Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24179
Title: O estágio curricular supervisionado no ensino de ciências em uma escola no Município de Cuité (PB).
Other Titles: The supervised curricular internship in science teaching in a school in the city of Cuité (PB).
La pasantía curricular supervisada en la enseñanza de las ciencias en una escuela de la ciudad de Cuité (PB).
???metadata.dc.creator???: COSTA NETO, José Xavier da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GIESTA, Letícia Caporlíngua.
Keywords: Estágio supervisionado;Educação básica;Ciências;Formação de professores;Prática investigativa;Supervised internship;Basic education;Science;Teacher training;Investigative practice;Pasantía supervisada;Educación básica;Formación de profesores;Practica investigativa
Issue Date: 26-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA NETO, José Xavier da. O estágio curricular supervisionado no ensino de ciências em uma escola no Município de Cuité (PB). 2018. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O Estágio Curricular Supervisionado tem caráter fundamental nos cursos de licenciatura contribuindo para a formação dos professores, acredita-se que a partir dele acontece uma interação dinâmica entre todos os agentes envolvidos no processo educacional. Considerando a relevância de tal temática, é de grande valia um debate sobre as perspectivas que os estágios oferecem. Por esse princípio, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar o caso do Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Ciências na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, Cuité-PB, a partir da visão dos alunos das turmas de 8° ano, dos professores de Ciências e dos estagiários da graduação em Ciências Biológicas que desenvolveram suas atividades de estágio na escola. O desenvolvimento deste estudo de caso foi organizado em três seções, partindo da coleta de dados através da aplicação de questionários a esses alunos, seguido de questionários aos professores e análise pontual dos relatórios de estágio dos estagiários, com o intuito de identificar a prática do Estágio Curricular Supervisionado e a forma em que esse estágio está acontecendo na escola. Os resultados observados nesse trabalho mostram que os alunos percebem o estágio como ferramenta de formação e experiência profissional, os professores acreditam ser uma prática indispensável para uma boa formação e que contribuem com novas metodologias e os estagiários apontam a receptividade na escola como uma oportunidade para conhecer novas metodologias. Entretanto no contexto geral, foi observado algumas situações que podem ser melhoradas por todos os agentes envolvidos no estágio. São essas melhorias e mudanças que podem tornar a qualidade do estágio mais eficaz. Concluiu-se que se faz necessário aprofundar os estudos sobre a formação de professores, promovendo ensino teórico com ensino prático.
Abstract: The Supervised Curricular Internship has a fundamental character in undergraduate courses contributing to the formation of teachers, it is believed that from this happens a dynamic interaction between all the agents involved in the educational process. Considering the relevance of this subject, a debate about the perspectives that the stages offer is of great value. By this principle, the present research aims to investigate the case of the Supervised Curricular Internship in Science Teaching in the Andre Vidal de Negreiros State School of Elementary School, Cuite-PB, from the view of the students of the 8th grade class, science teachers and undergraduate biology trainees who developed their internship activities at school. The development of this case study was organized in three sections, starting with the collection of data through the application of questionnaires to these students, followed by questionnaires to the teachers and punctual analysis of the internships reports of the trainees, in order to identify the practice of the Internship Supervised Curriculum and the way this internship is taking place in school. The results observed in this work show that the students perceive the internship as a training tool and professional experience, the teachers believe to be an indispensable practice for a good training and that contribute with new methodologies and the trainees indicate the receptivity in the school as an opportunity to know new methodologies. However, in the general context, it was observed some situations that can be improved by all agents involved in the internship. It is these improvements and changes that can make the quality of the stage more effective. It was conclude that it is necessary to deepen the studies on the formation of teachers, promoting theoretical teaching with practice teaching.
???metadata.dc.description.resumen???: Las Prácticas Curriculares Supervisadas tienen un carácter fundamental en los cursos de grado contribuyendo a la formación de docentes, se cree que a partir de se produce una interacción dinámica entre todos los agentes que intervienen en el proceso. educativo. Considerando la relevancia de este tema, es de gran valor un debate sobre las perspectivas que ofrecen las pasantías. Por este principio, el presente Este trabajo de investigación tiene como objetivo indagar el caso de la Práctica Curricular Supervisado en Enseñanza de Ciencias en la Escuela Primaria Estatal André Vidal de Negreiros, Cuité-PB, en la mirada de los alumnos de 8º grado año, de profesores de Ciencias y pasantes de pregrado en Ciencias Biológica que desarrollaba sus actividades de pasantía en la escuela. O El desarrollo de este estudio de caso se organizó en tres secciones, a partir de la recolección de datos a través de la aplicación de cuestionarios a estos estudiantes, seguido de cuestionarios a docentes y análisis ad hoc de los informes de prácticas de los practicantes, con el fin de identificar la práctica de la Práctica Curricular Supervisada y la forma en que se está desarrollando esta etapa en la escuela. Los resultados observados en este trabajo muestran que los estudiantes perciben las prácticas como una herramienta para formación y experiencia profesional, los profesores creen que es una práctica indispensables para una buena formación y que aporten nuevas metodologías y los pasantes señalan la receptividad en la escuela como una oportunidad para descubrir nuevas metodologías. Sin embargo, en el contexto general, algunos situaciones que pueden ser mejoradas por todos los agentes implicados en las prácticas. Son estas mejoras y cambios los que pueden hacer que la calidad de la pasantía sea más eficaz. Se concluyó que es necesario profundizar los estudios sobre la formación de docentes, potenciando la enseñanza teórica con la enseñanza práctica.
Keywords: Estágio supervisionado
Educação básica
Ciências
Formação de professores
Prática investigativa
Supervised internship
Basic education
Science
Teacher training
Investigative practice
Pasantía supervisada
Educación básica
Formación de profesores
Practica investigativa
???metadata.dc.subject.cnpq???: Fundamentos da Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24179
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ XAVIER COSTA NETO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2018.pdfJosé Xavier da Costa Neto - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2018 702.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.