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Title: O eu que se quer negro: recepção de contos de Cuti por professores.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Francielle Suenia da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Márcia Tavares.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NEPOMUCENO, Cristiane Maria.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ALVES, José Helder Pinheiro.
Keywords: Literatura Negro-Brasileira;Ensino;Horizonte de Expectativa;Motivação;Brazilian Black-Literature;Teaching;Horizon of Expectation;Motivation
Issue Date: Jul-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, F. S. da. O eu que se quer negro: recepção de contos de Cuti por professores. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação tem como objetivo investigar a recepção dos contos ―Boneca‖, Incidente na Raiz‖ e ―Dívida em Vida‖, do autor Cuti, por professores da rede pública de ensino a fim de verificar a ampliação dos horizontes de expectativas. De forma especifica, analisar os contos de Cuti supra mencionados considerando a representação dos personagens negros nos textos; observar o horizonte de expectativa dos professores e verificar a contribuição das sequências básicas utilizadas no processo de mediação de leitura. Para tanto, tomou como base os Documentos Oficiais para Educação no Brasil: PCN (2000), OCEM (2008) e as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2006), juntamente com teóricos sobre leitura a exemplo de Iser (1996), Jauss (1994) e Jouve (2002) e teorias sobre o ensino de leitura literária, como Aguiar e Bordini (1988) e Cosson (2006). Num segundo momento, utilizamos as ideias de Bernd (1988) para discutir o conceito de literatura negra, bem como Cuti (2012) e Fonseca (2010) para embasar nossas discussões sobre a presença da produção literária negra no Brasil. A pesquisa foi realizada através do procedimento da pesquisa-ação e sua abordagem ocorreu através do método qualitativo. A partir da análise dos dados obtidos nas discussões realizadas pelos colaboradores acerca dos textos estudados, podemos observar que apesar de praticamente não conhecerem a literatura negra brasileira, as quatro leitoras percebiam as aberturas do texto e buscavam, através do compartilhamento de informações, preencherem esses espaços com significados. A metodologia utilizada para leitura dos textos consistia na junção da sequência básica com elementos do Método Recepcional. Percebemos que essa abordagem foi favorável para os resultados alcançados, pois a motivação (sequência básica) preparava e introduzia as colaboradoras no tema do conto. Seja por meio de imagem, música ou gêneros textuais foi possível entrar previamente no texto e instigar as participantes para o momento seguinte – o da leitura. Com auxílio do Método Recepcional, averiguamos a ampliação do horizonte de expectativa das leitoras participantes, tendo em vista as discussões oriundas do ato de leitura. Dessa forma, constatamos a necessidade de metodologias que possibilitem ao sujeito um amadurecimento em seu processo de leitor/mediador.
Abstract: This paper aims at investigating the reception of short stories "Boneca", "Incidente na Raiz" and "Dívida em Vida", by the author Cuti, for the public school teachers in order to check the expansion of horizons of expectations. Speciffically, our objectives are analyze the tales of Cuti above mentioned considering the representation of black characters in the texts; Scan the horizon of expectations of teachers and verify the contribution of basic sequences used in reading mediation process. For this, it was based on the Official Documents for Education in Brazil: PCN (2000), OCEM (2008) and the Guidelines and Actions for the Education of Racial-Ethnic Relations (2006), along with theoretical reading on the example of Iser ( 1996), Jauss (1994) and Jouve (2002) and theories about the literary reading instruction, such as Aguiar and Bordini (1988) and Cosson (2006). Secondly, we use the ideas of Bernd (1988) to discuss the concept of black literature, as well as Cuti (2012) and Fonseca (2010) to base our discussions on the presence of the black literary production in Brazil. From the analysis of data obtained in the discussions held by our collaborators about the texts studied, we can observe that although in possess of virtually no knowledge of the Brazilian black literature, the four readers perceived the text openings and sought, through information sharing, fill these spaces with meanings. The methodology used for reading the texts consisted of the junction of the basic sequence with elements of Recepcional method. We perceived that this approach was favorable for the results achieved, as the motivation (basic sequence) prepared and introduced assisting in the tale theme. Either through image, music or text genres was possible previously enter the text and instigate the participants for the next moment - the reading. With the help of Recepcional method, we ascertained the expansion of the horizon of expectation of the participating readers, in view of the discussions arising from the act of reading. Thus, we see the need for methods that allow the subject to a maturing process in your reader / mediator.
Keywords: Literatura Negro-Brasileira
Ensino
Horizonte de Expectativa
Motivação
Brazilian Black-Literature
Teaching
Horizon of Expectation
Motivation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2422
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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