Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24327
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.contributor.advisor1IDPIRES, Aparecida Carneiro.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5613969088897311pt_BR
dc.contributor.referee1CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.-
dc.contributor.referee2LIMA, Maria Janete de.-
dc.description.resumoA realização desta monografia tem como enfoque abordar um estudo sobre a ludicidade, que é uma estratégia pedagógica utilizada pelo professor em sala de aula. Assim, temos como objetivo relatar a problemática deste estudo e delimitamoscompreender como é trabalhado a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental Ide uma escola pública municipal, e assim, saber de que modo os profissionais desenvolvem a ludicidade no cotidiano escolar.Ainda buscaremos, a partir da literatura disponível, de autores na área educacional discutir as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Portanto, para melhor organização deste trabalho destacaremos também sobre algumas informações, sobre o histórico da ludicidade,um pouco sobre as tecnologias e, por fim, como é trabalhada a ludicidade no ensino fundamental I. Com relação à metodologia, o estudo será desenvolvido através de pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo no tocante ao uso da ludicidade bem como, suas contribuições para a aprendizagem da criança. Podemos mencionar que este trabalho foi de suma importância, através da pesquisa cientificadas reflexões e dados coletados, pudemos colher as informações necessárias para o estudo deste tema proposto. No entanto, constatamos teoricamente que todos os objetivos mencionados neste trabalho foram alcançados, concluímos que o ciclo da pesquisa não se fecha afinal toda pesquisa produz conhecimento e gera indagações e novas investigações podem ser feitas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleContribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2018-03-01-
dc.description.abstractThe purpose of this monograph is to approach a study about playfulness, which is a pedagogical strategy used by the teacher in the classroom. Thus, we aim to report the problem of this study and delimitate to understand how it is worked the playfulness in the process of teaching and learning in the 4th year of elementary school I of a municipal public school, and thus, to know how the professionals develop the playfulness in the everyday life. We will also seek, from the available literature, authors in the educational area to discuss the contributions of playfulness to the development and learning of the child. Therefore, in order to better organize this work, we will also highlight some information about the history of playfulness, a little about the technologies and, finally, how the playfulness in elementary education is worked I. With respect to the methodology, the study will be developed through field research and bibliographic research of a qualitative nature regarding the use of playfulness as well as their contributions to the child's learning. We can mention that this work was of great importance, through the scientific research of the reflections and data collected, we were able to gather the necessary information for the study of this proposed theme. However, we find theoretically that all the objectives mentioned in this work were reached, we conclude that the research cycle is not closed after all research produces knowledge and generates inquiries and further investigations can be made.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24327-
dc.date.accessioned2022-04-06T12:02:30Z-
dc.date.available2022-04-06-
dc.date.available2022-04-06T12:02:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectProfessor mediadorpt_BR
dc.subjectplayfulnesspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subjectMediator teacherpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE, Josefa Patrícia de Aquino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of playfulness in the learning of children in the 4th year of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationLEITE, Josefa Patrícia de Aquino. Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental. 2018. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA PATRÍCIA DE AQUINO LEITE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfJosefa Patrícia de Aquino Leite. Monografia Pedagogia. CFP 2018.1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.