Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24195
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, J. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3169443699280743pt_BR
dc.contributor.advisor1GIESTA, Letícia Caporlíngua.-
dc.contributor.advisor1IDGIESTA, L. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6785460495790279pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS, Luciano Martins.-
dc.contributor.referee1IDBARROS, LUCIANO M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814331273134668pt_BR
dc.contributor.referee2CHAVES, Márcio Frazão.-
dc.contributor.referee2IDFRAZÃO CHAVES, MÁRCIO.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5314751391292608pt_BR
dc.description.resumoA tecnologia avança progressivamente ocupando espaço em todos os campos da sociedade, inclusive na educação, onde o seu uso favorece o desenvolvimento, acarretando um conhecimento mais próximo da realidade e propagando novos métodos de ensino-aprendizagem. Esse fato é largamente corroborado na literatura. Na Biologia, especificamente, o uso de recursos tecnológicos computacionais (RTC) constrói um ensino de qualidade e potencializa o processo educativo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar criticamente a utilização dos RTC no ensino de biologia em turmas do ensino médio, na Escola Estadual Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, no município de Cuité na Paraíba; buscando associá-los e compará-los com a aplicabilidade dos mesmos no contexto educacional brasileiro. Tratou-se de uma pesquisa quanti- qualitativa descritiva, com uma amostra de 4 professores, que perfizeram todo o corpo docente da disciplina do estabelecimento; e, 4% da população discente que é composta de 1000 alunos, logo 40 alunos foram entrevistados. Em linhas gerais, a escola é equipada, porém os RTC não são aproveitados como deveriam, tendo apenas uma utilização superficial. Orienta-se para um melhor uso das ferramentas disponíveis e sugere-se novas pesquisas para compreensão do fato.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.titleAnálise do uso dos recursos tecnológicos computacionais no ensino de biologia por turmas de ensino médio da Escola Estadual Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos – Cuité - PB.pt_BR
dc.date.issued2018-07-31-
dc.description.abstractTechnology advances daily occupying space in all fields of society, including education, where its use favors development, bringing knowledge closer to reality and propagating new teaching- learning methods. This fact is wedily corroborated in the literature. In Biology, specifically, the use of computational technological resources (RTC) builds quality teaching and enhances the educational process. The objective of this research was to critically evaluate the use of RTC in the teaching of biology in high school classes, at the Orlando Venâncio dos Santos State School, in the municipality of Cuité in Paraíba; seeking to associate them and compare them with their applicability in the Brazilian educational context. This was a descriptive quantitative-qualitative research, with a sample of 4 teachers, who made up all the teaching staff of the discipline of the establishment; and 4% of the student population which is composed of 1000 students, so 40 students were interviewed. In general, the school is well equipped, but the RTCs are not used as they should, with only superficial use. It is directed towards a better use of available tools and new research is suggested to understand the fact.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24195-
dc.date.accessioned2022-03-28T20:17:39Z-
dc.date.available2022-03-28-
dc.date.available2022-03-28T20:17:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTechnological resourcespt_BR
dc.subjectEnseñandopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Jorge Cabral de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the use of computational technological resources in the teaching of biology by high school classes at the State Full Citizen Orlando Venâncio dos Santos – Cuite - PB.pt_BR
dc.title.alternativeAnálisis del uso de los recursos tecnológicos computacionales en la enseñanza de la biología en las clases de bachillerato de la Estado Ciudadano Pleno Orlando Venâncio dos Santos – Lindo - PB.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jorge Cabral de. Análise do uso dos recursos tecnológicos computacionais no ensino de biologia por turmas de ensino médio da Escola Estadual Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos – Cuité - PB. 2018. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumenLa tecnología avanza ocupando progresivamente espacio en todos los ámbitos de la sociedad, incluso en la educación, donde su uso favorece el desarrollo, resultando en conocimientos más cerca de la realidad y propagando nuevos métodos de enseñanza-aprendizaje. Este hecho es ampliamente respaldado en la literatura. En Biología, específicamente, el uso de recursos Computational Technologies (RTC) construye una educación de calidad y mejora el proceso educativo. El objetivo de esta investigación fue evaluar críticamente el uso de RTC en la enseñanza de biología en clases de bachillerato, en la Escola Estadual Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, en el municipio de Cuité en Paraíba; buscando asociarlos y compararlos con los su aplicabilidad en el contexto educativo brasileño. Fue una encuesta cuantitativa. enfoque cualitativo descriptivo, con una muestra de 4 profesores, quienes conformaron la totalidad del cuerpo docente de la disciplina del establecimiento; y, 4% de la población estudiantil que se compone de 1000 estudiantes, por lo que 40 estudiantes fueron entrevistados. En términos generales, la escuela está equipada, pero los RTC no lo están. usados ​​como deben ser, teniendo solo un uso superficial. Avanzar hacia una mejor Se sugiere el uso de las herramientas disponibles y más investigación para comprender el hecho.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JORGE CABRAL DE OLIVEIRA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2018.pdfJorge Cabral de Oliveira - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2018330.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.