Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24196
Title: Uso de mapas conceituais no Ensino de Biologia: ensino - aprendizagem de fungos.
Other Titles: Use of concept maps in Biology Teaching: teaching - learning of fungi.
Uso de mapas conceptuales en la Didáctica de la Biología: enseñanza - aprendizaje de los hongos.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Izaíra Carla Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SODRÉ NETO, Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Thayana Priscila Domingos da.
Keywords: Contextualização;Microbiologia;Educação;Contextualization;Microbiology;Education;Contextualización;Educación
Issue Date: 25-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Izaira Carla Ferreira. Uso de mapas conceituais no Ensino de Biologia: ensino - aprendizagem de fungos. 2018. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A ciência se faz exposta em todas as áreas da vida e são responsáveis por ocasionar transformações econômicas e culturais na vida do ser humano. Nessa perspectiva, a Biologia aparece como uma das disciplinas mais importante no currículo escolar, por proporcionar ao aluno o espírito de cidadão crítico e estar a par de todos os fenômenos naturais. É desígnio da educação promover aprendizagem significativa de conteúdos em diferentes áreas acadêmicas. Toda via, medir o nível de informação dos alunos a fim de proporcionar uma mudança conceitual no seu cognitivo, não é um trabalho fácil. Pensando nisso, alguns autores recomendam o uso de mapas conceituais para um ensino significativo. Diante do exposto, o trabalho trata de uma análise de mapas conceituais sobre uma aula ministrada de Fungos. Objetivou-se analisar mediante o tema trabalhado, a eficácia de mapas conceituais, a fim de promover uma aprendizagem significativa em duas turmas do 2o ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual no município de Nova Floresta-PB. Para avaliar o mapa, aplicou-se questionários pré e pós. A partir dos resultados observou-se que os mapas conceituais auxiliam a contextualização no ensino de Fungos, proporcionando uma aprendizagem mais eficaz para a Biologia. Apesar do tradicionalismo presente no ensino de microbiologia, muitos são os métodos que conseguem aproximar o aluno de seu dia a dia e ao mesmo tempo possibilitar uma aprendizagem dos mesmos.
Abstract: Science is exposed in all areas of life and are responsible for bringing about economic and cultural changes in the life of the human being. In this perspective, Biology appears as one of the most important disciplines in the school curriculum, to provide the student with the spirit of critical citizen and to be abreast of all natural phenomena. It is the purpose of education to promote meaningful learning of content in different academic areas. In any case, measuring the level of information of the students in order to provide a conceptual change in their cognitive, is not an easy job. Thinking about this, some authors recommend the use of conceptual maps for meaningful teaching. In view of the above, the work deals with an analysis of conceptual maps about a class taught by Fungi. The objective of this study was to analyze the effectiveness of conceptual maps in order to promote a meaningful learning in two classes of the second year of high school in a state school in the municipality of Nova Floresta-PB. To evaluate the map, pre and post questionnaires were applied. From the results it was observed that the conceptual maps help the contextualization in the teaching of Fungi, providing a more effective learning for Biology. Despite the traditionalism of microbiology teaching, many methods are able to bring students closer to their everyday life and at the same time enable them to learn from them.
???metadata.dc.description.resumen???: La ciencia está expuesta en todos los ámbitos de la vida y son los encargados de provocar transformaciones económicas y culturales en la vida humana. Desde esta perspectiva, la La biología aparece como una de las materias más importantes en el currículo escolar, por dotar al alumno del espíritu de ciudadano crítico y ser consciente de todos los fenómenos natural. El propósito de la educación es promover el aprendizaje significativo de los contenidos. en diferentes áreas académicas. Sin embargo, medir el nivel de información de los estudiantes para Con el fin de proporcionar un cambio conceptual en su cognición, no es un trabajo fácil. Con esto en mente, algunos autores recomiendan el uso de mapas conceptuales para enseñanza significativa. Dado lo anterior, el trabajo aborda un análisis de mapas conceptos sobre una clase impartida sobre Hongos. El objetivo fue analizar a través de la tema trabajado, la eficacia de los mapas conceptuales, con el fin de promover una aprendizaje significativo en dos clases del 2° año de bachillerato en un de la red estatal en el municipio de Nova Floresta-PB. Para evaluar el mapa, aplicamos cuestionarios previos y posteriores. De los resultados se observó que los mapas conceptuales ayudar a la contextualización en la enseñanza de los Hongos, proporcionando un proceso de aprendizaje más eficaz para la biología. A pesar del tradicionalismo presente en la enseñanza de microbiología, existen muchos métodos que pueden acercar al estudiante a su y al mismo tiempo posibilitar su aprendizaje.
Keywords: Contextualização
Microbiologia
Educação
Contextualization
Microbiology
Education
Contextualización
Educación
???metadata.dc.subject.cnpq???: Microbiologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24196
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IZAIRA CARLA FERREIRA ALVES - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2018.pdfIzaira Carla Ferreira Alves - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2018891.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.