Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2416
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2284877046808242pt_BR
dc.contributor.advisor1NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.contributor.advisor1IDNOBREGA, M. M. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2123326909056011pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.referee2GUIMARÃES, Kalina Naro.-
dc.description.resumoA pesquisa teve por objetivo verificar as modificações na percepção social do idoso em alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, durante o processo de apreciação de poemas infantis. A pesquisa se dividiu em três momentos: o primeiro, de cunho teórico-crítico, está exposto nos dois capítulos iniciais. O primeiro capítulo contempla reflexões acerca da poesia enquanto conhecimento (BOSI, 1996; OLIVEIRA, 2013); da natureza do gênero lírico (DUFRENNE, 1969); da função social da poesia (ELIOT, 1991); e da poesia infantil e suas peculiaridades (AGUIAR, 2001; BORDINI, 1986, 2003; PINHEIRO, 2007, 2010; e SILVA, 2010). Já o segundo capítulo, traz um breve histórico dos estudos voltados para a Percepção Social (ÁLVARO & GARRIDO, 2006; RODRIGUES et al, 1999) e Representação Social (CHARLES & SILVA, 1998; MOSCOVICI, 1978), bem como para a situação do idoso no mundo (FERRETO, 2010; MENDES, 2012; MERCADANTE, 2010). O segundo momento desta pesquisa contempla o terceiro capítulo, no qual são analisadas as representações do idoso em poemas infantis modernos e contemporâneos. O terceiro momento, exposto no quarto capítulo deste trabalho, além de traçar os caminhos metodológicos para a realização da intervenção em sala de aula, consiste de uma pesquisa-ação, na qual a prática de ensino da poesia, baseada em metodologias que se ancoraram em Leitura Compartilhada (COLOMER, 2007), se faz o nosso objeto de estudo. Em resposta à pergunta norteadora desta pesquisa – aliada a metodologias de ensino que estejam ancoradas em Leitura Compartilhada, a poesia Infantil pode modificar a percepção social de determinada comunidade de leitores sobre o idoso? – os resultados demonstram que a apreciação de poemas infantis podem modificar a percepção dos alunos leitores, pois possui grande potencial para uma percepção social dignificante e a valorização do idoso por parte dos discentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqTeoria Literáriapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titlePoesia infantil e leitura compartilhada: uma metodologia possível para a percepção do idoso em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2016-07-28-
dc.description.abstractThe research aimed to verify the changes in the social perception of the elderly in students in a class in the 6th grade of elementary school, during the process of assessment of children's poems. The research was divided into three stages: the first, theoretical and critical nature, is exposed in the first two chapters. The first chapter includes reflections on poetry as knowledge (BOSI, 1996; OLIVEIRA, 2013); the nature of the lyric genre (DUFRENNE, 1969); the social function of poetry (ELIOT, 1991); and children's poetry and its peculiarities (AGUIAR, 2001; BORDINI 1986, 2003; PINHEIRO, 2007, 2010; and SILVA, 2010). The second chapter presents a brief history of studies into the Social Perception (ALVARO & GARRIDO, 2006; RODRIGUES et al, 1999) and Social Representation (CHARLES & SILVA, 1998; MOSCOVICI, 1978) as well as the situation of elderly in the world (FERRETO, 2010; MENDES, 2012; MERCADANTE, 2010). The second phase of this research includes the third chapter, which analyzes the representations of the elderly in modern and contemporary children's poems. The third moment, exposed in the fourth chapter of this work, in addition to showing the methodological approaches to performing intervention in the classroom consists of an action research, in which the practice of poetry teaching, based on methodologies which are anchored in Shared reading (COLOMER, 2007), constitutes our object of study. In response to the central question of this research - combined with teaching methodologies that are anchored in shared reading, the Children's poetry can change the social perception of certain readers community about the elderly? - The results show that the assessment of children's poems can change the perception of student readers because it has great potential for a dignified social perception and appreciation of the elderly by the students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2416-
dc.date.accessioned2018-12-19T15:39:10Z-
dc.date.available2018-12-19-
dc.date.available2018-12-19T15:39:10Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPoesia infantilpt_BR
dc.subjectLeitura compartilhadapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectChildren's Poetrypt_BR
dc.subjectShared readingpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectLiterature teachingpt_BR
dc.subjectOld manpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Jéssica Amanda de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationSILVA, J. A. de S. Poesia infantil e leitura compartilhada: uma metodologia possível para a percepção do idoso em sala de aula. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2416http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2416pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA AMANDA DE SOUZA SILVA – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2016.pdfJéssica Amanda de Souza Silva - Dissertação PPGLE CH 20161.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.