Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24379
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARDOSO, E. M. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7531682513948860pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, Nayara Tatianna Santos dapt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNApt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, K. T.pt_BR
dc.contributor.referee1IDKiara Tatianny Santos da Costapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, Glageane da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2IDSouza, Glageane Da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.description.resumoA pandemia do COVID-19, ficará marcada na vida de todos, ela causou grandes impactos na sociedade, sobretudo no quesito educacional, onde o Brasil foi um dos países mais afetados. Com o aumento da COVID-19, se fez necessário o isolamento social para o enfrentamento deste vírus. Diante disso, para dar continuidade a educação brasileira, o Conselho Nacional da Educação (CNE), sugeriu aos estados e municípios que fosse realizado um novo plano de ensino, com o intuito de minimizar a reposição presencial de dias letivos, assim buscando novos métodos para execução das atividades escolares. Desse modo, foi então autorizado pelo CNE que os sistemas de ensino computassem atividades não presenciais para o cumprimento da carga horária anual, o órgão destacou que as atividades fossem desenvolvidas por meios digitais, usando assim a educação a distância. Neste sentido, este trabalho tem como finalidade investigar os discursos sobre educação diante do contexto de pandemia da COVID-19 no âmbito do Ministério de Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para a construção deste estudo, foi feito um levantamento de dados na base da Scielo, para analisarmos como e com qual frequência o assunto vem sendo abordado pelos pesquisadores. Como resultado deste estudo, observamos que a educação precisa se reinventar, experimentando novas metodologias de ensino e práticas que envolvam as tecnologias digitais, buscando assim a criatividade de professores e alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA educação a partir dos discursos que circulam no contexto de pandemia pelo MEC e CNE.pt_BR
dc.date.issued2022-03-28-
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic will be marked in everyone's lives, it caused great impacts in society, especially in terms of education, where Brazil was one of the most affected. With the increase of COVID-19, social isolation was necessary for the fighting this virus. Therefore, in order to continue Brazilian education, the National Education Council (CNE), suggested to states and municipalities that a new teaching plan was carried out, in order to minimize the face-to-face replacement of school days, thus seeking new methods for carrying out school activities. Thus, it was then authorized by the CNE that the education systems computed non-face-to-face activities to fulfill the annual workload, the agency highlighted activities were developed by digital means, thus using education to distance. In this sense, this work aims to investigate the discourses about education in the context of the COVID-19 pandemic within the scope of the Ministry of Education (MEC) and the National Education Council (CNE). For the construction of this study, a data collection was carried out on the Scielo database, to analyze how and how often the subject has been addressed by researchers. As a result of this study, we observed that education needs to reinvent itself, experimenting with new teaching methodologies and practices that involve digital technologies, thus seeking to the creativity of teachers and students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24379-
dc.date.accessioned2022-04-08T17:24:27Z-
dc.date.available2021-04-08-
dc.date.available2022-04-08T17:24:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCoronavíruspt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEducação - pandemiapt_BR
dc.subjectEducação brasileira - pandemiapt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectBrazilian education - pandemicpt_BR
dc.subjectBrazilian education - pandemicpt_BR
dc.subjectEducational technologiespt_BR
dc.subjectTeaching methodologiespt_BR
dc.subjectEducación brasileña - pandemiapt_BR
dc.subjectEducación brasileña - pandemiapt_BR
dc.subjectTecnologías educativaspt_BR
dc.subjectMetodologías de enseñanzapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARDOSO, Emilly Micaely de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducation from the discourses that circulate in the context of a pandemic by the MEC and CNE.pt_BR
dc.title.alternativeLa educación desde los discursos que circulan en el contexto de una pandemia por el MEC y el CNE.pt_BR
dc.identifier.citationCARDOSO, Emilly Micaely de Oliveira. A educação a partir dos discursos que circulam no contexto de pandemia pelo MEC e CNE. 2022. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
dc.description.resumenLa pandemia del COVID-19 quedará marcada en la vida de todos, causó grandes impactos en la sociedad, especialmente en términos de educación, donde Brasil fue uno de los más afectado. Con el incremento del COVID-19 se hizo necesario el aislamiento social para la luchando contra este virus. Por lo tanto, para continuar la educación brasileña, la Consejo Nacional de Educación (CNE), sugirió a los estados y municipios que se llevó a cabo un nuevo plan docente, con el fin de minimizar la reposición presencial de jornadas escolares, buscando así nuevos métodos para la realización de las actividades escolares. Así, entonces fue autorizado por el CNE que los sistemas educativos computaran actividades no presenciales para cumplir con la carga de trabajo anual, destacó la agencia actividades se desarrollaron por medios digitales, utilizando así la educación para distancia. En este sentido, este trabajo tiene como objetivo investigar los discursos sobre educación en el contexto de la pandemia del COVID-19 en el ámbito del Ministerio de Educación (MEC) y el Consejo Nacional de Educación (CNE). Para la construcción de este estudio, se realizó una recolección de datos en la base de datos Scielo, para analizar cómo y con qué frecuencia el tema ha sido abordado por los investigadores. A consecuencia de este estudio, observamos que la educación necesita reinventarse, experimentando con nuevos metodologías y prácticas de enseñanza que involucran tecnologías digitales, buscando así la creatividad de profesores y alumnos.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMILLY MICAELY DE OLIVEIRA CARDOSO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2022.pdfEmilly Micaely de Oliveira Cardoso - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2022395.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.