Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24423
Title: Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz.
Other Titles: Repercussions of the Covid-19 pandemic on child development and actions of visitors to the Happy Child Program.
Repercusiones de la pandemia de Covid-19 en el desarrollo infantil y acciones de los visitantes del Programa Niño Feliz.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Layla Caroline Lino da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOGUEIRA, Matheus Figueiredo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: REICHERT, Altamira Pereira da Silva.
Keywords: Criança;Desenvolvimento infantil;Programa Criança Feliz;Teoria bioecológica - Bronfenbrenner;Desenvolvimento infantil - Covid- 19;Desenvolvimento infantil - pandemia;Desenvolvimento infantil - qualidade;Kid;Child development;Happy Child Program;Bioecological theory - Bronfenbrenner;Child development - Covid- 19;Child development - pandemic;Child development - quality;Niño;Desarrollo infantil;Programa Niño Feliz;Desarrollo infantil - Covid- 19;Desarrollo infantil - pandemia;Desarrollo infantil - calidad
Issue Date: 21-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Layla Caroline Lino da. Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. 2022. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O Programa Criança Feliz surgiu como uma importante ferramenta de caráter intersetorial, para promoção de um desenvolvimento adequado, integral e de qualidade, a partir de visitas domiciliares realizadas por visitadores. Por isso, objetivou-se, apreender as repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do PCF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória-descritiva, ancorada na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner. Participaram do estudo oito visitadoras do programa criança feliz, de uma cidade do curimataú paraibano. A coleta de dados foi realizada de janeiro a junho de 2021, a partir de um roteiro de entrevista, as quais foram gravadas. Para processamento dos dados foi utilizado o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, versão 0.7 alpha 2, e a análise textual ocorreu por meio da Classificação Hierárquica Descendente proposta pelo método de Reinert. Os resultados foram expressos em duas categorias: 1. Atuação das visitadoras do Programa Criança Feliz para a promoção do desenvolvimento infantil; 2. Dificuldades enfrentadas para a realização de ações de promoção do desenvolvimento infantil durante a pandemia da COVID-19. O estudo possibilitou compreender as repercussões da pandemia, como os sentimentos negativos, apego da criança às telas, como também, a quebra do vínculo com o profissional. Portanto, faz-se necessário a criação de estratégias que tornem o ambiente virtual efetivo, promover o protagonismo dos pais/cuidadores no desenvolvimento infantil, e assim possam vencer barreiras identificadas, bem como o desenvolvimento de um programa de educação continuada/permanente para esse público.
Abstract: The Happy Child Program emerged as an important character tool intersectoral, for the promotion of an adequate, integral and quality development, the from home visits carried out by visitors. Therefore, the objective was to learn the repercussions of the Covid-19 pandemic on child development and on the actions of PCF visitors. This is a qualitative, exploratory-descriptive research, anchored in Bronfenbrenner's Bioecological Theory of Human Development. Eight visitors from the Happy Child Program participated in the study, from a city in curimataú from Paraíba. Data collection was carried out from January to June 2021, from of an interview script, which were recorded. For data processing, using the software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et of Questionnaires, version 0.7 alpha 2, and the textual analysis took place through the Descending Hierarchical Classification proposed by Reinert's method. The results were expressed in two categories: 1. Performance of the visitors of the Child Program Happy for the promotion of child development; 2. Difficulties faced for the carrying out actions to promote child development during the pandemic of COVID-19. The study made it possible to understand the repercussions of the pandemic, such as the negative feelings, the child's attachment to screens, as well as the breaking of the bond with the professional. Therefore, it is necessary to create strategies that make the environment effective virtual environment, promote the role of parents/caregivers in the development children, and thus can overcome identified barriers, as well as the development of a continuing/permanent education program for this audience.
???metadata.dc.description.resumen???: El Programa Niño Feliz surgió como una importante herramienta de carácter intersectorial, para la promoción de un desarrollo adecuado, integral y de calidad, la de las visitas domiciliarias realizadas por los visitantes. Por lo tanto, el objetivo era aprender las repercusiones de la pandemia de Covid-19 en el desarrollo infantil y en las acciones de Visitantes de PCF. Se trata de una investigación cualitativa, exploratoria-descriptiva, anclado en la Teoría Bioecológica del Desarrollo Humano de Bronfenbrenner. Participaron del estudio ocho visitantes del Programa Niño Feliz, de una ciudad de curimataú de Paraíba. La recolección de datos se realizó de enero a junio de 2021, de de un guión de entrevista, las cuales fueron grabadas. Para el procesamiento de datos, utilizando el software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Cuestionarios, versión 0.7 alpha 2, y el análisis textual se realizó a través del Clasificación Jerárquica Descendente propuesta por el método de Reinert. Los resultados se expresaron en dos categorías: 1. Desempeño de los visitantes del Programa Niño Feliz por la promoción del desarrollo infantil; 2. Dificultades enfrentadas por el realizando acciones para promover el desarrollo infantil durante la pandemia de COVID-19. El estudio permitió comprender las repercusiones de la pandemia, como la sentimientos negativos, el apego del niño a las pantallas, así como la ruptura del vínculo con el profesional. Por lo tanto, es necesario crear estrategias que hagan que el entorno entorno virtual eficaz, promover el papel de los padres/cuidadores en el desarrollo niños, y así poder superar las barreras identificadas, así como el desarrollo de un programa de educación continua/permanente para esta audiencia.
Keywords: Criança
Desenvolvimento infantil
Programa Criança Feliz
Teoria bioecológica - Bronfenbrenner
Desenvolvimento infantil - Covid- 19
Desenvolvimento infantil - pandemia
Desenvolvimento infantil - qualidade
Kid
Child development
Happy Child Program
Bioecological theory - Bronfenbrenner
Child development - Covid- 19
Child development - pandemic
Child development - quality
Niño
Desarrollo infantil
Programa Niño Feliz
Desarrollo infantil - Covid- 19
Desarrollo infantil - pandemia
Desarrollo infantil - calidad
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24423
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAYLA CAROLINE LINO DA SILVA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2022.pdfLayla Caroline Lino da Silva - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2022551.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.