Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24217
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMADRUGA, C. P. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4679552619747491pt_BR
dc.contributor.advisor1BARROS FILHO, Mauro Normando Macêdo.-
dc.contributor.advisor1IDBARROS FILHO, M. N. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0469020348899233pt_BR
dc.contributor.referee1ROCHA, Lívia de Almeida.-
dc.contributor.referee1IDROCHA, L. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2802070495950238pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Karla Azevedo dos.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, K. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3713049558913309pt_BR
dc.description.resumoO modernismo trouxe para a nossa sociedade a valorização dos carros, e com isso o esquecimento do pedestre como parte fundamental da cidade virou a realidade. É conhecida a necessidade de criação de mais espaços públicos de qualidade para se alcançar o bem-estar urbano. Sabe-se também que a sociedade pós-moderna apresenta um comportamento marcado pela temporariedade, de tal forma, o urbanismo burocrático não consegue atender aos anseios desta nova geração. A partir disso, surgem ações motivadas e promovidas pela população, que visam a criação de pequenas intervenções para a melhoria das cidades, por exemplo, uma novidade que vem sendo instalada na maioria das cidades, miniparques: os chamados parklets. Entretanto, não são todos que concordam com sua instalação. Com o objetivo de compreender a preocupação destes grupos, este trabalho busca investigar o processo de implantação, apropriação e aceitação dos parklets. Para isso, será realizada uma pesquisa qualitativa, com análise de bibliografia do tema, visitas técnicas para estudos de caso, realização de questionários e diários de campo, para posterior construção de gráficos comparativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.titleParklets: a reivindicação da rua para as pessoas.pt_BR
dc.date.issued2018-08-08-
dc.description.abstractThe modernism brought to our lives the exaltation of cars, thereat the pedestrians as a fundamental part of the city were forgotten. The need to create more quality public spaces to achieve urban well-being is well-known. It is also known that the postmodern society shows a behaviour marked by temporality, therefore, bureaucratic urbanism cannot meet the expectations of this new generation. From this, there are actions motivated and promoted by the population, which aim to create small interventions for the improvement of cities, for example, most cities are creating the mini- parks: the so-called parklets. However, not everyone agrees with this installation. To understand the concern of these groups, this work seeks to investigate the process of implantation, appropriation and acceptance of parklets. For this, a qualitative research will be carried out, with bibliographical analysis of the theme, visit case studies, conduct questionnaires and field journals, for subsequent construction of comparative graphs.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24217-
dc.date.accessioned2022-03-29T18:10:59Z-
dc.date.available2022-03-29-
dc.date.available2022-03-29T18:10:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectUrbanismo táticopt_BR
dc.subjectEspaços livres públicospt_BR
dc.subjectParkletspt_BR
dc.subjectDireito à cidadept_BR
dc.subjectPedestrespt_BR
dc.subjectBem estar urbanopt_BR
dc.subjectMini Parquespt_BR
dc.subjectPedestrianizaçãopt_BR
dc.subjectTactical urbanismpt_BR
dc.subjectPublic open spacespt_BR
dc.subjectParkletspt_BR
dc.subjectRight to the citypt_BR
dc.subjectPedestrianspt_BR
dc.subjectUrban well-beingpt_BR
dc.subjectMini Parkspt_BR
dc.subjectPedestrianizationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMADRUGA, Caroline de Paula Galvão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeParklets: the street's claim to the people.pt_BR
dc.identifier.citationMADRUGA, Caroline de Paula Galvão. Parklets: a reivindicação da rua para as pessoas. 2018. 142f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24217pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAROLINE DE PAULA GALVÃO MADRUGA - TCC ARQ. E URBANISMO CTRN 2018.pdfCaroline de Paula Galvão Madruga - TCC Arq. e Urbanismo CTRN 20182.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.