Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24379
Title: A educação a partir dos discursos que circulam no contexto de pandemia pelo MEC e CNE.
Other Titles: Education from the discourses that circulate in the context of a pandemic by the MEC and CNE.
La educación desde los discursos que circulan en el contexto de una pandemia por el MEC y el CNE.
???metadata.dc.creator???: CARDOSO, Emilly Micaely de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Glageane da Silva.
Keywords: Coronavírus;Covid-19;Educação - pandemia;Educação brasileira - pandemia;Tecnologias educacionais;Metodologias de ensino;Brazilian education - pandemic;Brazilian education - pandemic;Educational technologies;Teaching methodologies;Educación brasileña - pandemia;Educación brasileña - pandemia;Tecnologías educativas;Metodologías de enseñanza
Issue Date: 28-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CARDOSO, Emilly Micaely de Oliveira. A educação a partir dos discursos que circulam no contexto de pandemia pelo MEC e CNE. 2022. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A pandemia do COVID-19, ficará marcada na vida de todos, ela causou grandes impactos na sociedade, sobretudo no quesito educacional, onde o Brasil foi um dos países mais afetados. Com o aumento da COVID-19, se fez necessário o isolamento social para o enfrentamento deste vírus. Diante disso, para dar continuidade a educação brasileira, o Conselho Nacional da Educação (CNE), sugeriu aos estados e municípios que fosse realizado um novo plano de ensino, com o intuito de minimizar a reposição presencial de dias letivos, assim buscando novos métodos para execução das atividades escolares. Desse modo, foi então autorizado pelo CNE que os sistemas de ensino computassem atividades não presenciais para o cumprimento da carga horária anual, o órgão destacou que as atividades fossem desenvolvidas por meios digitais, usando assim a educação a distância. Neste sentido, este trabalho tem como finalidade investigar os discursos sobre educação diante do contexto de pandemia da COVID-19 no âmbito do Ministério de Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para a construção deste estudo, foi feito um levantamento de dados na base da Scielo, para analisarmos como e com qual frequência o assunto vem sendo abordado pelos pesquisadores. Como resultado deste estudo, observamos que a educação precisa se reinventar, experimentando novas metodologias de ensino e práticas que envolvam as tecnologias digitais, buscando assim a criatividade de professores e alunos.
Abstract: The COVID-19 pandemic will be marked in everyone's lives, it caused great impacts in society, especially in terms of education, where Brazil was one of the most affected. With the increase of COVID-19, social isolation was necessary for the fighting this virus. Therefore, in order to continue Brazilian education, the National Education Council (CNE), suggested to states and municipalities that a new teaching plan was carried out, in order to minimize the face-to-face replacement of school days, thus seeking new methods for carrying out school activities. Thus, it was then authorized by the CNE that the education systems computed non-face-to-face activities to fulfill the annual workload, the agency highlighted activities were developed by digital means, thus using education to distance. In this sense, this work aims to investigate the discourses about education in the context of the COVID-19 pandemic within the scope of the Ministry of Education (MEC) and the National Education Council (CNE). For the construction of this study, a data collection was carried out on the Scielo database, to analyze how and how often the subject has been addressed by researchers. As a result of this study, we observed that education needs to reinvent itself, experimenting with new teaching methodologies and practices that involve digital technologies, thus seeking to the creativity of teachers and students.
???metadata.dc.description.resumen???: La pandemia del COVID-19 quedará marcada en la vida de todos, causó grandes impactos en la sociedad, especialmente en términos de educación, donde Brasil fue uno de los más afectado. Con el incremento del COVID-19 se hizo necesario el aislamiento social para la luchando contra este virus. Por lo tanto, para continuar la educación brasileña, la Consejo Nacional de Educación (CNE), sugirió a los estados y municipios que se llevó a cabo un nuevo plan docente, con el fin de minimizar la reposición presencial de jornadas escolares, buscando así nuevos métodos para la realización de las actividades escolares. Así, entonces fue autorizado por el CNE que los sistemas educativos computaran actividades no presenciales para cumplir con la carga de trabajo anual, destacó la agencia actividades se desarrollaron por medios digitales, utilizando así la educación para distancia. En este sentido, este trabajo tiene como objetivo investigar los discursos sobre educación en el contexto de la pandemia del COVID-19 en el ámbito del Ministerio de Educación (MEC) y el Consejo Nacional de Educación (CNE). Para la construcción de este estudio, se realizó una recolección de datos en la base de datos Scielo, para analizar cómo y con qué frecuencia el tema ha sido abordado por los investigadores. A consecuencia de este estudio, observamos que la educación necesita reinventarse, experimentando con nuevos metodologías y prácticas de enseñanza que involucran tecnologías digitales, buscando así la creatividad de profesores y alumnos.
Keywords: Coronavírus
Covid-19
Educação - pandemia
Educação brasileira - pandemia
Tecnologias educacionais
Metodologias de ensino
Brazilian education - pandemic
Brazilian education - pandemic
Educational technologies
Teaching methodologies
Educación brasileña - pandemia
Educación brasileña - pandemia
Tecnologías educativas
Metodologías de enseñanza
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24379
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMILLY MICAELY DE OLIVEIRA CARDOSO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2022.pdfEmilly Micaely de Oliveira Cardoso - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2022395.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.