Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24366
Title: O Ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem.
Other Titles: The teaching of paleontology in education: challenges in the teaching-learning process.
La enseñanza de la paleontología en la educación: desafíos en el proceso de enseñanza-aprendizaje.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Jeferson Chesman Marques.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Marcus José Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
Keywords: Paleontologia;Fósseis;Paleontologia - ensino;Paleontologia - práticas pedagógicas;Evolução biológicas;Rochas sedimentares;Fósseis - preservação;Paleontology;Fossils;Paleontology - teaching;Paleontology - pedagogical practices;Biological evolution;Sedimentary rocks;Fossils - Preservation;Fósiles;Paleontología - enseñanza;Paleontología - prácticas pedagógicas;Evolución biológica;Fósiles - Preservación
Issue Date: 22-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Jeferson Chesman Marques. O ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem. 2022. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A Paleontologia refere-se ao estudo dos fósseis, vestígios de seres vivos que se mantiveram preservados, em sua maior parte nas rochas sedimentares. O ensino de Paleontologia nas escolas, no ensino básico é proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no entanto os conteúdos referentes a esse tipo de estudo continuam sendo pouco trabalhados em sala de aula, propiciando, um distanciamento entre o entendimento da evolução biológica e a sociedade. Posto isto, é necessário buscar métodos para levar os conhecimentos científicos aos alunos, gerando uma aproximação entre ambos. Em vista disso, o trabalho objetivou-se identificar e discutir os principais desafios e práticas metodológicas no ensino de Paleontologia na educação básica. O procedimento metodológico aplicado neste estudo foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. A Paleontologia torna-se de máxima relevância, uma vez que a partir dele é viável descrever e relatar a história da vida no planeta Terra, fundamentando-se nos inúmeros registros de acontecimentos geológicos e geográficos sucedidos em tempos anteriores, bem como nas transformações dos organismos no perpassar do tempo. Assim, os resultados obtidos neste estudo comprovaram que o uso de vários recursos metodológicos para se trabalhar temas sobre a Paleontologia torna a aula mais dinâmica e agradável, gerando o interesse dos discentes pelo tema, e proporcionando a concepção e o desenvolvimento do conhecimento do aluno. Deste modo, a aplicação de métodos alternativos no processo de ensino-aprendizagem de assuntos complexos como a Paleontologia mostraram-se fundamentais para possibilitar o contato entre o estudante e a Ciência, de modo prazeroso e prático.
Abstract: Paleontology refers to the study of fossils, which are traces of living beings that have remained preserved, mostly in sedimentary rocks. The teaching of Paleontology in schools, in basic education is proposed by the National Curricular Parameters (NCP), however the contents referring to this type of study continue to be little worked in the classroom, providing a gap between the understanding of biological evolution and the society. That said, it is necessary to seek to bring scientific knowledge to students, to generate an approximation between them. In view of this, the objective was to identify and challenge the main challenges and methodological practices in the teaching of paleontology in basic education. The methodological procedure applied in this study was the qualitative bibliographic research. Paleontology becomes of utmost relevance, since from it it is possible to describe and report the history of life on planet Earth, based on the numerous records of geological and geographical events that took place in previous times, as well as on the transformations of organisms. In the passage of time. Thus, the results obtained in this study proved that the use of various methodological resources to work on topics on Paleontology makes the class more dynamic and pleasant, generating students' interest in the topic, and providing the conception and development of student knowledge. In this way, the application of alternative methods in the teaching-learning process of complex subjects such as Paleontology proved to be fundamental to enable the contact between the student and Science, in a pleasant and practical way.
???metadata.dc.description.resumen???: La paleontología se refiere al estudio de los fósiles, rastros de seres vivos que preservado, principalmente en rocas sedimentarias. la enseñanza de Paleontología en las escuelas, en la educación básica es propuesta por los Parámetros Curriculares (PCN), sin embargo los contenidos referentes a este tipo de estudio continúan siendo poco trabajado en el aula, proporcionando una distancia entre el comprensión de la evolución biológica y la sociedad. Dicho esto, es necesario buscar métodos para acercar el conocimiento científico a los estudiantes, generando aproximación entre ambos. En vista de esto, el trabajo tuvo como objetivo identificar y discutir los principales retos y prácticas metodológicas en la enseñanza de la Paleontología en Educación básica. El procedimiento metodológico aplicado en este estudio fue la investigación literatura cualitativa. La paleontología se vuelve de suma importancia, ya que a partir de ella es posible describir y relatar la historia de la vida en el planeta Tierra, basado en innumerables registros de geología y áreas geográficas que tuvieron lugar en épocas anteriores, así como en las transformaciones de organismos a lo largo del tiempo. Así, los resultados obtenidos en este estudio demostró que el uso de diversos recursos metodológicos para trabajar temas sobre Paleontología hace que la clase sea más dinámica y amena, generando interés de los estudiantes por el tema, y ​​proporcionando la concepción y desarrollo de la conocimiento del estudiante. Así, la aplicación de métodos alternativos en el proceso proceso de enseñanza-aprendizaje de materias complejas como la Paleontología resultó ser fundamental para posibilitar el contacto entre el estudiante y la Ciencia, de manera que agradable y práctico.
Keywords: Paleontologia
Fósseis
Paleontologia - ensino
Paleontologia - práticas pedagógicas
Evolução biológicas
Rochas sedimentares
Fósseis - preservação
Paleontology
Fossils
Paleontology - teaching
Paleontology - pedagogical practices
Biological evolution
Sedimentary rocks
Fossils - Preservation
Fósiles
Paleontología - enseñanza
Paleontología - prácticas pedagógicas
Evolución biológica
Fósiles - Preservación
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24366
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEFERSON CHESMAN MARQUES BEZERRA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2022.pdfJeferson Chesman Marques Bezerra - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2022962.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.