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dc.creator.IDSILVA, F. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697124716920614pt_BR
dc.contributor.advisor1NOGUEIRA, Virgínia de Fátima Bezerra.-
dc.contributor.advisor1IDBEZERRA NOGUEIRA, V. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8421288987001547pt_BR
dc.contributor.referee1SALES, Ricélia Maria marinho.-
dc.contributor.referee2SILVA, Elisângela Maria da.-
dc.description.resumoNos pátios escolares a vegetação desempenha um papel que vai além da qualidade ambiental, servindo como fonte de aprendizado. A arborização de escolas pode ser um importante instrumento de Educação Ambiental, estimulando alunos e professores, para o conhecimento e valorização da natureza e no exercício da cidadania e responsabilidade socioambiental, além de contribuir com o paisagismo e qualidade de vida do ambiente escolar. Já que as árvores exercem um importante papel na redução de calor nos ambientes, proporcionando conforto e redução no consumo de energia usado na refrigeração dos espaços. Este trabalho apresenta uma proposta de arborização para escolas do município de Santa Cruz - PB, a fim de incentivar e desenvolver a educação ambiental na infância, atentando também para a importância e os benefícios da arborização na qualidade de vida da comunidade escolar. A metodologia consistiu em estudo de campo onde foram realizadas observação e caracterização das instituições em estudo. Foram observados o entorno de quatro escolas no mês de abril para identificar a presença ou não de árvores e a localização da vegetação em relação as áreas que recebem maior influência dos raios solares e materiais construtivos da edificação, foi realizada um levantamento dos dados de chuva e temperatura média do munícipio, foi feito um levantamento e analise dos conhecimentos e práticas da educação ambiental nas escolas. Como resultado tem-se uma proposta de arborização para as escolas que apresenta pouca arborização, e apresentação de estratégias para o desenvolvimento da educação ambiental, como a elaboração de uma cartilha com ensinamentos que empregam a cultura da sustentabilidade e de atividades gamificadas para subsidiar os professores incentivando na ampliação da educação ambiental nas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqRecursos Florestais e Engenharia Florestal.pt_BR
dc.titleEducação ambiental na infância: proposta de arborização em escolas do município de Santa Cruz - PB.pt_BR
dc.date.issued2021-10-07-
dc.description.abstractIn school yards, vegetation plays a role that goes beyond environmental quality, serving as a source of learning. The afforestation of schools can be an important instrument of Environmental Education, encouraging students and teachers, for the knowledge and appreciation of nature and in the exercise of citizenship and socio-environmental responsibility, in addition to contributing to landscaping and quality of life in the school environment. Since trees play an important role in reducing heat in environments, providing comfort and reducing energy consumption used to cool spaces. This work presents a proposal for afforestation for schools in the city of Santa Cruz - PB, in order to encourage and develop environmental education in childhood, also paying attention to the importance and benefits of afforestation in the quality of life of the school community. The methodology consisted of a field study where observation and characterization of the institutions under study were carried out. The surroundings of four schools were observed in April to identify the presence or absence of trees and the location of vegetation in relation to areas that receive greater influence from the sun's rays and construction materials of the building. average temperature of the municipality, a survey and analysis of the knowledge and practices of environmental education in schools was carried out. As a result, there is a proposal for afforestation for schools that have little afforestation, and presentation of strategies for the development of environmental education, such as the preparation of a booklet with lessons that employ the culture of sustainability and gamified activities to subsidize teachers encouraging the expansion of environmental education in schools.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24211-
dc.date.accessioned2022-03-29T17:22:48Z-
dc.date.available2022-03-29-
dc.date.available2022-03-29T17:22:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectConforto térmicopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSaneamento ambientalpt_BR
dc.subjecteducational gamespt_BR
dc.subjectthermal comfortpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectenvironmental sanitationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Francialda Rodrigues da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in childhood: proposal for afforestation in schools in the municipality of Santa Cruz - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Francialda Rodrigues da. Educação ambiental na infância: proposta de arborização em escolas do município de Santa Cruz - PB . 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental - CCTA

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FRANCIALDA RODRIGUES DA SILVA TCC ENG. AMBIENTAL- 2021..pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


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