Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24266
Title: Jogo didático - promovendo a inclusão no ensino de química através do lúdico.
Other Titles: Didactic game - promoting inclusion in chemistry teaching through play.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Allanny Kelly de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Antônio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SALES, Luciano Leal de Morais.
Keywords: Educação inclusiva;Ensino de Química;Jogo didático;Braille;Ludicidade;Lúdico;Inclusive education;Chemistry teaching;Didactic game;Playfulness;Ludic
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Allanny Kelly de Sousa. Jogo didático - promovendo a inclusão no ensino de química através do lúdico . 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: As redes de ensino, na maioria das vezes, são despreparadas para receberem alunos com deficiência, os problemas vão desde a infraestrutura até a formação dos profissionais para atuarem na aprendizagem dessas crianças e adolescentes. As discussões descritas ao longo do texto evidenciaram que a política de inclusão necessita de melhorias. Este trabalho traz o resultado de várias etapas do desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem inclusivo – Jogo Didático - com abordagem da Tabela Periódica. O jogo incluiu a produção de 40 (quarenta) cartas de elementos químicos, 32 (trinta e duas) cartas contendo perguntas sobre a tabela periódica dos elementos, 01 (uma) carta legenda e a Tabela Periódica, todas a informações foram transcritas em braille. As regras propostas envolvem a formação de duas trincas de cartas, de grupos iguais ou diferentes da tabela periódica, condicionadas a respostas corretas às perguntas do banco de dados do jogo. A atividade lúdica foi aplicada com alunos do curso de licenciatura em química e um jovem deficiente visual, que certificaram a eficiência do objeto de aprendizagem produzido e propuseram melhorias valiosas ao produto final.
Abstract: The educational networks, most of the time, are unprepared to receive students with disabilities, the problems range from the infrastructure to the training of the Professionals to act in the learning of these children and adolescents. The discussions described throughout the text showed that the policy of inclusion needs improvement. This work brings the result of several stages of the development of an object of inclusive learning-didactic game-with approach of the periodic table. The game includes 40 (forty) Letters of chemical elements, all information was transcribed in Braille; 32 letters containing questions about the periodic table of the elements and leaves containing the transcription of the questions in Braille, 01 (one) letter subtitle and the periodic table also with the transcription. The proposed rules involve the formation of two broken cards, of equal or different groups of the periodic table, conditioned to correct answers to the questions of the game database. The playful activity was applied with students of the undergraduate degree in chemistry and a young visually impaired, who= certified the efficiency of the learning object produced and proposed valuable improvements to the final product.
Keywords: Educação inclusiva
Ensino de Química
Jogo didático
Braille
Ludicidade
Lúdico
Inclusive education
Chemistry teaching
Didactic game
Playfulness
Ludic
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24266
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALLANNY KELLY DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA. 2018.pdfAllanny Kelly de Sousa. TCC. Licenciatura em Química. 2018.10.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.