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Title: O porquê do Azul do Céu e Avermelhado do Pôr do Sol: um estudo de caso dos perfis conceituais dos estudantes universitários do sertão paraibano.
Other Titles: The reason for the Blue of the Sky and the Red of the Sunset: a case study of the conceptual profiles of university students in the hinterland of Paraíba.
???metadata.dc.creator???: LEITE, Everton Cândido.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ROCHA, Diego Marceli.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREGOLENTE , Douglas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, João Maria da Silva.
Keywords: Estudantes de física;Licenciatura em física;Perfil Conceitual;Coloração do Céu;Physics students;Degree in Physics;Conceptual Profile;Coloring of the Sky
Issue Date: 7-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEITE, Everton Cândido. O porquê do Azul do Céu e Avermelhado do Pôr do Sol: um estudo de caso dos perfis conceituais dos estudantes universitários do sertão paraibano. 2022. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo apresenta as análises dos diferentes perfis conceituais, a respeito da coloração do céu apresentados pelos estudantes, dos mais diferentes períodos, do curso de Licenciatura em Física do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, na cidade de Cajazeiras na Paraíba. A noção de Perfil Conceitual, proposta por Mortimer (1995), está inserida na perspectiva das discussões das concepções prévias dos estudantes e da ideia da Mudança Conceitual. Assim, os sujeitos podem desenvolver diferentes perfis conceituais para a atuação em diferentes contextos. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, adotouse a metodologia qualitativa para análise das zonas de Perfil Conceitual sobre a problemática exposta. A fim de conhecer mais sobre os diferentes Perfis Conceituais dos estudantes, optamos por fazer uso de um questionário online para o reconhecimento desses perfis. O questionário é composto por quatro questões abertas, e foi aplicado aos alunos do curso de Licenciatura em Física nas mais diferentes etapas do curso. A aplicação do referido questionário ocorreu de forma virtual, por meio da plataforma “Formulários Google”. O curso de Licenciatura em Física contemplava o total de 146 alunos matriculados, durante a pesquisa, recebemos 17 questionários respondidos, proporcionando dessa forma a análise decorrida das respostas e a formação das quatro (4) Zonas de Perfis Conceituais, em que das zonas que foram formuladas, contemplouse dez (10) categorias de análises, a saber: Noção Simplista; Ingenuidade Conceitual; Noção Susceptível de Evolução; Compreende a relação das cores do céu e a Dispersão da Luz; Análise Descritiva das Imagens; Relaciona as cores do céu à Refração da Luz; Conhecimentos relativos ao Fenômeno; Concepção coerente à Dispersão da Luz; Relação com a Dispersão da Luz; Compreensão condizente a Refração da Luz. Por meio de um estudo de caso, analisamos os diferentes perfis conceituais apresentados pelos futuros professores de Física, durante os diferentes períodos do curso de Licenciatura em Física, a respeito da coloração do céu. O estudo possibilitou a reflexão sobre os diferentes perfis construídos ao longo do curso de graduação.
Abstract: This study presents the analysis of the different conceptual profiles, regarding the coloration of the sky presented by students from different periods of the Physics Undergraduate course at the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande, in the city of Cajazeiras, Paraíba. The notion of Conceptual Profile, proposed by Mortimer (1995), is inserted in the perspective of discussions of students' prior conceptions and the idea of conceptual change. Thus, subjects can develop different conceptual profiles for acting in different contexts. For the development of this research, the qualitative methodology was adopted for the analysis of the Conceptual Profile zones on the exposed problematic. In order to know more about the different Conceptual Profiles of the students of a Physics Undergraduate course, throughout their academic trajectory, we chose to use an online questionnaire to recognize these profiles. The questionnaire is composed of four open questions, and was applied to the students of the Degree in Physics course in different stages of the course. This questionnaire was applied virtually, using the "Google Forms" platform. The Degree in Physics course had a total of 146 students enrolled at the time of the research. After the questionnaires were sent out, 17 questionnaires were answered, thus providing the analysis of the answers and the formation of four (4) Zones of Conceptual Profiles: Simplistic Notion; Conceptual Ingenuity; Notion Susceptible to Evolution; Understands the relationship of the colors of the sky and the Dispersion of Light; Descriptive Analysis of the Images; Relates the colors of the sky to the Refraction of Light; Knowledge concerning the Phenomenon; Conception consistent to the Dispersion of Light; Relationship to the Dispersion of Light; Understanding consistent to the Refraction of Light. By means of a case study, we analyzed the different conceptual profiles presented by future Physics teachers, during the different periods of the Physics Undergraduate course, regarding the coloration of the sky. The study allowed for reflection about the different profiles built throughout the undergraduate course.
Keywords: Estudantes de física
Licenciatura em física
Perfil Conceitual
Coloração do Céu
Physics students
Degree in Physics
Conceptual Profile
Coloring of the Sky
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24268
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

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