Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24266
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/6999583534456149pt_BR
dc.creator.LattesSOUSA, A. K.pt_BR
dc.contributor.advisor1WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/6374719958723421pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesWANDERLEY, Albaneide Fernandes.pt_BR
dc.contributor.referee1FERNANDES, Antônio.
dc.contributor.referee2SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.description.resumoAs redes de ensino, na maioria das vezes, são despreparadas para receberem alunos com deficiência, os problemas vão desde a infraestrutura até a formação dos profissionais para atuarem na aprendizagem dessas crianças e adolescentes. As discussões descritas ao longo do texto evidenciaram que a política de inclusão necessita de melhorias. Este trabalho traz o resultado de várias etapas do desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem inclusivo – Jogo Didático - com abordagem da Tabela Periódica. O jogo incluiu a produção de 40 (quarenta) cartas de elementos químicos, 32 (trinta e duas) cartas contendo perguntas sobre a tabela periódica dos elementos, 01 (uma) carta legenda e a Tabela Periódica, todas a informações foram transcritas em braille. As regras propostas envolvem a formação de duas trincas de cartas, de grupos iguais ou diferentes da tabela periódica, condicionadas a respostas corretas às perguntas do banco de dados do jogo. A atividade lúdica foi aplicada com alunos do curso de licenciatura em química e um jovem deficiente visual, que certificaram a eficiência do objeto de aprendizagem produzido e propuseram melhorias valiosas ao produto final.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleJogo didático - promovendo a inclusão no ensino de química através do lúdico.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.description.abstractThe educational networks, most of the time, are unprepared to receive students with disabilities, the problems range from the infrastructure to the training of the Professionals to act in the learning of these children and adolescents. The discussions described throughout the text showed that the policy of inclusion needs improvement. This work brings the result of several stages of the development of an object of inclusive learning-didactic game-with approach of the periodic table. The game includes 40 (forty) Letters of chemical elements, all information was transcribed in Braille; 32 letters containing questions about the periodic table of the elements and leaves containing the transcription of the questions in Braille, 01 (one) letter subtitle and the periodic table also with the transcription. The proposed rules involve the formation of two broken cards, of equal or different groups of the periodic table, conditioned to correct answers to the questions of the game database. The playful activity was applied with students of the undergraduate degree in chemistry and a young visually impaired, who= certified the efficiency of the learning object produced and proposed valuable improvements to the final product.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24266
dc.date.accessioned2022-04-01T18:45:39Z
dc.date.available2022-04-01
dc.date.available2022-04-01T18:45:39Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectBraillept_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectDidactic gamept_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Allanny Kelly de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDidactic game - promoting inclusion in chemistry teaching through play.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Allanny Kelly de Sousa. Jogo didático - promovendo a inclusão no ensino de química através do lúdico . 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALLANNY KELLY DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA. 2018.pdfAllanny Kelly de Sousa. TCC. Licenciatura em Química. 2018.10.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.