favored as it Games can represent a social and also a pedagogical phenomenon. the math games are capable of facilitating student learning, due to the protagonist role that the student develops in the construction of knowledge and knowledge. Student participation in classes dynamized and playful activities can bring about better results in the construction and structuring of knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24166-
dc.date.accessioned2022-03-28T13:00:26Z-
dc.date.available2022-03-28-
dc.date.available2022-03-28T13:00:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectJogos Matemáticos – Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectJogos Educativos – Diversãopt_BR
dc.subjectMathematics – Study and Teachingpt_BR
dc.subjectMathematical Games - Teaching and Learningpt_BR
dc.subjectEducational Games - Funpt_BR
dc.subjectMatemáticas – Estudio y Enseñanzapt_BR
dc.subjectJuegos Matemáticos - Enseñanza y Aprendiendopt_BR
dc.subjectJuegos Educativos - Diversiónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBORGES JUNIOR, Antônio.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMathematical games as a teaching and learning toolpt_BR
dc.title.alternativeLos juegos matemáticos como herramienta de enseñanza y aprendizaje.pt_BR
dc.identifier.citationBORGES JUNIOR, Antônio. Os jogos matemáticos como ferramenta de ensino e aprendizagem. 2018. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumenLo lúdico contribuye a la innovación del modelo educativo tradicional, es capaz de cooperar para motivar a los estudiantes en el desarrollo de aprendizajes significativos, así como, favorece su implicación en profundidad en los contenidos tratados en el aula salón de clases. Entre los diferentes enfoques lúdicos destaca el uso del juego como herramienta. enseñanza de las matemáticas, que es capaz de beneficiar a los estudiantes en la absolución de los contenidos didáctica impartida en el aula. Como el alcance de este trabajo tiene que conceptualizar los juegos y establecer su importancia en la enseñanza de las matemáticas, además de discutir los aportes de los juegos matemáticos como herramienta en el proceso de enseñanza y aprendizaje del estudiante. O El presente estudio consiste en una revisión bibliográfica con la identificación de producciones académicos sobre el tema, dicha investigación se propone profundizar en el tema abordado, a través de la lectura, análisis y presentación de los hallazgos en la literatura, y también, para resumir los investigaciones ya concluidas y de ellas sacar conclusiones científicas. Los juegos son capaces de desarrollar conceptos a través de la enseñanza multidisciplinar utilizando un enfoque conocimiento constructivo, descubridor y expansor de habilidades, pudiendo privilegiar la varias ciencias, y especialmente las matemáticas. La educación puede ser favorecida ya que Los juegos pueden representar un fenómeno social y también pedagógico. los juegos de matematicas son capaces de facilitar el aprendizaje de los estudiantes, debido al papel protagónico que el alumno se desarrolla en la construcción de saberes y saberes. Participación de los estudiantes en las clases. actividades dinamizadas y lúdicas pueden traer mejores resultados en la construcción y estructuración de conocimiento.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTÔNIO BORGES JUNIOR - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2018.pdfAntônio Borges Junior - TCC Licenciatura em Matemática CES 2018319.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.