Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2417
Title: Sobre o ensino das literaturas africanas lusófonas na formação inicial docente: uma estratégia com os círculos de leitura a partir de Terra sonâmbula, de Mia Couto.
???metadata.dc.creator???: LIMA, José Augusto Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SILVA, Márcia Tavares.
Keywords: Docentes;Círculos de Leitura;Mia Couto;Pós-Colonialismo;Literaturas Africanas;Lusofonia;Ensino de Literatura;Teachers;Reading Circles;Postcolonialism;African Literatures;Lusophony;Literature Teaching
Issue Date: Jul-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, J. A. S. Sobre o ensino das literaturas africanas lusófonas na formação inicial docente: uma estratégia com os círculos de leitura a partir de Terra sonâmbula, de Mia Couto. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2417
???metadata.dc.description.resumo???: A aprovação da Lei 10.639/03-MEC torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas públicas e particulares, do ensino fundamental até o médio. A inserção das literaturas africanas lusófonas nas salas de aula do Brasil é ponto de partida para o envolvimento dos sujeitos em formação em um contexto que deve estimular a noção de diversidade cultural (NÓBREGA, 2014). Esta pesquisa envereda pelos limites dos estudos literários póscoloniais atrelados às reflexões acerca do ensino das literaturas africanas lusófonas. A partir de seu caráter interventivo, por se tratar de uma pesquisa-ação, buscou-se como principal objetivo: Refletir acerca das abordagens das Literaturas africanas lusófonas na formação inicial de graduandos em Letras da UFCG, a partir da obra Terra sonâmbula, de Mia Couto, visando desenvolver uma prática metodológica com Círculos de Leitura (COSSON, 2014) que aponte para a ampliação do repertório de leituras no aprimoramento dos saberes docentes. Nessa perspectiva, a abordagem de um romance moçambicano pela metodologia dos Círculos de Leitura pode proporcionar ao leitor uma experiência estética relevante em que os registros subjetivos se fundamentem na construção de diários de leitura. Os resultados desse olhar acerca da realidade estão categorizados a partir das experiências de leitura subjetivas registradas nos diários (ROUXEL, 2014). Por esse prisma, torna-se relevante a consideração da formação do docente como mediador diante dos enfrentamentos entre sujeitos nas salas de aula. Essas reflexões estão baseadas nas teorias de HALL, 2013; 2014; BONNICI, 2013; LEITE, 2013; BHABHA, 2013; SAID, 2011; FOUCAULT, 2014; RIOS, 2007; entre outros.
Abstract: The approval of Law 10.639 / 03-MEC, makes it mandatory the teaching of history and African-Brazilian and African culture in all public and private schools, from elementary school through high school. The inclusion of Lusophone African literatures in the classrooms of Brazil is the starting point for the involvement of subjects in training in a context that should stimulate the notion of cultural diversity (NÓBREGA, 2014). This research goes through the limits of postcolonial literary studies linked to reflections on the teaching of Lusophone African literatures. From its interventionist character, because it is an action research, we sought to the main objective: To reflect on the approaches of Lusophone African Literatures in initial training of graduate students in Arts UFCG, from Earth sle epwalker work of Mia Couto, aiming to develop a methodological practice with Reading Circles (COSSON, 2014) that aims to expand the repertoire of readings in the improvement of teaching knowledge. In this perspective, the approach of a Mozambican novel by the Reading Circles methodology can provide the reader with an important aesthetic experience in which subjective records were based on the construction of reading daily. The results of this look about reality are categorized from subjective reading experiences recorded in diaries (ROUXEL, 2014). From this perspective, it is relevant to consider the teacher formation as a mediator before the confrontation between subjects in the classroom. These reflections are based on the theories of HALL, 2013; 2014; BONNICI, 2013; LEITE, 2013; BHABHA, 2013; SAID, 2011; FOUCAULT, 2014; RIOS, 2007; among others.
Keywords: Docentes
Círculos de Leitura
Mia Couto
Pós-Colonialismo
Literaturas Africanas
Lusofonia
Ensino de Literatura
Teachers
Reading Circles
Postcolonialism
African Literatures
Lusophony
Literature Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literaturas Estrangeiras Modernas
Teoria e Análise Lingüística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2417
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ AUGUSTO SOARES LIMA – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2016.pdfJosé Augusto Soares Lima - Dissertação PPGLE CH 2016780.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.