Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2423
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNOBERTO, S. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0424535554616828pt_BR
dc.contributor.advisor1ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima.-
dc.contributor.advisor1IDARCOVERDE, Rossanapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2543323475176747pt_BR
dc.contributor.referee1REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.-
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Linduarte Pereira.-
dc.description.resumoNesta dissertação, investigamos a escrita colaborativa a partir das propostas de produção de texto presentes em uma coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa. A questão de pesquisa que norteou nosso estudo foi: De que modo o ensino da escrita colaborativa é orientado nas propostas de produção textual em uma coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa? A fim de respondermos ao nosso questionamento, tivemos, como objetivo geral: Investigar o modo como o ensino da escrita colaborativa é orientado nas propostas de produção textual em uma coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa. Como objetivos específicos buscamos: 1) Identificar as atividades de produção textual colaborativa na coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa; e 2) Verificar e analisar como as atividades de produção textual da coleção didática orientam para o ensino da escrita colaborativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivointerpretativista, situada na área da Línguística Aplicada, na qual confrontamos os dados das orientações do Livro Didático, do Manual do Professor e das Orientações ao Professor, a fim de compreendermos sobre como a escrita colaborativa se revela nas propostas de produção de textos. Para a análise de dados, selecionamos a coleção Português: Linguagens, de Cereja e Magalhães (2012), aprovada pelo PNLD para o triênio 2014, 2015 e 2016. Como aporte teórico da presente dissertação utilizamos, dentre outros estudiosos: Bunzen (2006); Koch e Elias (2009) e Marcuschi (2010), que apresentam um panorama sobre o ensino de escrita nas escolas do Brasil durante o século XX e início do século XXI; Bakhtin/Voloshinov (2009 [1929-1930]), sobre interação verbal; e estudiosos que discutem o conceito de colaboração e de escrita colaborativa, a saber: Collis (1993); Grosz (1996); Panitz (1996), Barroso e Coutinho (2009); Pinheiro (2011) e Riberio (2012). Os dados analisados revelaram que as propostas de produção textual da coleção orientam para o ensino da escrita colaborativa, mas que não há discussão teórica sobre esta modalidade de produção de texto, tampouco orientações metodológicas adequadas sobre como conduzir o seu ensino para o desenvolvimento de um trabalho efetivo com a escrita colaborativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleA escrita colaborativa em propostas de produção textual do livro didático de português.pt_BR
dc.date.issued2015-08-
dc.description.abstractIn this dissertation, we investigated the collaborative writing from text production proposals present in a Textbook Collection of Portuguese Language. The research question that guided our study was: How does the collaborative writing teaching is oriented on textual production proposals in a Textbook Collection of Portuguese Language? In order to respond to our question, we have as a general objective: to investigate how the collaborative writing teaching is oriented in textual production proposals in a collection of Textbook of Portuguese Language. As specific objectives we seek to: 1) Identify the collaborative textual production activities in the Textbook Collection of Portuguese Language; and 2) Verify and analyze how the textual production activities from the Textbook Collection oriented to the collaborative writing teaching. It is a qualitative research, whose nature is descriptive and interpretive, located in the area of Applied Linguistics, which confront the data from the Textbook guidelines, the Teacher's Guide and the Guidelines to the teacher in order to understand how the collaborative writing is revealed in texts production proposals. For data analysis, we selected the Textbook Collection Português: Linguagens, by Cereja e Magalhães (2012), approved by PNLD for the triennium 2014, 2015 and 2016. As theoretical contribution of this dissertation we use, among other researchers: Bunzen (2006); Koch and Elias (2009) and Marcuschi (2010), who presented an overview about the writing teaching on Brazilian schools during the 20th century and beginning of the 21st century; Bakhtin/Voloshinov (2009 [1929-1930]), about verbal interaction; and researcher who discourse about the concept of collaboration and collaborative writing, namely: : Collis (1993); Grosz (1996); Panitz (1996), Barroso and Coutinho (2009); Pinheiro (2011) and Riberio (2012). The data analyzed reveal that the text production proposals of the collection guide for collaborative writing teaching, but does not find a theoretical discussion of this form of textual production, neither adequate methodological guidelines about how to conduct their teaching for developing an effective work with collaborative writing.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2423-
dc.date.accessioned2018-12-20T12:48:48Z-
dc.date.available2018-12-20-
dc.date.available2018-12-20T12:48:48Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEscrita Colaborativapt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.subjectLivro Didático de Portuguêspt_BR
dc.subjectCollaborative Writingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNOBERTO, Sandra Carla.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationNOBERTO, S. C. A escrita colaborativa em propostas de produção textual do livro didático de português. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2423pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDRA CARLA NOBERTO - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2015.pdfSandra Carla Norberto - Dissertação PPGLE CH 20153.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.