Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2425
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARTINS, T. R. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7562573198995013pt_BR
dc.contributor.advisor1WANDERLEY, Naelza de Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDWANDERLEY, N. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3611928212835405pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, José Helder Pinheiro.-
dc.contributor.referee2SILVA, Marcelo Medeiros da.-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como foco o relato e a reflexão sobre uma experiência de leitura compartilhada, realizada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública no interior de Pernambuco, com os cordéis Proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima e João Martins de Athayde, e As palhaçadas de Pedro Malazarte, de Francisco Sales Areda. Através dos dados desta experiência, buscou-se observar as contribuições que o humor pode trazer para o ensino de literatura e leitura literária. Ao longo das discussões sobre a recepção dos textos, procuramos averiguar também de que forma os alunos compreenderam a construção humorística das histórias e dos personagens dos referidos folhetos. Para discorrer sobre os aspectos gerais do riso e do humor, tomamos como ponto de partida as discussões de alguns teóricos, tais como Bergson (2004), Propp (1992), Travaglia (1990) e Martins (2003). No que diz respeito ao estudo sobre a capacidade do humor de comportar a crítica social, nos apoiamos, sobretudo, nas colocações de Bakhtin (1987) e Frye (1957), acerca da sátira. Os estudos dos referidos autores também corroboraram as análises sobre a constituição dos personagens de cada um dos folhetos, enfocados também a partir das discussões de González (1994;1988) acerca da neopicaresca. A literatura de cordel e suas principais características, importantes para a formação do aluno enquanto leitor, foram elucidadas principalmente a partir das discussões de Pinheiro (2013), Marinho e Pinheiro (2012), Abreu (1999) e Ayala (1997). Por fim, para descrever a experiência em sala de aula, nos apropriamos de questões sobre o ensino de leitura literária, elencadas por alguns documentos oficiais, tais como as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2006) e por alguns estudiosos, como Cosson (2006), Rouxel (2014), Colomer (2007) e Aguiar e Bordini (1988). Os dados da experiência de leitura deram luz a importantes discussões acerca da formação de leitores, uma vez que foi possível evidenciar que a metodologia utilizada nas intervenções levou os estudantes a estabelecerem relações significativas com os folhetos, o que demonstrou a possibilidade de aproximar texto e aluno a partir de um trabalho de leitura literária em sala de aula que leve em consideração as experiências dos sujeitos. A recepção dos textos também corroborou a ideia de que o humor e a literatura de cordel podem se converter em uma alternativa para promover o cultivo de um pensamento crítico e ao mesmo tem podespertar no aluno o gosto pela leitura de literatura na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titlePor um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2016-07-29-
dc.description.abstractThis research focuses the description and reflection on a shared reading experience, done in a class of the first year of high school in a public school in the interior of Pernambuco, with the twines Proezas de João Grilo, by João Ferreira de Lima and João Martins de Athayde, and As palhaçadas de Pedro Malazarte, by Francisco Sales Areda. Through the data of this experiment, we tried to observe the contributions that humor can bring to the teaching of literature and literary reading. Throughout the discussions on the reception of texts, we also seek to find out how the students understood the humorous construction of the stories and characters of these leaflets. In this perspective, to discuss general aspects of laughter and humor, we take as a starting point the discussions of some theorists, such as Bergson (2004), Propp (1992) Travaglia (1990) and Martins (2003). With regard to the study on the capacity of humor to contain social criticism, we support mostly on placements of Bakhtin (1987) and Frye (1957), about satire. The studies of these authors also corroborated the analysis of the constitution of the characters in each of the leaflets, focused also from discussions of González (1994; 1988) about neopicaresca. The cordel literature and its main characteristics, important to the formation of the student as a reader, were elucidated mainly from discussions of Pinheiro(2013), Marinho and Pinheiro (2012), Abreu (1999) and Ayala (1997). Finally, to describe the experience in the classroom, we appropriate questions about the literary reading teaching, listed by some official documents such as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2006) and by some scholars as Cosson ( 2006), Rouxel (2014), Colomer (2007) and Aguiar and Bordini (1988). The reading experience data gave birth to important discussions about the formation of readers, since it became clear that the methodology used in the interventions took the students to establish meaningful relationships with the leaflets, which demonstrated the possibility to approach text and student from a literary work of reading in the classroom that takes into account the experiences of the subjects. The reception of the texts also supported the idea that humor and cordel literature can become an alternative to promote the cultivation of critical thinking and at the same time awakening in students the interest for reading literature in school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2425-
dc.date.accessioned2018-12-20T14:55:20Z-
dc.date.available2018-12-20-
dc.date.available2018-12-20T14:55:20Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectLiteratura e humorpt_BR
dc.subjectCrítica socialpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectLiterature and humorpt_BR
dc.subjectSocial criticismpt_BR
dc.subjectLiterature of twinept_BR
dc.subjectReading Teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARTINS, Thaísa Rochelle Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, T. R. P. Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula. 2016. 188 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2425pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAÍSA ROCHELLE PEREIRA MARTINS – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2016.pdfThaísa Rochelle Pereira Martins - Dissertação PPGLE CH 20163.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.