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Title: Parklets: a reivindicação da rua para as pessoas.
Other Titles: Parklets: the street's claim to the people.
???metadata.dc.creator???: MADRUGA, Caroline de Paula Galvão.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARROS FILHO, Mauro Normando Macêdo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROCHA, Lívia de Almeida.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Karla Azevedo dos.
Keywords: Urbanismo tático;Espaços livres públicos;Parklets;Direito à cidade;Pedestres;Bem estar urbano;Mini Parques;Pedestrianização;Tactical urbanism;Public open spaces;Parklets;Right to the city;Pedestrians;Urban well-being;Mini Parks;Pedestrianization
Issue Date: 8-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MADRUGA, Caroline de Paula Galvão. Parklets: a reivindicação da rua para as pessoas. 2018. 142f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24217
???metadata.dc.description.resumo???: O modernismo trouxe para a nossa sociedade a valorização dos carros, e com isso o esquecimento do pedestre como parte fundamental da cidade virou a realidade. É conhecida a necessidade de criação de mais espaços públicos de qualidade para se alcançar o bem-estar urbano. Sabe-se também que a sociedade pós-moderna apresenta um comportamento marcado pela temporariedade, de tal forma, o urbanismo burocrático não consegue atender aos anseios desta nova geração. A partir disso, surgem ações motivadas e promovidas pela população, que visam a criação de pequenas intervenções para a melhoria das cidades, por exemplo, uma novidade que vem sendo instalada na maioria das cidades, miniparques: os chamados parklets. Entretanto, não são todos que concordam com sua instalação. Com o objetivo de compreender a preocupação destes grupos, este trabalho busca investigar o processo de implantação, apropriação e aceitação dos parklets. Para isso, será realizada uma pesquisa qualitativa, com análise de bibliografia do tema, visitas técnicas para estudos de caso, realização de questionários e diários de campo, para posterior construção de gráficos comparativos.
Abstract: The modernism brought to our lives the exaltation of cars, thereat the pedestrians as a fundamental part of the city were forgotten. The need to create more quality public spaces to achieve urban well-being is well-known. It is also known that the postmodern society shows a behaviour marked by temporality, therefore, bureaucratic urbanism cannot meet the expectations of this new generation. From this, there are actions motivated and promoted by the population, which aim to create small interventions for the improvement of cities, for example, most cities are creating the mini- parks: the so-called parklets. However, not everyone agrees with this installation. To understand the concern of these groups, this work seeks to investigate the process of implantation, appropriation and acceptance of parklets. For this, a qualitative research will be carried out, with bibliographical analysis of the theme, visit case studies, conduct questionnaires and field journals, for subsequent construction of comparative graphs.
Keywords: Urbanismo tático
Espaços livres públicos
Parklets
Direito à cidade
Pedestres
Bem estar urbano
Mini Parques
Pedestrianização
Tactical urbanism
Public open spaces
Parklets
Right to the city
Pedestrians
Urban well-being
Mini Parks
Pedestrianization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Arquitetura e Urbanismo
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24217
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