Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24332
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLUZ, J. A. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1410040017802884pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA NETO, Marciano Henrique de.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA NETO, M. H.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809804711785369pt_BR
dc.contributor.referee1RAULINO, Anamélia de Medeiros Dantas.-
dc.contributor.referee1IDRAULINO, A. M. D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5858161812871081pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista o cenário de pandemia que o mundo tem vivenciado, a educação foi um dos setores afetados pela enfermidade ocasionando a suspensão das aulas presenciais e substituição pelo Regime Especial de Ensino, que consistem na utilização de aulas remotas. O ensino remoto possibilitou a interação entre professores e alunos com o auxílio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) através da utilização de plataformas educacionais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo investigar a influência da utilização de aplicativos digitais utilizados pelos residentes do programa residência pedagógica do curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde - CES da Universidade Federal De Campina Grande –UFCG durante a regência de aulas na componente curricular de química da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos através de questionários online enviados aos alunos e residentes por intermédio do qual se comprovou, apesar das dificuldades empostas os aplicativos contribuíram positivamente para o processo de ensino e aprendizagem, sobretudo na opinião dos professores que tem em sua profissão o desafio de sempre inovar e se adaptar a novos cenários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagem-
dc.titleInfluência da utilização de aplicativos digitais utilizados no programa Residência Pedagógica no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino médio da escola ECI Orlando Venâncio dos Santos.pt_BR
dc.date.issued2022-03-16-
dc.description.abstractGiven the pandemic scenario that the world has been experiencing, education was one of the sectors affected by the disease causing the suspension of classroom classes and replacement by the Special Teaching Regime, which consists of the use of remote classes. Remote teaching has enabled the interaction between teachers and students with the help of Information and Communication Technologies (ICTs) through the use of educational platforms. In this context, the present work aimed to investigate the influence of the use of digital applications used by residents of the Pedagogical Residency Program of the Chemistry Degree Course of the Education and Health Center - CES of the Federal University of Campina Grande -UFCG during the teaching of chemistry classes at the Integral Citizen School Orlando Venâncio dos Santos through online questionnaires sent to students and residents, Despite the difficulties encountered, the applications contributed positively to the teaching and learning process, especially in the opinion of teachers who have in their profession the challenge of always innovating and adapting to new scenarios.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24332-
dc.date.accessioned2022-04-07T14:11:01Z-
dc.date.available2022-04-07-
dc.date.available2022-04-07T14:11:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectPlataformas digitaispt_BR
dc.subjectAplicativos digitais - educaçãopt_BR
dc.subjectResidência pedagógica - educaçãopt_BR
dc.subjectOrlando Venâncio dos Santos - escola Cuité - PBpt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectTechnologies educationalpt_BR
dc.subjectDigital platformspt_BR
dc.subjectDigital apps - educationpt_BR
dc.subjectPedagogical residency - educationpt_BR
dc.subjectOrlando Venâncio dos Santos - Cuité School - PBpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la químicapt_BR
dc.subjectPlataformas digitalespt_BR
dc.subjectAplicaciones digitales - educaciónpt_BR
dc.subjectOrlando Venâncio dos Santos - Escuela Cuité - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLUZ, Jose Anderson Pereira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInfluence of the use of digital applications used in the program Pedagogical Residency in the teaching and learning process of students high school students at ECI Orlando Venâncio dos Santos school.pt_BR
dc.title.alternativeInfluencia del uso de aplicaciones digitales utilizadas en el programa La Residencia Pedagógica en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes estudiantes de secundaria de la escuela ECI Orlando Venâncio dos Santos.pt_BR
dc.identifier.citationLUZ, José Anderson Pereira da. Influência da utilização de aplicativos digitais utilizados no programa Residência Pedagógica no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino médio da escola ECI Orlando Venâncio dos Santos. 2022. 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
dc.description.resumenAnte el escenario de pandemia que vive el mundo, la educación fue uno de los sectores afectados por la enfermedad provocando la suspensión de clases presenciales y sustitución por el Régimen Especial de Enseñanza, que consiste en la utilización de clases a distancia. La enseñanza remota permitió la interacción entre profesores y estudiantes con la ayuda de Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) mediante el uso de plataformas educativo. En este contexto, el presente trabajo tuvo como objetivo investigar la influencia del uso de aplicaciones digitales utilizadas por los residentes del programa de residencia curso pedagógico de la Licenciatura en Química del Centro de Educación y Salud - CES da Universidad Federal de Campina Grande –UFCG durante la regencia de clases en la componente curricular de química de la Escuela de Ciudadanía Orlando Venâncio dos Santos a través de cuestionarios en línea enviados a estudiantes y residentes a través de los cuales demostró que, a pesar de las dificultades planteadas, las aplicaciones contribuyeron positivamente a el proceso de enseñanza y aprendizaje, especialmente en la opinión de los docentes que tienen en su profesión el reto de siempre innovar y adaptarse a nuevos escenarios.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ANDERSON PEREIRA DA LUZ - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2022.pdfJosé Anderson Pereira da Luz - TCC Licenciatura em Química CES 20221.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.