Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24394
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITO, P. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, A. B. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5953526094110213pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Allan Gustavo Freire da.-
dc.contributor.referee2SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.brito-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema de pesquisa os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de covid-19. O objetivo principal é compreender os desafios enfrentados pelos gestores/diretores da Creche Anita Garibaldi Mendonça Raphael, no Município de Sumé frente à pandemia do vírus da COVID-19. A metodologia do texto se insere na abordagem qualitativa, cuja coleta foi realizada por meio de questionário aplicado com a equipe administrativa da rede de ensino infantil. A partir da suspensão das aulas presencias em virtude do fator pandêmico tiveram como desafios inicias a reorganização das atividades administrativas e pedagógicas. Na perspectiva do ensino remoto foi necessário o uso de meios tecnológicos, capacitação dos professores, a adequação para esse novo meio tecnológico necessário para o funcionamento das atividades desenvolvidas. Foi necessário também a elaboração de materiais didáticos para serem entregues de forma física. Neste sentido, foi necessário um replanejamento pedagógico para alcançar a necessidade daqueles que se encontravam em situações sem acesso à internet e equipamentos tecnológicos. Evidencia-se os impactos na aprendizagem dos alunos, na perspectiva que muitos não têm acesso aos meios tecnológicos, problemas de devolutivas e acompanhamento das atividades propostas. Contudo, as alternativas encontradas em suas estratégias enquanto equipe gestora em parceira com a secretaria de educação do município buscaram mobilizar seus saberes e desenvolver a capacidade de aprender a aprender para a adaptação desse novo ambiente de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleOs desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19.pt_BR
dc.date.issued2022-03-24-
dc.description.abstractThis paper has as its research theme the administrative and pedagogical challenges faced by school managers of public schools facing the covid-19 pandemic. The main objective is to understand the challenges faced by managers/directors of the Creche Anita Garibaldi Mendonça Raphael, in the Municipality of Sumé facing the pandemic of the COVID-19 virus. The methodology of the text is part of the qualitative approach, whose collection was carried out through a questionnaire applied to the administrative staff of the early childhood education network, specifically in the Creche Anita Garibaldi Mendonça Raphael. The initial challenges faced by the daycare center were the suspension of classes due to the pandemic. In the perspective of remote teaching it was necessary to use technological means, to train the teachers, and to adapt to this new technological means necessary for the functioning of the activities developed. It was also necessary to prepare didactic materials to be delivered in physical form. In this sense, it was necessary a pedagogical redesign to meet the needs of those who were in situations without access to the internet and technological equipment. It is evident the impacts on student learning, in the perspective that many do not have access to technological means, problems of feedback and follow-up of the proposed activities. However, the alternatives found in their strategies as a management team in partnership with the secretary of education of the municipality sought to mobilize their knowledge and develop the ability to learn to learn for the adaptation of this new learning environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24394-
dc.date.accessioned2022-04-11T11:32:57Z-
dc.date.available2022-04-11-
dc.date.available2022-04-11T11:32:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão escolar e pandemiapt_BR
dc.subjectEscolas públicas - gestãopt_BR
dc.subjectGestão da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação básica e pandemiapt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educaçãopt_BR
dc.subjectAdministração escolarpt_BR
dc.subjectPandemia de COVID-19 e gestão da educaçãopt_BR
dc.subjectSchool management and pandemicpt_BR
dc.subjectPublic schools - managementpt_BR
dc.subjectEducation managementpt_BR
dc.subjectBasic education and pandemicpt_BR
dc.subjectEducation Guidelines and Bases Lawpt_BR
dc.subjectSchool administrationpt_BR
dc.subjectCOVID-19 Pandemic and education managementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Priscila da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe administrative and pedagogical challenges faced by school managers of public schools in the face of the COVID-19 pandemic.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Priscila d Silva. Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19. 2022. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24394pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRISCILA DA SILVA BRITO - TCC ARTIGO GESTÃO PÚBLICA CDSA 2022.pdfPriscila da Silva Brito -TCC Gestão Pública CDSA 2022.431.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.