Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24286
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDABRANTES, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5840186778191012pt_BR
dc.contributor.advisor1WANDERLEY, Albaneide Fernandes.-
dc.contributor.advisor1IDWANDERLEY, Albaneide Fernandes.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374719958723421pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Everton Vieira da.-
dc.contributor.advisor-co1IDSILVA, E. V.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274801533745465pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA , Fernando Antônio Portela da.-
dc.description.resumoO uso de jogos lúdicos como metodologia alternativa no ensino de Química contribui para facilitar a compreensão dos conteúdos e minimizar as dificuldades encontradas pelos discentes, tendo em vista que na maioria das escolas, os professores utilizam apenas o método tradicional, que induz o aluno a decorar fórmulas e conceitos, dificultando o aprendizado e o interesse pela disciplina. Esse trabalho tem como objetivo a construção de um jogo didático adaptado a alunos cegos e de baixa visão como ferramenta didática para facilitar o entendimento das nomenclaturas de Hidrocarbonetos. A pesquisa dividiu-se em dois momentos, o primeiro através da realização de estudo bibliográfico e em seguida a construção e aplicação do jogo “IncluHidro” com 16 alunos do terceiro ano do ensino médio regular da cidade de Vieirópolis, e com 01 licenciado em Química deficiente visual (cego), logo após, os alunos do ensino médio foram submetidos a um questionário e o licenciado a uma entrevista semi – estruturada para avaliação do recurso. Contudo, nessa pesquisa foi possível observar a viabilidade e a importância da utilização de jogos lúdicos no ensino, não só para deficientes visuais, mas como também, para videntes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleProdução de um jogo didático inclusivo para o ensino de hidrocarbonetos.pt_BR
dc.date.issued2018-12-20-
dc.description.abstractThe use of play games as an alternative methodology in the teaching of Chemistry contributes to facilitate the understanding of the contents and to minimize the difficulties encountered by the students, considering that in most schools, teachers use only the traditional method, which induces the student to decorate formulas and concepts, hindering learning and interest in the discipline. This work aims at the construction of a didactic game adapted to blind and low vision students as a didactic tool to facilitate the understanding of Hydrocarbon nomenclatures. The research was divided in two moments, the first one by carrying out a bibliographic study and then the construction and application of the game "IncluHidro" with 16 students of the third year of regular high school in the city of Vieirópolis, and with a degree in Chemistry (blind), shortly after, the high school students were submitted to a questionnaire and the licensee to a semi structured interview to evaluate the resource. However, in this research it was possible to observe the viability and importance of the use of playful games in teaching, not only for the visually impaired, but also for seers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24286-
dc.date.accessioned2022-04-04T12:52:08Z-
dc.date.available2022-04-04-
dc.date.available2022-04-04T12:52:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectHidrocarbonetos - ensinopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectDeficiente visual - jogo adaptadopt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectDidactic gamespt_BR
dc.subjectHydrocarbons - teachingpt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectVisually impaired - adapted gamept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABRANTES, Mikaely Soares de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProduction of an inclusive didactic game for teaching hydrocarbons.pt_BR
dc.identifier.citationABRANTES, Mikaely Soares de. Produção de um jogo didático inclusivo para o ensino de hidrocarbonetos. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIKAELY SOARES DE ABRANTES. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA. 2018.pdfMikaely Soares de Abrantes. TCC. Licenciatura em Química. 2018.721.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.