Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24259
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/4407158793304571pt_BR
dc.creator.LattesRAMALHO, R. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Anderson Alves de.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/0131233828901276pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesLIMA, A. A.pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Heydson Henrique Brito da.
dc.contributor.referee2PEREIRA, Jaene Guimarães.
dc.description.resumoA Ciência e o Ensino da Física se baseiam em observações e inquietações (uma teoria científica não surge do nada, por exemplo), essa abordagem nos remete à quebra de paradigmas que se voltam às descobertas científicas e suas revoluções, desmistificando a ideia de um único método científico, passado para os alunos como uma verdade imutável, criado instantaneamente de fatos atemporais. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal a promoção do ensino de calor na educação básica, levando em consideração a construção desse conhecimento ao longo da história humana. Mais especificamente, propomos usar o ensino por competências com uma abordagem Histórica e Filosófica da Ciência (HFC) para o ensino da Física, discutindo alguns aspectos da Natureza da Ciência (NdC), ao passo que os problemas tomam significado. Os sujeitos da pesquisa pertencem a uma turma de segundo ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba. A ideia de realizar um ensino por competência foi o pontapé para escolha dos saberes e das metodologias que viriam a ser utilizadas e foi trabalhado a HFC fazendo uma interligação do conteúdo de calor com alguns episódios históricos (a determinação do equivalente mecânico do calor, a atribuição do “Joule” como unidade para energia e a importância de Rumford na evolução da teoria do calor desenvolvendo uma prática de ensino que não seja isolada e descontextualizada. Uma pesquisa foi aplicada e intervenções realizadas, dessarte foram analisadas qualitativamente as superações e desenvolvimento dos conceitos térmicos na potencialidade da aprendizagem significativa e de uma formação integral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica.pt_BR
dc.titleDo calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral.pt_BR
dc.date.issued2021-03-05
dc.description.abstractScience and Physics Teaching are based on studies and concerns (for example, a theory does not come out of nowhere), this approach leads us for a breaking of paradigms that turn to scientific discoveries and their revolutions, demystifying the idea of a single scientific method, passed on to students as an immutable truth, which came from timeless facts. The present undergraduate final project has as main objective to promote heat education in basic education, considering the construction of this knowledge throughout the human history. More specifically, we propose to use competencybased teaching with a Historical and Philosophical Approach to Science (PAS) for teaching Physics, discussing some aspects of the Nature of Science (NoS), while problems get resolutions with their meanings. The research subjects belongs to a Elementary High School State Integral second year students class from Professor Crispim Coelho, city of Cajazeiras, countryside of Paraíba. The idea of making competencebased teaching was the kickstart for the choice of knowledge and methodologies that would come to be used and was worked on in the PAS making an interconnection of the content heat with some historical episodes (the determination of the mechanical equivalent of heat, an individual from the “Joule” as a unit for energy and the importance of Rumford in evolution of heat theory by developing a teaching practice that is not separate and out of context. A research was applied and, qualitatively analyzed as overcoming and developing the concepts in the potential for learning and integral training.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24259
dc.date.accessioned2022-03-31T20:11:54Z
dc.date.available2022-03-31
dc.date.available2022-03-31T20:11:54Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectCiência história e filosofiapt_BR
dc.subjectCalorpt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integralpt_BR
dc.subjectFísica educação básicapt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectScience History and Ahilosophypt_BR
dc.subjectHeatpt_BR
dc.subjectIntegral Citizen Schoolpt_BR
dc.subjectPhysics Education Basicpt_BR
dc.subjectSkillspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRAMALHO, Renato Nunes.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom caloric to current theory of heat: an HFC approach at Escola Cidadã Integral.pt_BR
dc.identifier.citationRAMALHO, Renato Nunes. Do calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral. 2021. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATO NUNES RAMALHO. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA. 2021.pdfRenato Nunes Ramalho. TCC. Licenciatura em Física. 2021.1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.