Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2431
Title: | Suporte de ferramenta de software para o padrão pedagógico aula em mapa de conceitos. |
Other Titles: | Support of software tool for the pedagogical standard lesson in concept map. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA NETO, José Augusto de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | BRASILEIRO, Francisco Vilar. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | BARROS, Marcelo Alves de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | FERNEDA, Edilson. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | DOMÍNGUEZ, Arturo Hernandez. |
Keywords: | Mapa conceitual;Mapa de conceitos;Aula em mapa de conceitos;Recurso pedagógico - mapa conceitual;Padrões pedagógicos;Class Concept Map;Informática e educação;Software educativo |
Issue Date: | 25-Feb-2000 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA NETO, José Augusto de. Suporte de ferramenta de software para o padrão pedagógico aula em mapa de conceitos. 2000. 152f. (Mestrado em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2431 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Padrões Pedagógicos são descrições estruturadas para formatos de aula. Catalogados através de um projeto de colaboração entre professores da área de Orientação a Objetos, estes padrões tendem a demandar maior esforço por parte de professores e alunos no desempenho das atividades que determinam. Além disso, a preparação das atividades do padrão ocupa uma fatia considerável do tempo de aula disponível. Neste trabalho, experimentamos alguns dos padrões catalogados e selecionamos um deles para receber uma ferramenta de software que o auxiliasse. Class Concept Map (traduzido para Aula em Mapa de Conceitos) foi o padrão selecionado. Este padrão apresenta os mesmos problemas (maior esforço e consumo do tempo de aula) detectados nos demais padrões catalogados. Para suportar o Padrão Pedagógico Aula em Mapa de Conceitos, desenvolvemos a ferramenta Mapa Fácil. Em seguida, realizamos vários experimentos com o padrão sendo auxiliado pela ferramenta desenvolvida. Destes experimentos, levantamos resultados para avaliar a eficácia da ferramenta como solução dos problemas detectados no padrão Aula em Mapas de Conceito. |
Abstract: | Pedagogical Patterns (PP) are structured discriptions to organize a lecture. These patterns have been catalogued by a project based on collaboration among teachers from Object Orientation community. Pedagogical Patterns tend to demmand a greater effort from teachers and stundents when attendding the tasks estabilished by the pattern. In addition, the preparation for the PP activities consumes a notable slice of the available time to the class. In this work, we experimented some of catalogued patterns, and selected one of them to receive a software tool which supports his activities. Class Concept Map was the selected pattern. This pattern carries the same problems (greater efforts and time consuming) we found in the other catalogued PP. We developed Easy Map software tool to support Class Concept Map Pedagogical Pattern. After this, we performed several experiments with the pattern being supported by the software tool we developed. From these experiments, we extracted results to evaluate the tool as an efficient solution to the problems we had detected in the Class Concept Map pattern. |
Keywords: | Mapa conceitual Mapa de conceitos Aula em mapa de conceitos Recurso pedagógico - mapa conceitual Padrões pedagógicos Class Concept Map Informática e educação Software educativo |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciência da Computação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2431 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciência da Computação. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA NETO - DISSERTAÇÃO PPGCC 2000.pdf | José Augusto de Oliveira Neto - Dissertação PPGCC 2000. | 25.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.