Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24270
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/5281486784614066pt_BR
dc.creator.LattesALVES, K. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1LACERDA, José Gorete Pedroza de.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/9020729411280913pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesLACERDA, J. G. P.;pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Katarinne Souza da.-
dc.contributor.referee2SILVA , Everton Vieira da.-
dc.description.resumoPolíticas de inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas têm sido acionadas por meio de ações colaborativas de todos os envolvidos no processo formativo e dos aspectos inerentes a este, a fim de propiciar o direito igualitário à educação. Nesse viés, constituem-se aspectos inerentes aos objetivos da educação inclusiva ações pedagógicas e metodológicas que reúnam elementos inclusivos e não exclusivos. No tocante à inclusão no ensino de Química para surdos e deficientes auditivos, buscou-se com este trabalho o desenvolvimento e aplicação de um recurso infográfico para a abordagem do conteúdo de Misturas numa turma de 8º ano do ensino fundamental, na sala de aula regular com inclusão de estudante com surdez. Desse modo, descrevendo a interação didática entre o conteúdo trabalhado e recurso utilizado resultando na possibilidade de aprendizagem. Para o alcance dos objetivos predeterminados apontasse a relevância da classificação do delineamento metodológico de natureza aplicada, descritiva com abordagem qualitativa dos resultados que inferem a funcionalidade do infográfico como recurso simplificador contribuindo para uma melhor compreensão do conhecimento químico de forma inclusiva na Educação Básica. Os resultados dessa aplicação evidenciam a viabilidade de recursos infográficos na produção de materiais didáticos, configurando práticas de ensino atrativas e dinâmicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleInfografia como recurso didático na inclusão de surdes e deficientes auditivos no ensino de química.pt_BR
dc.date.issued2018-12-19-
dc.description.abstractInclusion policies of students with specific educational needs have been triggered through collaborative actions of all those involved in the training process and its inherent aspects, in order to provide an equal right to education. In this sense, pedagogical and methodological actions that bring together inclusive and nonexclusive elements constitute the inherent aspects of the inclusive education objectives. Regarding the inclusion in the Chemistry teaching for the deaf and hearing impaired, the aim of this work was the development and application of an infographic resource to approach the content of Blends in an 8th grade elementary school class, in a regular classroom with a deaf student. In this way, it describes the didactic interaction between the content discussed and the resource used, resulting in the possibility of learning. To reach the predetermined objectives, we highlight the relevance of the methodological design, which is of an applied and descriptive nature, with a qualitative approach of the results that infer the functionality of the infographic as a simplifying resource and contributing to a better understanding of the chemical knowledge in an inclusive way in Basic Education. The results of this application point to the feasibility of infographic resources in the production of didactic materials, configuring attractive and dynamic teaching practices.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24270-
dc.date.accessioned2022-04-01T19:49:27Z-
dc.date.available2022-04-01-
dc.date.available2022-04-01T19:49:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Kágila Batista.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInfographics as a didactic resource in the inclusion of deaf and hearing impaired people in chemistry teaching.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Kágila Batista.Infografia como recurso didático na inclusão de surdos e deficientes auditivos no ensino de química . 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KÁGILA BATISTA ALVES. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA. 2018.pdfKágila Batista Alves. TCC. Licenciatura em Química. 2018.1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.