Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24332
Title: Influência da utilização de aplicativos digitais utilizados no programa Residência Pedagógica no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino médio da escola ECI Orlando Venâncio dos Santos.
Other Titles: Influence of the use of digital applications used in the program Pedagogical Residency in the teaching and learning process of students high school students at ECI Orlando Venâncio dos Santos school.
Influencia del uso de aplicaciones digitales utilizadas en el programa La Residencia Pedagógica en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes estudiantes de secundaria de la escuela ECI Orlando Venâncio dos Santos.
???metadata.dc.creator???: LUZ, Jose Anderson Pereira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUCENA NETO, Marciano Henrique de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RAULINO, Anamélia de Medeiros Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, José Carlos Oliveira.
Keywords: Ensino de química;Tecnologias educacionais;Plataformas digitais;Aplicativos digitais - educação;Residência pedagógica - educação;Orlando Venâncio dos Santos - escola Cuité - PB;Chemistry teaching;Technologies educational;Digital platforms;Digital apps - education;Pedagogical residency - education;Orlando Venâncio dos Santos - Cuité School - PB;Enseñanza de la química;Plataformas digitales;Aplicaciones digitales - educación;Orlando Venâncio dos Santos - Escuela Cuité - PB
Issue Date: 16-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUZ, José Anderson Pereira da. Influência da utilização de aplicativos digitais utilizados no programa Residência Pedagógica no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino médio da escola ECI Orlando Venâncio dos Santos. 2022. 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Tendo em vista o cenário de pandemia que o mundo tem vivenciado, a educação foi um dos setores afetados pela enfermidade ocasionando a suspensão das aulas presenciais e substituição pelo Regime Especial de Ensino, que consistem na utilização de aulas remotas. O ensino remoto possibilitou a interação entre professores e alunos com o auxílio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) através da utilização de plataformas educacionais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo investigar a influência da utilização de aplicativos digitais utilizados pelos residentes do programa residência pedagógica do curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde - CES da Universidade Federal De Campina Grande –UFCG durante a regência de aulas na componente curricular de química da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos através de questionários online enviados aos alunos e residentes por intermédio do qual se comprovou, apesar das dificuldades empostas os aplicativos contribuíram positivamente para o processo de ensino e aprendizagem, sobretudo na opinião dos professores que tem em sua profissão o desafio de sempre inovar e se adaptar a novos cenários.
Abstract: Given the pandemic scenario that the world has been experiencing, education was one of the sectors affected by the disease causing the suspension of classroom classes and replacement by the Special Teaching Regime, which consists of the use of remote classes. Remote teaching has enabled the interaction between teachers and students with the help of Information and Communication Technologies (ICTs) through the use of educational platforms. In this context, the present work aimed to investigate the influence of the use of digital applications used by residents of the Pedagogical Residency Program of the Chemistry Degree Course of the Education and Health Center - CES of the Federal University of Campina Grande -UFCG during the teaching of chemistry classes at the Integral Citizen School Orlando Venâncio dos Santos through online questionnaires sent to students and residents, Despite the difficulties encountered, the applications contributed positively to the teaching and learning process, especially in the opinion of teachers who have in their profession the challenge of always innovating and adapting to new scenarios.
???metadata.dc.description.resumen???: Ante el escenario de pandemia que vive el mundo, la educación fue uno de los sectores afectados por la enfermedad provocando la suspensión de clases presenciales y sustitución por el Régimen Especial de Enseñanza, que consiste en la utilización de clases a distancia. La enseñanza remota permitió la interacción entre profesores y estudiantes con la ayuda de Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) mediante el uso de plataformas educativo. En este contexto, el presente trabajo tuvo como objetivo investigar la influencia del uso de aplicaciones digitales utilizadas por los residentes del programa de residencia curso pedagógico de la Licenciatura en Química del Centro de Educación y Salud - CES da Universidad Federal de Campina Grande –UFCG durante la regencia de clases en la componente curricular de química de la Escuela de Ciudadanía Orlando Venâncio dos Santos a través de cuestionarios en línea enviados a estudiantes y residentes a través de los cuales demostró que, a pesar de las dificultades planteadas, las aplicaciones contribuyeron positivamente a el proceso de enseñanza y aprendizaje, especialmente en la opinión de los docentes que tienen en su profesión el reto de siempre innovar y adaptarse a nuevos escenarios.
Keywords: Ensino de química
Tecnologias educacionais
Plataformas digitais
Aplicativos digitais - educação
Residência pedagógica - educação
Orlando Venâncio dos Santos - escola Cuité - PB
Chemistry teaching
Technologies educational
Digital platforms
Digital apps - education
Pedagogical residency - education
Orlando Venâncio dos Santos - Cuité School - PB
Enseñanza de la química
Plataformas digitales
Aplicaciones digitales - educación
Orlando Venâncio dos Santos - Escuela Cuité - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino - Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24332
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ANDERSON PEREIRA DA LUZ - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2022.pdfJosé Anderson Pereira da Luz - TCC Licenciatura em Química CES 20221.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.