Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24328
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1NOVIKOFF, Cristina.-
dc.contributor.advisor1IDNOVIKOFF, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7039307262566253pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.referee2PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.description.resumoO trabalho versou sobre a contação de histórias na Educação Infantil como objeto de estudo e seu lugar na formação docente. A temática emergiu da observação da autora no estágio supervisionado da Educação Infantil quando as professoras suprimiam essa importante atividade. A pergunta de partida foi sobre qual o entendimento de contação de histórias que a literatura educacional nos apresenta? O pressuposto foi de que a contação de histórias é um ótimo auxílio à prática pedagógica de alfabetização e letramento para professores, pois instiga a imaginação, a criatividade, desenvolve a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança. O objetivo foi identificar entendimentos de contação de história na literatura educacional e contribuir com uma proposta didático-pedagógica da contação de história para professores em formação e atuação na Educação Infantil. Nesse sentido, analisamos historicamente a formação de professores, as contribuições teóricas do ato de contar histórias como estratégia de ensino e aprendizagem e sua relação com o espaço escolar para a formação de um leitor encantado pela narrativa. Para o estudo de investigação adotamos a pesquisa qualitativa, com uso da revisão sistemática da literatura educacional e da descrição da observação da experiência no estágio supervisionado do Curso de pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras (20172018). A contribuição do estudo para professores em formação e atuação está na valoração da atividade de contação de história centrada na formação do leitor para a alfabetização/letramento na Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleContação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar.pt_BR
dc.date.issued2018-12-07-
dc.description.abstractThe work was about the storytelling in Early Childhood Education as object of study and its place in teacher training. The theme emerged from the author‘s observation in the supervised internship of Early Childhood Education when the teachers suppressed this important activity. The starting question was about the understanding of storytelling that the educational literature presents to us. The assumption was that storytelling is a great device to the pedagogical practice of literacy and literacy for teachers, because it instigates imagination, creativity, develops orality, encourages the delight for the reading and contributes to the formation of the child‘s personality. The objective was to identify understandings of storytelling in the educational literature and contribute with a didactic-pedagogical proposal of storytelling for teachers in training and acting in Early Childhood Education. In this sense, we analyze historically the formation of teachers, the theoretical contributions of the act of storytelling as a teaching and learning strategy and its relation to the school environment for the formation of a reader that is enchanted by the narrative. For the study of investigation, we adopted the qualitative research, using the systemic review of the educational literature and the description of the observationof the experience in the supervised internship of the Pedagogy Course of the Universidade Feral de Campina Grande, campus of Cajazeiras (20172018). The contribution of the study to teachers in training and acting is in the appreciation of the activity of storytelling centered on the formation of the reader for literacy/literacy in Early Childhood Education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24328-
dc.date.accessioned2022-04-06T12:27:29Z-
dc.date.available2022-04-06-
dc.date.available2022-04-06T12:27:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectSociointeracionismopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectStory tellingpt_BR
dc.subjectSociointeractionismpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Vanilda Filgueira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStorytelling in early childhood education: more than an act of narrating, it is enchanting and contagious.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Vanilda Filgueira. Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. 2018. 83f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANILDA FILGUEIRA GOMES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfVanilda Filgueira Gomes. Monografia Pedagogia. CFP 2018.1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.