Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24188
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. B. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1827710500809916pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Marcus José Conceição.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Marcus J.C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756190207165922pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.contributor.referee2NURIT-SILVA, Kiriaki.-
dc.contributor.referee2IDNURIT-SILVA, K.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4749322211386675pt_BR
dc.description.resumoA Lagoa da Caraibeira localizada no município de Baraúna (PB) é fonte de achados fósseis importantes pertencentes a megafauna do Pleistoceno, de modo que este acontecimento se torna uma ótima ferramenta para trabalhar Paleontologia nas escolas do município e região. Partindo deste contexto, este trabalho trouxe uma proposta para trabalhar Paleontologia no terceiro ano do ensino médio buscando aplicar aulas das quais faça uso dos fósseis encontrados na Lagoa e outras ferramentas para auxiliar no processo. O presente estudo foi desenvolvido com alunos do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Severino Pereira Gomes, sendo nele ministradas aulas sobre o Pleistoceno contextualizando com ambiente da Lagoa da Caraibeira e o município, além de buscar experiências práticas visitando a Lagoa e ainda o laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité (PB), com o principal objetivo de mostrar a importância da valorização dos fósseis encontrados na cidade como patrimônio. Os procedimentos metodológicos desse estudo foram compostos de sete etapas em um período de 16 de Outubro à 01 de Novembro de 2018, começando pela aplicação de um questionário pré avaliativo, uma visita à Lagoa da Caraibeira, duas aulas teóricas, assim como a aplicação de um filme, além de visitar a Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cuité (PB) e por fim um questionário pós avaliativo, todas essas etapas buscando saber como seria a contribuição dos achados para o ensino de Paleontologia. Após as atividades concluídas observou-se que a Paleontologia ainda está em uma fase bem inicial nas escolas e é importante que se aprimore o ensino na área. Neste trabalho foi possível aplicar vários recursos de ensino tornando todas as etapas utilizadas para a elaboração do mesmo eficientes e muito satisfatórias, também observa-se que a utilização de fósseis como objetos auxiliadores em aulas de Paleontologia são bem apreciáveis. O uso de aulas diferenciadas e também com materiais relacionados ao tema são eficientes, principalmente com achados tão importantes encontrados no próprio município, portanto esse trabalho é de fundamental importância na divulgação da paleontologia para os alunos do ensino médio, e através deste, é possível observar o quanto a abordagem sobre o tema é escassa em qualquer etapa da educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPaleontologiapt_BR
dc.titleO pleistoceno em Baraúna-PB: a utilização de fósseis encontrados na Lagoa da Caraibeira como forma de trabalhar paleontologia no ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2018-12-06-
dc.description.abstractThe Lagoa da Caraibeira located in the municipality of Baraúna (PB) is a source of important fossil finds belonging to megafauna of the Pleistocene, so that this event becomes a great tool to work Paleontology in the schools of the municipality and region. From this context, this work brought a proposal to work Paleontology in the third year of high school seeking to apply classes that make use of the fossils found in Lagoa and other tools to assist in the process. The present study was developed with students of the third year of Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Severino Pereira Gomes, where he taught classes about the Pleistocene contextualizing with the environment of the Lagoa da Caraibeira and the municipality, as well as seeking practical experiences visiting the Lagoa and the Paleontology Laboratory Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité (PB), with the main objective of showing the importance of the valorization of the fossils found in the city as patrimony. The methodological procedures of this study were composed of seven stages in a period from October 16 to November 1 the 2018, beginning with the application of a pre- assessment questionnaire, a visit to the Lagoa da Caraibeira, two theoretical classes, as well as the application of a film, in addition to visiting the Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cuité (PB) and finally a post-evaluation questionnaire, all of these steps seeking to know how the findings contribute to the teaching of Paleontology. After the completed activities it was observed that Paleontology is still at a very early stage in schools and it is important to improve teaching in the area. In this work it was possible to apply several teaching resources making all the stages used for the elaboration of the same efficient and very satisfactory, also it is observed that the use of fossils as auxiliary objects in classes of Palaeontology are very appreciable. The use of differentiated classes and also materials related to the theme are efficient, especially with such important findings found in the municipality itself, therefore this work is of fundamental importance in the dissemination of paleontology for high school students, and through this, it is possible to observe that the approach to the subject is scarce at any stage of basic education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24188-
dc.date.accessioned2022-03-28T18:56:05Z-
dc.date.available2022-03-28-
dc.date.available2022-03-28T18:56:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLagoa da caraibeirapt_BR
dc.subjectFósseispt_BR
dc.subjectMegafauna do pleistocenopt_BR
dc.subjectPaleontologiapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectCaribbean lagoonpt_BR
dc.subjectFossilspt_BR
dc.subjectPleistocene megafaunapt_BR
dc.subjectPaleontologypt_BR
dc.subjectDidactic resourcespt_BR
dc.subjectLaguna caribeñapt_BR
dc.subjectFósilespt_BR
dc.subjectMegafauna del pleistocenopt_BR
dc.subjectRecursos didácticospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, José Bruno da Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Pleistocene in Baraúna-PB: the use of fossils found in Lagoa da Caraibeira as a way of working paleontology in high school.pt_BR
dc.title.alternativeEl Pleistoceno en Baraúna-PB: el uso de los fósiles encontrados en la Lagoa da Caraibeira como forma de trabajo paleontología en la escuela secundaria.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, José Bruno da Costa. Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumenLa Lagoa da Caraibeira ubicada O pleistoceno em Baraúna - PB: a utilização de fósseis encontrados na Lagoa da Caraibeira como forma de trabalhar paleontologia no ensino médio. 2018. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de en el municipio de Baraúna (PB) es fuente de hallazgos importantes fósiles pertenecientes a la megafauna del Pleistoceno, por lo que este evento se convierte en una gran herramienta para trabajar con la Paleontología en colegios del municipio y comarca. A partir de este contexto, este trabajo trajo una propuesta para trabajar Paleontología en el tercer año de bachillerato buscando aplicar clases que hacen uso de fósiles encontrados en Lagoa y otros herramientas para ayudar en el proceso. El presente estudio fue desarrollado con estudiantes del tercer año de bachillerato en la Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Severino Pereira Gomes, donde se impartieron clases sobre el Pleistoceno contextualizando con el entorno de la Lagoa da Caraibeira y del municipio, además de buscar experiencias prácticas visitando la Laguna y también el laboratorio de Paleontología de Universidad Federal de Campina Grande, Campus Cuité (PB), con las principales objetivo de mostrar la importancia de poner en valor los fósiles encontrados en la ciudad como equidad. Los procedimientos metodológicos de este estudio fueron compuestos de siete etapas en un período del 16 de octubre al 1 de noviembre de 2018, a partir de la aplicación de un cuestionario pre-evaluativo, una visita a la Lagoa da Caraibeira, dos clases teóricas, así como la aplicación de una película, además de visitar la Universidad Federal de Campina Grande, Campus de Cuité (PB) y finalmente una cuestionario post-evaluativo, todos estos pasos buscando conocer cómo contribución de los hallazgos a la enseñanza de la Paleontología. después de las actividades Concluido, se observó que la Paleontología aún se encuentra en una etapa muy temprana en el las escuelas y es importante mejorar la enseñanza en la zona. En este trabajo fue posible aplicar diversos recursos didácticos realizando todos los pasos utilizados para la elaboración del mismo eficiente y muy satisfactoria, también se observa que la El uso de fósiles como objetos auxiliares en las clases de Paleontología está bien apreciable. El uso de clases diferenciadas y también con materiales relacionados con la son eficientes, especialmente con hallazgos tan importantes que se encuentran en el propio municipio, por lo que este trabajo es de fundamental importancia en la difusión de paleontología para estudiantes de secundaria, y a través de esto, es posible observar lo escaso que es el abordaje sobre el tema en cualquier etapa de la educación básico.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ BRUNO DA COSTA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2018.pdfJosé Bruno da Costa Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20181.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.