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Title: Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula.
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Thaísa Rochelle Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: WANDERLEY, Naelza de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, José Helder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Marcelo Medeiros da.
Keywords: Sala de aula;Literatura e humor;Crítica social;Literatura de cordel;Ensino de leitura;Classroom;Literature and humor;Social criticism;Literature of twine;Reading Teaching
Issue Date: 29-Jul-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTINS, T. R. P. Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula. 2016. 188 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como foco o relato e a reflexão sobre uma experiência de leitura compartilhada, realizada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública no interior de Pernambuco, com os cordéis Proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima e João Martins de Athayde, e As palhaçadas de Pedro Malazarte, de Francisco Sales Areda. Através dos dados desta experiência, buscou-se observar as contribuições que o humor pode trazer para o ensino de literatura e leitura literária. Ao longo das discussões sobre a recepção dos textos, procuramos averiguar também de que forma os alunos compreenderam a construção humorística das histórias e dos personagens dos referidos folhetos. Para discorrer sobre os aspectos gerais do riso e do humor, tomamos como ponto de partida as discussões de alguns teóricos, tais como Bergson (2004), Propp (1992), Travaglia (1990) e Martins (2003). No que diz respeito ao estudo sobre a capacidade do humor de comportar a crítica social, nos apoiamos, sobretudo, nas colocações de Bakhtin (1987) e Frye (1957), acerca da sátira. Os estudos dos referidos autores também corroboraram as análises sobre a constituição dos personagens de cada um dos folhetos, enfocados também a partir das discussões de González (1994;1988) acerca da neopicaresca. A literatura de cordel e suas principais características, importantes para a formação do aluno enquanto leitor, foram elucidadas principalmente a partir das discussões de Pinheiro (2013), Marinho e Pinheiro (2012), Abreu (1999) e Ayala (1997). Por fim, para descrever a experiência em sala de aula, nos apropriamos de questões sobre o ensino de leitura literária, elencadas por alguns documentos oficiais, tais como as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2006) e por alguns estudiosos, como Cosson (2006), Rouxel (2014), Colomer (2007) e Aguiar e Bordini (1988). Os dados da experiência de leitura deram luz a importantes discussões acerca da formação de leitores, uma vez que foi possível evidenciar que a metodologia utilizada nas intervenções levou os estudantes a estabelecerem relações significativas com os folhetos, o que demonstrou a possibilidade de aproximar texto e aluno a partir de um trabalho de leitura literária em sala de aula que leve em consideração as experiências dos sujeitos. A recepção dos textos também corroborou a ideia de que o humor e a literatura de cordel podem se converter em uma alternativa para promover o cultivo de um pensamento crítico e ao mesmo tem podespertar no aluno o gosto pela leitura de literatura na escola.
Abstract: This research focuses the description and reflection on a shared reading experience, done in a class of the first year of high school in a public school in the interior of Pernambuco, with the twines Proezas de João Grilo, by João Ferreira de Lima and João Martins de Athayde, and As palhaçadas de Pedro Malazarte, by Francisco Sales Areda. Through the data of this experiment, we tried to observe the contributions that humor can bring to the teaching of literature and literary reading. Throughout the discussions on the reception of texts, we also seek to find out how the students understood the humorous construction of the stories and characters of these leaflets. In this perspective, to discuss general aspects of laughter and humor, we take as a starting point the discussions of some theorists, such as Bergson (2004), Propp (1992) Travaglia (1990) and Martins (2003). With regard to the study on the capacity of humor to contain social criticism, we support mostly on placements of Bakhtin (1987) and Frye (1957), about satire. The studies of these authors also corroborated the analysis of the constitution of the characters in each of the leaflets, focused also from discussions of González (1994; 1988) about neopicaresca. The cordel literature and its main characteristics, important to the formation of the student as a reader, were elucidated mainly from discussions of Pinheiro(2013), Marinho and Pinheiro (2012), Abreu (1999) and Ayala (1997). Finally, to describe the experience in the classroom, we appropriate questions about the literary reading teaching, listed by some official documents such as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2006) and by some scholars as Cosson ( 2006), Rouxel (2014), Colomer (2007) and Aguiar and Bordini (1988). The reading experience data gave birth to important discussions about the formation of readers, since it became clear that the methodology used in the interventions took the students to establish meaningful relationships with the leaflets, which demonstrated the possibility to approach text and student from a literary work of reading in the classroom that takes into account the experiences of the subjects. The reception of the texts also supported the idea that humor and cordel literature can become an alternative to promote the cultivation of critical thinking and at the same time awakening in students the interest for reading literature in school.
Keywords: Sala de aula
Literatura e humor
Crítica social
Literatura de cordel
Ensino de leitura
Classroom
Literature and humor
Social criticism
Literature of twine
Reading Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura Brasileira
Letras
Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2425
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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